Problemas de sáude durante o PhD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Flor
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FEUP

Problemas de sáude durante o PhD

Post by Flor »

Boa tarde,
Tive um porblema de saúde durante uns meses os quais me impediram de efectuar trabalho do doutoramento. No entanto, nunca cheguei a avisar a FCT dessa situação e recebi a bolsa normalmente ( a última coisa que me passou pela cabeça era a bolsa).
Ultrapassado o problema regressei ao activo. Sucede que já devia ter pedido a renovação da bolsa há um mês e não o fiz (esquecimento), estou sem receber a bolsa faz 2 meses e a FCT nunca me questionou.
Será que se enviar um atestado médico explicando o sucedido será suficiente ou alguém me sabe informar como proceder nestas situações??
Aderi ao seguro social voluntário mas também nada indiquei aquando do meu problema de saúde e continuei a pagar as mensalidades.
Agradeço se alguém me puder elucidar.
Cumprimentos,
Flor
spca
cientista sempre presente

Re: Problemas de sáude durante o PhD

Post by spca »

Se fosse só o pedido de renovação em atraso, creio que seria fazê-lo o mais depressa possível e entregar à FCT.
No entanto, o teu caso é um bocado mais complicado do que isso, uma vez que não pediste a suspensão da bolsa enquanto estiveste doente.
Aconselho a que contactes o grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC, apoio@abic-online.org

Boa sorte.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

A FCT prevê a suspensão da contagem de tempo da bolsa por motivos de doença, mas nestes casos, suspende também o pagamento da bolsa (ao contrário do que acontece na parentalidade).
Assim, se enviares o atestado médico relativo a todo o período de doença e a FCT o aceitar, certamente te pedirá a restituição do dinheiro recebido relativo a esse período ou então, se renovares a bolsa, considerará que já te pagou um período equivalente ao que estiveste doente.
Por outro lado, podes enviar agora o pedido de renovação da bolsa, mesmo que atrasado e se for aceite, pagar-te-ão com retroactivos. Mas neste caso, consideram que estiveste sempre a trabalhar e por isso espera-se que o trabalho realizado seja condizente com isso (de acordo com o que declarar o orientador no parecer a elaborar para suportar o pedido de renovação).

Bom trabalho.
Tiago
Flor
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FEUP

Post by Flor »

Olá,
Tiago e "cientista", agradeço a vossa resposta.
Não me importo de devolver o dinheiro do período que estive doente. O que me importa realmente é resolver a situaçao.
Já enviei os documentos, incluindo o atestado médico conjuntamente com o parecer da orientadora na qual menciona a situação ocorrida.
Agora é aguardar pela resposta. Mais uma vez obrigada.
Flor
spca

Post by spca »

Em condições "normais", se tens o SSV em dia, creio que terias direito a subsídio de doença no período de baixa durante o qual a bolsa ficaria suspensa (pelo Indexante de Apoios Sociais, que deve rondar os 400 euros/mês, se descontas pelo nível mínimo que a FCT reembolsa, ou conforme o nível que estiveres a descontar). Não sei é se ainda vais a tempo de pedir isso. Talvez seja de te dirigires à Seg Social para esclarecer.

Boa sorte para tudo. E, se ainda não estiveres bem, boas melhoras.

Do Regulamento de Bolsas:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt
Artigo 32º
Segurança social
3. Todas as eventualidades de doença, assistência a menores doentes, assistência a deficientes, assistência a filhos e assistência à família, serão suportadas pela Segurança Social, tendo apenas lugar a suspensão da bolsa durante o período correspondente.
Post Reply