Fim da picada!..
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UNL-FCSH
Fim da picada!..
Para tornar uma longa históri, curta: "meti os papéis" para renovar a bolsa BPD para um segundo triénio em Fevereiro; a FCT deixou-me pendurado sem resposta até Maio, altura em que percebi que tinham perdido os doumentos; voltei a enviar tudo em Maio e Junho... entretanto o pagamento da bolsa foi suspenso em Abril... desde então tenho vivido de economias... elas acabaram... com 50 euros no banco, estou a duas semanas da miséria, literalmente. Já contactei a FCT diversas vezes, sempre sem resposta. De nada valeria deslocar-me à Loja do Cientista, ainda que pudesse pagar a deslocação. Cheguei ao fim da picada...
Não serei um sem-abrigo, e não irei engrossar os números dos ultra-qualificados que preenchem os McJobs deste país. Já não tenho energia para pensar que possa haver vida para além da fome e do despejo; mas tenho energia para fazer greve determinada ao sub-emprego. Ser-me-á fatal? Pois seja! Não andei a "queimar as pestanas" durante 20 anos para acabar a virar hamburguers, atrás de uma caixa registadora, ou num qualquer call centre. Jamais lá me verão! Se este mundo não me quer pelo que posso oferecer do meu melhor, então vou para outro mundo. Não deixo cá ninguém, e não levo ninguém comigo. Foi agradável, se breve, esta passagem. Agora, adeus. Os penhascos sobre o mar perto de onde moro oferecerão uma bela última imagem que poderei acariciar nos momentos derradeiros. Não só as auroras, mas também os ocasos são belos!
Não serei um sem-abrigo, e não irei engrossar os números dos ultra-qualificados que preenchem os McJobs deste país. Já não tenho energia para pensar que possa haver vida para além da fome e do despejo; mas tenho energia para fazer greve determinada ao sub-emprego. Ser-me-á fatal? Pois seja! Não andei a "queimar as pestanas" durante 20 anos para acabar a virar hamburguers, atrás de uma caixa registadora, ou num qualquer call centre. Jamais lá me verão! Se este mundo não me quer pelo que posso oferecer do meu melhor, então vou para outro mundo. Não deixo cá ninguém, e não levo ninguém comigo. Foi agradável, se breve, esta passagem. Agora, adeus. Os penhascos sobre o mar perto de onde moro oferecerão uma bela última imagem que poderei acariciar nos momentos derradeiros. Não só as auroras, mas também os ocasos são belos!
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: Universidade de Algures
Re: Fim da picada!..
Eh pa, desculpa lá, mas após uma mensagem tão fatalista, só te posso responder com o seguinte:ratodasczardas wrote:Para tornar uma longa históri, curta: "meti os papéis" para renovar a bolsa BPD para um segundo triénio em Fevereiro; a FCT deixou-me pendurado sem resposta até Maio, altura em que percebi que tinham perdido os doumentos; voltei a enviar tudo em Maio e Junho... entretanto o pagamento da bolsa foi suspenso em Abril... desde então tenho vivido de economias... elas acabaram... com 50 euros no banco, estou a duas semanas da miséria, literalmente. Já contactei a FCT diversas vezes, sempre sem resposta. De nada valeria deslocar-me à Loja do Cientista, ainda que pudesse pagar a deslocação. Cheguei ao fim da picada...
não queimaste as pestanas para ires trabalhar para um restaurante de fast-food ou um call center, mas andaste a queimá-las para te atirares dum penhasco?
Então porra, queimaste muito mais do que pestanas...
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Portugal
Bela mensagem.
O drama, o horror...
O drama, o horror...
-
- University/ Institute: Hospital Rovisco Pais
Qu'é isto, pá? Estás a passar-te ou quê?! Antes de fazeres isso manda-me uma mensagem que eu dou-te de comer, pá! És maluco? Vá, fico à espera. Equaciona a possibilidade de não morreres e ficares com uma palinha na traqueia para o resto da vida. Acredita que, a avaliar pelo sítio onde trabalho, isso deve ser bem pior que atender people num call center.ratodasczardas wrote:Para tornar uma longa históri, curta: "meti os papéis" para renovar a bolsa BPD para um segundo triénio em Fevereiro; a FCT deixou-me pendurado sem resposta até Maio, altura em que percebi que tinham perdido os doumentos; voltei a enviar tudo em Maio e Junho... entretanto o pagamento da bolsa foi suspenso em Abril... desde então tenho vivido de economias... elas acabaram... com 50 euros no banco, estou a duas semanas da miséria, literalmente. Já contactei a FCT diversas vezes, sempre sem resposta. De nada valeria deslocar-me à Loja do Cientista, ainda que pudesse pagar a deslocação. Cheguei ao fim da picada...
-
- recém-chegado
T - 10 dias, & counting...sininho wrote:Qu'é isto, pá? Estás a passar-te ou quê?! Antes de fazeres isso manda-me uma mensagem que eu dou-te de comer, pá! És maluco? Vá, fico à espera. Equaciona a possibilidade de não morreres e ficares com uma palinha na traqueia para o resto da vida. Acredita que, a avaliar pelo sítio onde trabalho, isso deve ser bem pior que atender people num call center.
-
Não inventes e anda para a frente! Va lá, se razoável!ratodasczardas wrote:T - 10 dias, & counting...sininho wrote:Qu'é isto, pá? Estás a passar-te ou quê?! Antes de fazeres isso manda-me uma mensagem que eu dou-te de comer, pá! És maluco? Vá, fico à espera. Equaciona a possibilidade de não morreres e ficares com uma palinha na traqueia para o resto da vida. Acredita que, a avaliar pelo sítio onde trabalho, isso deve ser bem pior que atender people num call center.
-
- recém-chegado
sininho wrote:Não inventes e anda para a frente! Va lá, se razoável!ratodasczardas wrote:T - 10 dias, & counting...sininho wrote:Qu'é isto, pá? Estás a passar-te ou quê?! Antes de fazeres isso manda-me uma mensagem que eu dou-te de comer, pá! És maluco? Vá, fico à espera. Equaciona a possibilidade de não morreres e ficares com uma palinha na traqueia para o resto da vida. Acredita que, a avaliar pelo sítio onde trabalho, isso deve ser bem pior que atender people num call center.
Olá. Estou a ser perfeitamente razoável. Se a bolsa não for paga no próximo dia 1 de Julho, não terei dinheiro nem para uma côdea de pão. As consequências imediatas são a fome e o despejo. Morreria de vergonha se tivesse de viver na rua, se tivese de aceitar caridade, ou se tivesse de aceitar um qualquer McJob para pôr um tecto sobre a cabeça e comida no prato. O sentimento de perda do esforço feito ao longo de tantos anos de estudo e investigação, o próprio sentimento de inutilidade social também seria insuportável. Tudo teria sido em vão, todo o esforço, toda a dedicação, por um capricho de um mercado laboral e da estratégia de investimento em ciência que desperdiça os mais bem qualificados do país.
Há já um mês que não saio de casa para tentar poupar. Felizmente posso fazer todo o meu trabalho em casa, e continuarei a trabalhar até ao último dia... Mas prolongar a vida para além deste mês e entrar na miséria vivo seria acrescentar sofrimento à morte. A fome mata em pouco mais de um mês, e a depressão talvez até mais depressa. É preferível partir enquanto a vida ainda é agradável.
Já ouviste falar de empresas que têm carteira de encomendas para vários anos, mas não têm dinheiro para pagar os salários do mês seguinte? Estou na mesma situação: tenho projecto e trabalho para vários anos, mas daqui a poucos dias estarei em situação de fome e miséria. A situação não podia ser mais clara; não estou a "inventar" nada!
E não penses que nada fiz para evitar esta situação. Meti os papéis em Fevereiro; foi a FCT que extraviou o processo inicialmente! Agora dizem-me que há fracas chances de renovação porque o processo entrou atrasado... Bom, os papéis lá entraram; agora está nas mãos do painel de avaliação. O sucesso da renovação pendente é a única hipótese de salvação, e quero realmente acreditar nela. Veremos...
Conheces a cena final do "Thelma & Louise"?. É isso mesmo. A única vida que aceito é uma em que façam sentido e sejam aproveitados os anos de estudo e esforço e trabalho que empenhei na área onde tenho provas dadas de competência. Estou disposto a aceitar sacrifícios materiais temporários (por exemplo, a precaridade da bolsa, em vez da segurança de um contrato laboral com direitos), mas há limites. Com os McJobs e a pobreza a aproximarem-se inexoravelmente, a única saída é exactamente como dizes, em frente, em direcção ao abismo!..
Em pouco mais de uma semana os peixes da zona entre a Ericeira e St Cruz vão ter a barriga farta. Olha, quando em Julho comeres algum peixe da nossa costa, pensa que pode ser um pedaço de mim.
T- 8 dias, & counting...
Last edited by ratodasczardas on Thu Jun 23, 2011 11:19 pm, edited 1 time in total.
-
- cientista assíduo
Só te posso mesmo chamar estúpido...
Tens vergonha? Mas porquê, andas a roubar? Mataste alguém? Andas metido na droga? Ah, espera, a FCT não te paga. Olha, espreita aqui: http://www.ionline.pt/conteudo/131158-i ... m-salarios
Não vês ninguém a falar em matar-se, e olha que conheço a pessoa que entrevistaram e referem na entrevista.
Pede dinheiro aos pais, aos amigos, à família... Ao banco, porra. E depois pagas, quando resolveres o teu problema ou quando, num acesso dessa lucidez que te falta, decidires e conseguires finalmente deixar a Ciência e a precariedade das bolsas.
Ter vergonha porque um bando de incompetentes te lixa a vida é das coisas mais estúpidas que já li... Tem é vergonha da m#!&" que dizes para aqui, ganha juízo, e ultrapassa mais este obstáculo.
Dizes isto acerca de trabalhares num Mac ou afins. Mas para te matares já não se aplica? És mesmo anormal, desculpa lá...Tudo teria sido em vão, todo o esforço, toda a dedicação, por um capricho de um mercado laboral e da estratégia de investimento em ciência que desperdiça os mais bem qualificados do país.
Tens vergonha? Mas porquê, andas a roubar? Mataste alguém? Andas metido na droga? Ah, espera, a FCT não te paga. Olha, espreita aqui: http://www.ionline.pt/conteudo/131158-i ... m-salarios
Não vês ninguém a falar em matar-se, e olha que conheço a pessoa que entrevistaram e referem na entrevista.
Pede dinheiro aos pais, aos amigos, à família... Ao banco, porra. E depois pagas, quando resolveres o teu problema ou quando, num acesso dessa lucidez que te falta, decidires e conseguires finalmente deixar a Ciência e a precariedade das bolsas.
Ter vergonha porque um bando de incompetentes te lixa a vida é das coisas mais estúpidas que já li... Tem é vergonha da m#!&" que dizes para aqui, ganha juízo, e ultrapassa mais este obstáculo.
Por acaso neste momento estou deitado na praia na Ericeira, se te viesses atirar agora seria testemunha privilegiada e podia relatar tudo aqui no forum. Mas patetas como tu nunca se matam realmente, só querem é atenção. Eu já trabalhei como empregado de balcão e não me fez mal nenhum, qual é o problema? Eras capaz de obter mais respeito do que a fazer de coitadinho num forum na net.
-
- University/ Institute: Univ. Coimbra
1 - Deduzo do texto inicial que o nosso amigo pediu a renovação da bolsa para o segundo triénio quando faltavam dois meses para terminar o primeiro triénio de uma BPD (meteu os papéis em Fevereiro e a bolsa foi suspensa em Abril. Ora, segundo o regulamento, o pedido de renovação para o segundo triénio deve ser pedido 6 (seis) meses antes do inicio de novo periodo...
2 - Ao fim de três anos a receber 1495 euros por mês o nosso amigo só poupou uma quantia pecuniária equivalente a três meses de despesas... eu sei que a vida é difícil, mas a pessoa tem de ser responsável e poupar mais algum, para não ficar depenado numa situação destas. Não pode gastar tudo o que recebe, mesmo que isso implique uma diminuição do nível de vida... é uma regra básica.
2 - Ao fim de três anos a receber 1495 euros por mês o nosso amigo só poupou uma quantia pecuniária equivalente a três meses de despesas... eu sei que a vida é difícil, mas a pessoa tem de ser responsável e poupar mais algum, para não ficar depenado numa situação destas. Não pode gastar tudo o que recebe, mesmo que isso implique uma diminuição do nível de vida... é uma regra básica.
Se tu gostas assim tanto de ti para não trabalhares em trabalhos mais "pequenos", quanto mais para te "atirares ao abismo". Que ridiculo.
Já fiz promoções em supermercados de comida de cães e gatos, morri por isso?
Estou parva com a tua falta de humildade!
Achas que essa é a solução? Criaste uma auto-imagem tua assim tão boa para não poderes pedir ajuda a pessoal?
Cresce! Faz-te à vida!
Já fiz promoções em supermercados de comida de cães e gatos, morri por isso?
Estou parva com a tua falta de humildade!
Achas que essa é a solução? Criaste uma auto-imagem tua assim tão boa para não poderes pedir ajuda a pessoal?
Cresce! Faz-te à vida!
Pessoal, acho que devemos pressupor que quem "postou" a mensagem inicial, no mínimo não está a passar por uma boa fase. E nesse caso, não me parece que "deitar abaixo" vá ajudar muito neste momento.
-
- cientista assíduo
Que não esteja a passar uma boa fase, compreendo perfeitamente, especialmente após a descrição da situação.
Agora, qualquer pessoa que, pelas razões aqui apresentadas, fale em suicídio, seja de forma séria ou, pior ainda, no gozo, não merece o meu respeito.
Já para não mencionar na falta de respeito dessa pessoa em relação a pessoas em situação igual ou pior e que não desistem de viver e de lutar por aquilo que merecem só porque lhes aparece um obstáculo.
Agora, qualquer pessoa que, pelas razões aqui apresentadas, fale em suicídio, seja de forma séria ou, pior ainda, no gozo, não merece o meu respeito.
Já para não mencionar na falta de respeito dessa pessoa em relação a pessoas em situação igual ou pior e que não desistem de viver e de lutar por aquilo que merecem só porque lhes aparece um obstáculo.
-
- recém-chegado
A maioria dos comentários aqui postados (excepto sininho e spca) só estão a agravar a situação... Cada um de nós forma juízos próprios e individuais sobre o sentido, dignidade e valor da sua própria existência. Não adbico dos meus; considero as opiniões dos outros, mas não me atenho por elas simplesmente por serem porventura consensuais ou maioritárias.spca wrote:Pessoal, acho que devemos pressupor que quem "postou" a mensagem inicial, no mínimo não está a passar por uma boa fase. E nesse caso, não me parece que "deitar abaixo" vá ajudar muito neste momento.
Neste momento a visão para diante está muito desfocada. Se não conseguir encontrar dignidade na vida futura da forma como se me apresenta, não esperem que deseje continuar a viver. E se essa vida é digna de viver ou não, só eu poderei julgar. Cada um é fruto do seu passado e da sua circunstância. Um dos grandes encantos da Humanidade reside em sermos todos tão diferentes e tão complexos.
T - 7 dias, & counting...
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UAL
com o devido respeito, mas isto começa a cheirar a chantagem emocional... este nao é propriamente o sítio para este tipo de temas e aconselho a buscares apoio urgente naqueles que sao importantes para ti: família, amigos, etc... Pensa neles, nas pessoas que gostam de ti. Essas pessoas vao sofrer muito! é duro que te digam isto num momento dificil, mas és egoísta.
Além do mais, nao faz sentido que a tua vida dependa da FCT... mais tarde ou mais cedo a bolsa ía acabar... Todos os investigadores, cientistas, artistas, arquitectos passam por coisas bem piores que perder uma bolsa. Se de verdade queres tens amor ao teu trabalho ergues a cabeça e enfrentas os obstáculos. Deixa de ser orgulhoso!!
Eu estou a tentar candidatar-me a uma bolsa da FCT (e olha que eu preciso mesmo dessa bolsa) e se nao conseguir nao vou desistir de seguir em frente. Estou disposta a fazer o meu projecto de investigaçao custe o que custar!! Nem que tenha que trabalhar num supermercado para pagar os meus estudos, pois sei que valerá a pena!!
Coragem e força!! Tem um bom fim-de-semana
Além do mais, nao faz sentido que a tua vida dependa da FCT... mais tarde ou mais cedo a bolsa ía acabar... Todos os investigadores, cientistas, artistas, arquitectos passam por coisas bem piores que perder uma bolsa. Se de verdade queres tens amor ao teu trabalho ergues a cabeça e enfrentas os obstáculos. Deixa de ser orgulhoso!!
Eu estou a tentar candidatar-me a uma bolsa da FCT (e olha que eu preciso mesmo dessa bolsa) e se nao conseguir nao vou desistir de seguir em frente. Estou disposta a fazer o meu projecto de investigaçao custe o que custar!! Nem que tenha que trabalhar num supermercado para pagar os meus estudos, pois sei que valerá a pena!!
Coragem e força!! Tem um bom fim-de-semana
-
Pensa melhor em tudo. Acredita que há sempre alguma coisa, por mais ínfima que seja, que acaba por alterar o rumo negativo aos percursos.ratodasczardas wrote:A maioria dos comentários aqui postados (excepto sininho e spca) só estão a agravar a situação... Cada um de nós forma juízos próprios e individuais sobre o sentido, dignidade e valor da sua própria existência. Não adbico dos meus; considero as opiniões dos outros, mas não me atenho por elas simplesmente por serem porventura consensuais ou maioritárias.spca wrote:Pessoal, acho que devemos pressupor que quem "postou" a mensagem inicial, no mínimo não está a passar por uma boa fase. E nesse caso, não me parece que "deitar abaixo" vá ajudar muito neste momento.
Neste momento a visão para diante está muito desfocada. Se não conseguir encontrar dignidade na vida futura da forma como se me apresenta, não esperem que deseje continuar a viver. E se essa vida é digna de viver ou não, só eu poderei julgar. Cada um é fruto do seu passado e da sua circunstância. Um dos grandes encantos da Humanidade reside em sermos todos tão diferentes e tão complexos.
T - 7 dias, & counting...
Não me faças andar uns meses sem consumir peixe da nossa costa, eu que adoro um bom peixinho grelhado

Vá lá, torço por ti. Por ti e por todos. Ninguém conhece o amanhã. E a depressão também mata. Mata e desfoca o pensamento... Força aí!
Deixo os números de algumas linhas de apoio:
- SOS Voz Amiga - Diariamente das 12-24h - 21 354 45 45; 91 280 26 69; 96 352 46 60 .
- Linha SOS-Estudante (Assoc Acad Coimbra) - Todos os dias (excepto férias escolares), das 20h à 1h pelos números 808 200 204 ou 969 554 545
- Telefone da Amizade - Todos os dias 16h-23h - 22 832 35 35, 808 22 33 53
jo@telefone-amizade.pt
Tenho também uma indicação a dar-te : vai ao Centro Regional de Segurança Social da tua área de residência, e expõe a tua situação. Existem mesmo subsídios pontuais para pessoas que estão na tua situação. Assim, vais recebendo esse subsídio até receber a renovação da bolsa. Diz que é urgente.
Existem também Instituições de solidariedade social, de nível privado, no nosso país (Santa Casa da Misericórdia, Paróquias, Banco Alimentar contra a fome, etc.).
As dificuldades devem ser um desafio, e devemos lutar.
A bolsa algum dia há-de acabar, se não for agora, acabará daqui a uns 3 anos (ou talvez mais cedo, com o novo Govermo). Não te tornes tão dependente da bolsa, tá ?
Boa sorte !
Existem também Instituições de solidariedade social, de nível privado, no nosso país (Santa Casa da Misericórdia, Paróquias, Banco Alimentar contra a fome, etc.).
As dificuldades devem ser um desafio, e devemos lutar.
A bolsa algum dia há-de acabar, se não for agora, acabará daqui a uns 3 anos (ou talvez mais cedo, com o novo Govermo). Não te tornes tão dependente da bolsa, tá ?
Boa sorte !
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UMINHO
Acredito que o colega esteja passando por situação muito complicada. Sei também que todos nós temos o livre-arbítrio para fazer o que quisermos de acordo com nossa consciência, formação e principalmente visão da importância de nossas vida. Como o colega colocou um prazo para para cometer um ato que, além de não resolver o seu atual problema, lhe arrastará por muitos e longos anos a um sofrimento desnecessário. Pois bem o que posso lhe dizer neste momento é pedir-lhe que antes de tomar qualquer atitude, leia um livro de título " memórias de um suicida" de Yvonne A. Pereira, que existe para download na web. Acho que ainda resta um tempo para que vc faça essa leitura. Depois disso, eu espero que essa idéia seja esquecida e apagada de sua cabeça.
Abs.
Abs.
-
- University/ Institute: Universidade do Minho
A vida é complicada. Period.
As pessoas q realmente ficaram na história foram corajosas e nunca desistiram. Tu provavelmente já tiveste um percurso de corajem e bravidade, mas é nos piores momentos q elas têm q ser mais flurescentes.
Acho q te sujeitares a trabalhar num qq McJob por aí é injusto e repudiante, mas toda a gente sabe que sabe bastante melhor ler uma história com injustiça lá pelo meio porque o final será sempre melhor. Se um McJob suportar a construção de uma ideia genial, q venha ele!
Se o que te motiva a investigar é o mesmo que a mim, então nunca te matarás mas darás a volta por cima.
Força.
As pessoas q realmente ficaram na história foram corajosas e nunca desistiram. Tu provavelmente já tiveste um percurso de corajem e bravidade, mas é nos piores momentos q elas têm q ser mais flurescentes.
Acho q te sujeitares a trabalhar num qq McJob por aí é injusto e repudiante, mas toda a gente sabe que sabe bastante melhor ler uma história com injustiça lá pelo meio porque o final será sempre melhor. Se um McJob suportar a construção de uma ideia genial, q venha ele!
Se o que te motiva a investigar é o mesmo que a mim, então nunca te matarás mas darás a volta por cima.
Força.