Olá,
Estive a ler o regulamento e não consegui tirar esta dúvida.
Eu estou a fazer um pos-doc como bolseira mas é inserido em projecto QREN e portanto não é a FCT que paga mas sim a instituição onde trabalho.
Esta bolsa acaba em setembro e por isso quero candidatar-me agora pela FCT dentro do mesmo projecto etc.
A minha dúvida é, devo ou não mencionar que já sou bolseira de pos-doc por 'outros meios' na minha candidatura?
Será que isso é possivel? Poderá prejudicar-me ou beneficiar-me porque eles vêm que eu até já estou a trabalhar naquilo e 'percebo' do assunto?
Obrigada e boa sorte a todos!
Candidatar-me a BPD da FCT com outra ainda a andar.
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: ISEL
Re: Candidatar-me a BPD da FCT com outra ainda a andar.
Se o concurso for como o do ano passado, parece-me que o teu caso é daqueles em que deves mencionar essa bolsa naquela parte da actividade profissional, se te perguntarem se tens actualmente alguma actividade profissional, e depois fazer prova de que essa bolsa acabou se receberes bolsa da FCT.
Beneficiar-te duvido, mas de facto nunca se sabe o entendimento do painel.
Prejudicar-te em teoria não prejudica.
Boa sorte
Boa sorte
-
- Sócios
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
paulasbrito wrote:Olá,
Estive a ler o regulamento e não consegui tirar esta dúvida.
Eu estou a fazer um pos-doc como bolseira mas é inserido em projecto QREN e portanto não é a FCT que paga mas sim a instituição onde trabalho.
Esta bolsa acaba em setembro e por isso quero candidatar-me agora pela FCT dentro do mesmo projecto etc.
A minha dúvida é, devo ou não mencionar que já sou bolseira de pos-doc por 'outros meios' na minha candidatura?
Será que isso é possivel? Poderá prejudicar-me ou beneficiar-me porque eles vêm que eu até já estou a trabalhar naquilo e 'percebo' do assunto?
Obrigada e boa sorte a todos!
Olá "paulasbrito" e "spca",spca wrote:Se o concurso for como o do ano passado, parece-me que o teu caso é daqueles em que deves mencionar essa bolsa naquela parte da actividade profissional, se te perguntarem se tens actualmente alguma actividade profissional, e depois fazer prova de que essa bolsa acabou se receberes bolsa da FCT.
Boa sorte
A parte do formulário (secção 8.) que pergunta sobre a actividade profissional refere-se a acumulações de bolsa com outras actividades.
Quando na secção 8 (Actividade Profissional) se pergunta:
"Tenciona manter alguma actividade profissional durante o período da bolsa?"
Parece-me que a resposta da "paulasbrito" a esta pergunta deve ser "Não", pois a colega efectivamente não pretende (nem poderia!) acumular as duas bolsas de pós-doc.
Para além do facto de que a FCT não permitiria que se acumulassem duas BPD, a bolsa de pós-doc actual da "paulasbrito" acaba antes que uma nova BPD individual da FCT pudesse começar - a sua bolsa actual acaba em Setembro, e uma nova BPD nunca poderia começar antes de Outubro de 2011.
Existe uma secção (7.) no formulário de candidatura a bolsa para a referência de "bolsas anteriores", mas o preenchimento desta secção é facultativo.
Pessoalmente, penso que se devem referir as bolsas anteriores - Eu sempre o fiz e nunca senti que fosse prejudicada por isso. Mas cada candidato deve decidir sobre o seu caso.
Penso que a "paulasbrito" deve referir o seu actual pós-doc na secção do CV (formulário FCT-SIG ou DeGóis) relativa a actividades profissionais (anteriores e actual), indicando a data de conclusão do seu pós-doc actual (Set. 2011).
No formulário do CV não existe espaço para se explicar o que se fez ou faz em cada actividade profissional anterior. Por isso, a "paulasbrito" não tem espaço para explicar o que está a fazer agora.
Se a colega está a trabalhar num projecto financiado e na sua candidatura a BPD pretende apresentar um plano de trabalhos relativo ou integrado ao projecto onde trabalha actualmente, isto não é uma desvantagem, é uma vantagem! - É que isto significa que já existe dinheiro para se fazer, ou para se avançar bastante, o trabalho que irá propor na sua candidatura. As BPD não incluem propinas/bench fees, logo a existência prévia de financiamento é um factor positivo numa candidatura a BPD que é valorizado na avaliação, por garantir que o trabalho pode ser efectivamente realizado. Quando não existe financiamento prévio para o trabalho de uma BPD, deve explicar-se aonde é que se irá buscar o dinheiro necessário.
Assim, se for o caso, a colega deve referir que o seu plano de trabalhos para BPD está integrado/associado ao projecto Ref. XXX financiado pela Agência X (FCT, EU ou outra). Mas, a colega deve ter o cuidado de apresentar na sua candidatura um plano de trabalhos individual com objectivos claros e realistas - Não pode ser o plano do projecto actual que, naturalmente, envolve várias/muitas tarefas e investigadores, e não é um plano de trabalhos para uma única pessoa.
Boa sorte,
Susana
--------------
Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: ISEL
Susana,
Obrigada pela explicação e conselho!
De facto, vou por o "Não" na caixinha de "pretende ...."
O resto, estou ainda a pensar como devo escrever o projecto individual de maneira a que possa ser valorizado pelos motivos que disseste. Posso, inclusive, mencionar alguns resultados prévios que comprovem o futuro bom sucesso da investigação a que me proponho.
Obrigada!
Obrigada pela explicação e conselho!
De facto, vou por o "Não" na caixinha de "pretende ...."
O resto, estou ainda a pensar como devo escrever o projecto individual de maneira a que possa ser valorizado pelos motivos que disseste. Posso, inclusive, mencionar alguns resultados prévios que comprovem o futuro bom sucesso da investigação a que me proponho.
Obrigada!