Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
sininho
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado set 02, 2006 11:26 pm
University/ Institute: Hospital Rovisco Pais

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por sininho »

mariah.madeira Escreveu:Olá a todos

Sou nova nestas andanças e tenho uma duvida....com todos os cortes (especialmente orçamentais) que a FCT está a realizar, será prejudicial candidatar-me a uma bolsa mista (em Portugal e noutro Pais)?
Parece que este ano as coisas estão (mais) complicadas para as bolsas mistas, mas o regulamento é bem explicito em relação ao que a FCT pensa disso. Aconselho-te a relê-lo com atenção e, então, ponderares se deverás arriscar na bolsa mista, sob pena de não a veres aprovada. No entanto, como sabes, tudo depende do teu mérito como candidato, do programa que pretendes desenvolver e das instituições em causa...

boa sorte!

mariana0
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 23, 2011 1:57 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por mariana0 »

Eu não entendo muito disto e tenho uma dúvida em relação a uma das alterações do guião que foi mencionada num dos primeiros posts, e passo a citar:

"A apresentação de um plano de trabalhos é requisito obrigatório da candidatura, pelo que a sua inexistência deve ser classificada com 1, sendo que a frequência da parte lectiva de um programa doutoral não é considerado como plano de trabalhos."

No doutoramento a que pretendo concorrer (asssim como na maioria dos outros, suponho) é suposto ter cadeiras no primeiro ano e durante esse mesmo ano ter contacto com a investigação feita no departamento que suporta o programa doutoral e após esse ano escolher tema de tese e orientador. Assim sendo, não me é possível elaborar um plano de trabalhos que vá além da frequência da parte lectiva.

Existe alguém que tenha o mesmo problema? Como pensam resolver? O que se faz numa situação destas?

Não acho justo ter classificação mínima num ponto que não está minimamente ao meu alcance controlar...

Agradeço desde já as sugestões!

loliveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jan 13, 2009 10:31 pm
University/ Institute: LNEC

Mensagem por loliveira »

Não tou a perceber esta alteração:
"Não se podem candidatar a bolsas de formação avançada em território nacional os docentes do ensino superior universitário ou politécnico e investigadores que exerçam as suas funções em regime de dedicação exclusiva e/ou de tempo integral nos termos dos respectivos estatutos de carreira, excepto quanto comprovem junto da FCT o deferimento de licença sem vencimento ou de equiparação a bolseiro sem remuneração. "

Por exemplo, eu agora estou como bolseiro de projecto FCT.
Segundo este novo artigo não me posso candidatar à bolsa de Doutoramento mesmo que, se ganhar a BD, anulava a bolsa de projecto e ficava só com a bolsa de doutoramento??

Mais uma vez nao me encaixo nas tabelas de avaliação de CV da FCT...
Eles não prevêm pessoas que tenham tido menos de 14 na licenciatura mas mais do que 14 no mestrado... Enfim...

Catarina Grilo
Sócios
Sócios
Registado: sexta jun 17, 2005 6:01 pm
University/ Institute: Dalhousie University
Contacto:

Mensagem por Catarina Grilo »

loliveira,

imagino que a tua confusao seja relacionada com a parte em que se fala dos "investigadores que exerçam as suas funções em regime de dedicação exclusiva e/ou de tempo integral nos termos dos respectivos estatutos de carreira". ora ter uma bolsa de projeto da FCT como tu tens nao corresponde a essa situacao, pelo que nao tens que te preocupar.
Um bolseiro de projeto nao esta' no quadro de nenhuma instituicao nem ha' um estatuto da carreira de bolseiro (o estatuto do bolseiro é uma coisa bem diferente).

Boa sorte
Catarina
Catarina Grilo

Sara Amaral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 25, 2011 3:23 pm
University/ Institute: Biocant

Mensagem por Sara Amaral »

Boa Tarde,

Estou a pensar candidatar-me a uma bolsa de doutoramento da FCT na área de Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia (PACT). Consultei a tabela de resultados relativos a 2010 disponível no forum e não consigo obter informação relativamente à linha de corte e ao número de bolsas atribuidas neste painel de avaliação no ano passado! Se alguém tiver alguma informação em relação a este assunto, fico bastante agradecida :)

Obrigada!

apuralingua
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mai 25, 2011 4:04 pm
University/ Institute: Santiago de Compostela

Mensagem por apuralingua »

Boa tarde,
Também estou com dúvidas em relação à bolsa mista mas, na verdade, não consigo encontrar informação explícita sobre a posição da FCT , nem no regulamento (nem sequer fala em bolsas mistas), nem noutros lugares do site.
Obrigada a todos,
Marta
sininho Escreveu:
mariah.madeira Escreveu:Olá a todos

Sou nova nestas andanças e tenho uma duvida....com todos os cortes (especialmente orçamentais) que a FCT está a realizar, será prejudicial candidatar-me a uma bolsa mista (em Portugal e noutro Pais)?
Parece que este ano as coisas estão (mais) complicadas para as bolsas mistas, mas o regulamento é bem explicito em relação ao que a FCT pensa disso. Aconselho-te a relê-lo com atenção e, então, ponderares se deverás arriscar na bolsa mista, sob pena de não a veres aprovada. No entanto, como sabes, tudo depende do teu mérito como candidato, do programa que pretendes desenvolver e das instituições em causa...

boa sorte!
Boa tarde

Catarina Grilo
Sócios
Sócios
Contacto:

Ola'

Se tem duvidas concretas que nao encontram resposta em lugar nenhum do Forum (ATENCAO: verifiquem primeiro que nao foi ja respondida no Forum!!!), liguem para a FCT. Podem ter alguma dificuldade em conseguir a ligacao (isto é, deve estar impedido), mas se tentarem varias vezes de seguida eventualmente conseguem resposta.

Eu pelo menos hoje de manha consegui rapidamente resposta a uma questao que tinha (se um investigador com contrato Ciencia 2008 pode ser meu orientador de pos-doc).

E é melhor conseguirem resposta ja', do que tentarem ligar dois ou tres dias antes do prazo, quando esta' tudo mais que stressado e a ligar para la'... ;-)

Catarina
Catarina Grilo

mariasg
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 05, 2011 10:39 am
University/ Institute: Porto

Mensagem por mariasg »

"Não se podem candidatar a bolsas de formação avançada em território nacional os docentes do ensino superior universitário ou politécnico e investigadores que exerçam as suas funções em regime de dedicação exclusiva e/ou de tempo integral nos termos dos respectivos estatutos de carreira, excepto quanto comprovem junto da FCT o deferimento de licença sem vencimento ou de equiparação a bolseiro sem remuneração. "

Boa noite, tenho uma duvida muito importante, que já tentei ver resolvida neste forum e não consegui. Além disso, já liguei para a FCT e fiquei confusa. Disseram-me que era impossivel este ano acumular funçoes de docencia com bolsa FCT. Eu disse que no máximo iria exercer 6 horas semanais, sendo que a cadeira é da área do doutoramento que me vou candidatar. Quando falei da norma acima, não me souberam responder.
Se olharmos para a norma que coloquei acima, do regulamento, verifica-se que falam em "dedicaçao excluisva e/ou tempo integral". Ora, o meu contrato nem é a tempo integral (nem metade disso) e, além disso, apenas dedico à docencia 6 horas semanias (contando com horas de preparaçao da aula, senao seria apenas 2 horas!).
Não vou poder acumular, se tiver bolsa??
Obrigada, cumprimentos

JoanaF
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 14, 2011 6:03 pm

Mensagem por JoanaF »

Olá!

Já procurei no site da fct e não encontro informação referente às bolsas mistas.
Alguém me pode dizer se para nos candidatarmos a bolsa mista basta referir no plano que será feito trabalho em colaboração com pessoa x na instituição x ou se é mesmo necessário indicar no formulário de candidatura uma instituição e co-orientador de acolhimento? (talvez alguém que já tenha feito o registo este ano e saiba se há lá uma secção específica para isto)

É que não sei ainda se poderei/terei oportunidade de ir para fora mas preferia ter bolsa mista para ter hipótese de receber os tais subsidios de viagem e alojamento que não poderei receber se tiver bolsa nacional.

Obrigada!

demichelis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 24, 2011 1:23 am
University/ Institute: ITPT

Mensagem por demichelis »

Boa Tarde.

Para a candidatura BD aparece o campo "Programa de trabalhos a desenvolver (só por submissão electrónica);"

Alguém sabe o número limite de palavras?

Obrigado.

Cumprimentos.

Pess
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 09, 2011 4:02 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por Pess »

Olá!

Sou bolseiro e vou concorrer pela segunda vez à bolsa de doutoramento da FCT. Tal como no ano passado (e pelo menos há 2 anos atrás também), os critérios de classificação na «Base de referência para a classificação do mérito de cada candidato» os que podem ser encontrados em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... /guiao2011. A partir desta tabela é possível observar que alunos que tenham uma graduação dividida em licenciatura e mestrado são avaliados segundo dois parâmetros, a nota da licenciatura e a do mestrado, sendo que a nota de licenciatura prevalece sobre a de mestrado. No mestrado integrado, apesar de existirem os dois ciclos, a nota final é uma média ponderada destes. É claro afirmar que existe uma notável preferência por graduações cujo mestrado é integrado (o que vai contra o espírito de Bolonha e, mais primário, a justiça do próprio concurso). Isto acontece pois, em ambos os casos, existem estudos no decorrer de cinco anos, mas para os alunos de licenciatura e mestrado não integrado existem dois patamares de classificação/avaliação. Por exemplo, pode acontecer o caso em que alunos com exactamente as mesmas notas obtenham classificações diferentes dependendo se o seu curso e a sua universidade escolheu mestrado integrado ou não.

Gostava de saber a opinião das pessoas do fórum, se se encontram nesta situação e/ou se mostram de alguma forma interessados em tomar alguma atitude contra este tipo de critérios duvidosos. Também gostava saber se a ABIC já tinha dado conta desta infeliz e qual a sua posição perante este problema.

Obrigado a todos
Pedro Silva

moniz.egas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jun 10, 2011 6:38 pm
University/ Institute: Estocolmo

Mensagem por moniz.egas »

Olá a todos,

Não sei se este será o local mais apropriado para colocar esta questão, mas já tentei telefonar para a FCT e só me atende uma mensagem gravada...

Gostaria de saber se é possível não renovar um contrato para bolsa de doutoramento da FCT no estrangeiro sem que isso tenha alguma consequência para nós (como por exemplo, ser obrigado a devolver todos os pagamentos já efectuados pela FCT). Se sim, sabem-me dizer quais seriam os procedimentos legais a seguir?
É que o eu não estou bem com o meu orientador (estou com ele há um quase um ano e pura e simplesmente não há orientação) e parece-me que é complicado mudar de orientador quando se está a receber uma bolsa de doutoramento da FCT, pelo que penso que o melhor para mim será deixar a bolsa da FCT e candidatar-me a uma bolsa oferecida por um grupo de investigação.

Obrigado e cumprimentos.

EduardaPereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jun 11, 2011 11:27 pm
University/ Institute: UMinho

Mensagem por EduardaPereira »

Olá,

Vou candidatar-me a BD este ano e pretendo fazer parte do trabalho no estrangeiro (4-6meses nos 4 anos). Para que a FCT comparticipe as despesas de deslocação etc.. tenho que candidatar-me a uma bolsa mista? Porque eu não quero ter co-orientador, apenas tenho que realizar algumas experiências noutro laboratório. Portanto, é possível candidatar-me a bolsa simples e poder beneficiar de apoios nas idas ao estrangeiro?

Obrigada!

Eduarda

JoanaF
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 14, 2011 6:03 pm

Mensagem por JoanaF »

EduardaPereira Escreveu:Olá,

Vou candidatar-me a BD este ano e pretendo fazer parte do trabalho no estrangeiro (4-6meses nos 4 anos). Para que a FCT comparticipe as despesas de deslocação etc.. tenho que candidatar-me a uma bolsa mista? Porque eu não quero ter co-orientador, apenas tenho que realizar algumas experiências noutro laboratório. Portanto, é possível candidatar-me a bolsa simples e poder beneficiar de apoios nas idas ao estrangeiro?

Obrigada!

Eduarda
Porque tinha exactamente a mesma dúvida que tu acabei de enviar mail para a FCT com a mesma questão. Mas sim, pelo que li aqui no site, tens que te candidatar a bolsa mista para teres direito ao apoio à deslocação/alojamento. Por isso perguntei se tinhamos mesmo que indicar um orientador/instituição estrangeiro e se havia tempo minímo obrigatório a passar lá fora. Espero que sejam mais rápidos a responder por mail que por telefone :P

angeline1979
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 27, 2006 8:40 pm

Mensagem por angeline1979 »

Eu não tenho a certeza mas penso que a bolsa (sem ser mista) contepla 3 meses de deslocação ao estrangeiro por ano.
Eu sei que se a bolsa for mista tens de estar pelo menos 6 meses fora por ano.

Mas é melhor confirmares o que estou a dizer, pois sei isto através do "disse-que-te-disse"

Catarina Grilo
Sócios
Sócios
Contacto:

Aviso a quem se candidata a bolsas mistas: tenham em atencao que o periodo que passam fora da vossa universidade em Portugal no ambito de bolsa mista, nao conta para o valor de propinas que a FCT paga à vossa faculdade portuguesa (a FCT paga propinas 'as faculdades onde passas o ano, na proporcao do tempo que la estas). Eu tive a desagradavel surpresa de ter que pagar dois anos de propinas à FCUL por ter passado esses dois anos completos no Canada no ambito da minha bolsa mista, e sem que a FCUL tenha tido um encargo com a minha formacao. Ressalvo que nao sei se isto se passa com outras faculdades no pais, mas pelo menos ficam avisados de que na FCUL é esta a pratica.
Catarina Grilo

noemispagnoletti
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 13, 2011 2:53 pm
University/ Institute: ISTC-CNR, Rome

Mensagem por noemispagnoletti »

Olá,
sou nova do Fórum, e antes de fazer pergunta procurei para ver se já teve algo de similar no passado..

Então, foi lacrar o meu projeto, depois ter controlado CV e formulário de candidatura variaz vezes, pois na pagina do cadastro FCTSIG avisa que depois não é mais possivel fazer alterações. Aí, lacrei.
Lacrei, mas na copia que saiu depois, não tem mais os dados pessoais!! e nem no CV aparecem as publicações e atividade anteriores...
:?
Mandei pergunta para Ajuda on-line, mas ainda estou esperando resposta, e infelizmente teve que lacrar tao cedo por causa de uma viagem..
o que posso fazer? alguém teve algo de similar no passado, e como resolveu??

MUITO obrigada pela ajuda..

Noemi

slimvitex
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mai 03, 2011 12:18 pm
University/ Institute: ISCTE

Mensagem por slimvitex »

Boa tarde, tenho duas questões:

Uma prende-se realmente com esta coisa dos CVs, alguém sabe como é? Os avaliadores têm acesso a toda a info que introduzirmos no SIG, mesmo que isso não apareceça no nosso formulário de candidatura?

A segunda tem a ver com as referências: se colocarmos o email das referências ao invés de fazer upload de cartas em pdf, o prazo para as pessoas submeterem as suas referências é o mesmo? Podemos lacrar o formulário sem as pessoas terem enviado as suas cartas por e-mail?

Obrigada

Ines_C
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
University/ Institute: UC/CNC

Mensagem por Ines_C »

noemispagnoletti Escreveu:Olá,
sou nova do Fórum, e antes de fazer pergunta procurei para ver se já teve algo de similar no passado..

Então, foi lacrar o meu projeto, depois ter controlado CV e formulário de candidatura variaz vezes, pois na pagina do cadastro FCTSIG avisa que depois não é mais possivel fazer alterações. Aí, lacrei.
Lacrei, mas na copia que saiu depois, não tem mais os dados pessoais!! e nem no CV aparecem as publicações e atividade anteriores...
:?
Mandei pergunta para Ajuda on-line, mas ainda estou esperando resposta, e infelizmente teve que lacrar tao cedo por causa de uma viagem..
o que posso fazer? alguém teve algo de similar no passado, e como resolveu??

MUITO obrigada pela ajuda..

Noemi

Ola Noemi,

Eu candidatei-me a bolsa de PhD no ano passado. Normalmente no formulário do FCT Sig só aparece uma parte do CV com informações pessoais básicas. Contudo, o que me aconteceu no ano passado é que depois de lacrar e o concurso terminar apareceu um novo separador no FCTSig correspondente ao curriculo com uma cópia integral de tudo o que eu tinha (publicações, etc) quando lacrei a candidatura. Por isso, não te preocupes!

The Blues
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça abr 19, 2011 5:09 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por The Blues »

Boas,

Eu vou candidatar-me a uma Bolsa de Doutoramento, apesar de ainda não ter acabado o Mestrado mas que penso acabar este ano. A minha dúvida é, digo no formulário que acabo o mestrado este ano, mas depois posso mandar o certificado com a nota final para a FCT ou como é? Ou fico só com a conclusão de mestrado pendente, e indico uma previsão da nota, que é o que os avaliadores vão ter em conta?

Responder