Instituição de acolhimento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Rotiv
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Paris

Instituição de acolhimento

Post by Rotiv »

O candidato a pós-doc pode-se associar a uma instituição de acolhimento sem ser necessáriamente numa Universidade ? pode ser num centro de investigação que não esteja em nenhuma Universidade ?
Ao que parece, de acordo com a minha conversa pessoal na FCT, isso é possivel (suponho que a FCT não impõe nenhum tipo de instituição de acolhimento).
Alguém me pode confirmar, por favor ?
Mas se, como depreendi, a FCT não põe problema quanto a isso, o painel de avaliação em vez de dar nota 2,5 à Instituição de acolhimento (a laboratoório ou unidade de investigação reconhecido por uma Universidade) pode dar uma nota inferior , não é ?
A unidade de investigação tem que estar reconhecida universitáriamente ?
O orientador é professor numa Universidade, mas nesta Universidade não existe unidade de investigação compatível, a qual no entanto existe fora da Universidade. Isto pode descer a classificação na avaliação sobre a instituição de acolhimento ? ou pode até não ser aceite pelo painel ?
spca
cientista sempre presente

Re: Instituição de acolhimento

Post by spca »

Rotiv wrote:O candidato a pós-doc pode-se associar a uma instituição de acolhimento sem ser necessáriamente numa Universidade ? pode ser num centro de investigação que não esteja em nenhuma Universidade ?
Ao que parece, de acordo com a minha conversa pessoal na FCT, isso é possivel (suponho que a FCT não impõe nenhum tipo de instituição de acolhimento).
Alguém me pode confirmar, por favor ?
Mas se, como depreendi, a FCT não põe problema quanto a isso, o painel de avaliação em vez de dar nota 2,5 à Instituição de acolhimento (a laboratoório ou unidade de investigação reconhecido por uma Universidade) pode dar uma nota inferior , não é ?
A unidade de investigação tem que estar reconhecida universitáriamente ?
O orientador é professor numa Universidade, mas nesta Universidade não existe unidade de investigação compatível, a qual no entanto existe fora da Universidade. Isto pode descer a classificação na avaliação sobre a instituição de acolhimento ? ou pode até não ser aceite pelo painel ?
Se for concorrer para o país, a nota da instituição de acolhimento já está definida à partida.
Veja o guião de avaliação, tópico "Base de referência para a classificação do mérito das condições de acolhimento "
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 1.phtml.pt
Creio que a classificação dificilmente será diferente dessas, embora o painel de avaliação tenha sempre liberdade para classificar de forma diferente desde que fundamente.
Creio que o orientador tem obrigatoriamente de estar associado à instituição de acolhimento, independentemente de dar aulas noutro sítio.
Note que a instituição só conta metade da nota de condições de acolhimento. A outra metade é a nota do(s) orientador.
Rotiv
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Paris

Post by Rotiv »

O orientador está ligado à Instituição de acolhimento , mas o problema é que a instituiçao de acolhimento (que, ao que parece, não tem que ser um Universidade) ainda não foi avaliada, ao contrário do que sucede com outras, a quem é atribuída classificação de Excelente, Muito Bom, ou Bom.
Na FCT disseram-me pessoalmente que nem todas as instituições de acolhimento a que os candidatos se associam estão ou foram avaliadas, e que algumas nem nunca o chegarão a ser.
Mas na referência às Instituições, umas são designadas como "Laboratório associado", e outras como "Unidade de I & D" com excellent e very good.
O que é um "laboratório associado" ? associado a quê ? alguém me sabe dizer, por favor ? e qual a diferença em relação a uma "Unidade I&D" ? é só porque um laboratório associado vale mais em termos numéricos ?
A minha instituição de acolhimento não foi avaliada, nem existe numa Universidade. Se bem que, ao que parece, o candidato se possa associar a uma Instituição não universitária (onde possa fazer investigação (por exemplo um Museu, ou um laboratório farmacêutico), o problema é que essas outras instituições não estão na lista da FCT (a lista de centros de investigação). Significa isto que o candidato corre o risco de ser avaliado negativamente ou menos avaliado no que diz respeito à instituição de acolhimento ? a classificação a dar ás instituições de acolhimento já está pré-definida, e neste caso estaria resolvida a classificação a dar no que diz respeito á Instituição, mas há muitas que não foram avalaidas, e nem se sabe bem se é um laboratório ou uma unidade de I&D. Se essas instituições não estão registadas e avaliadas préviamente na FCT, não se cairá no risco de se ficar totalmente dependente da arbitrariedade avaliativa do painel ?
spca

Post by spca »

Conforme está indicado no guião de avaliação na secção que indiquei

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 1.phtml.pt

"A lista com as últimas classificações das várias Unidades de I&D encontra-se disponível em

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/unidade ... resultados

As classificações de todas as Unidades, incluindo as que estão omissas no endereço anterior, por se encontrarem em processo de recurso ou não ainda homologadas, encontram-se na área de avaliação (na lista de opções), acessível apenas aos painéis.

Os avaliadores que decidirem não adoptar esta recomendação devem fundamentar a sua decisão na ficha de avaliação. "

Quanto aos labs associados, pode considerá-los associações de unidades de investigação. Veja http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/unidades/index.phtml.pt
mrsairmoon
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTAD

Post by mrsairmoon »

Olá a todos

Eu também estou com dúvidas neste assunto ao preparar a minha candidatura a BPD.

A minha grande dúvida é se se a instituição de acolhimento não for exactamente da área a que vou concorrer, se sou penalizada. Exemplo específico: insituição de acolhimento+orientador de ciências farmacêuticas e área a que concorro ciências veterinárias.

Agradeço se alguém me souber esclarecer.
Se não, acham que é uma informação que posso obter ligando para a FCT?

Obrigada
MARM
spca

Post by spca »

mrsairmoon wrote:Olá a todos

Eu também estou com dúvidas neste assunto ao preparar a minha candidatura a BPD.

A minha grande dúvida é se se a instituição de acolhimento não for exactamente da área a que vou concorrer, se sou penalizada. Exemplo específico: insituição de acolhimento+orientador de ciências farmacêuticas e área a que concorro ciências veterinárias.

Agradeço se alguém me souber esclarecer.
Se não, acham que é uma informação que posso obter ligando para a FCT?

Obrigada
MARM
Eu acho que não serás prejudicada a nível da instituição, creio que será classificação fixa. A nível do orientador poderás ser prejudicada se acharem que não se adequa ao teu projecto ou à área a que concorres.
Mas sim, acho que podes sempre ligar à FCT e ver o que dizem.
Nota que o acolhimento é o que conta menos (20%, e nestes 10% do orientador). Se fores prejudicada no acolhimento para não o seres no candidato (50%) ou no projecto (30%), parece-me uma boa aposta.

Boa sorte.
mrsairmoon
recém-chegado
recém-chegado

Post by mrsairmoon »

spca:

O meu medo é não ser apenas prejudicada em descontos na pontuação, mas ser-me rejeitada a bolsa (já soube de casos em que a bolsa (de doutoramento, nesses casos) foi recusada por o orientador não se adequar à área em que concorreram)..

Vou ligar, obrigada!

MRAM
spca

Post by spca »

mrsairmoon wrote:spca:

O meu medo é não ser apenas prejudicada em descontos na pontuação, mas ser-me rejeitada a bolsa (já soube de casos em que a bolsa (de doutoramento, nesses casos) foi recusada por o orientador não se adequar à área em que concorreram)..

Vou ligar, obrigada!

MRAM
Creio que extremos de a candidatura ser recusada, só mesmo se for algo muito distinto... Mas não conheço essas situações.
Mas se o orientador é de uma área muito diferente da que estás a concorrer, não seria melhor pensarem num co-orientador mais adequado a essa área?

Boa sorte.
mrsairmoon
recém-chegado
recém-chegado

Post by mrsairmoon »

Quanto ao co-orientador, seria da área a que vou concorrer, só não sei se isso é suficiente ou se seria melhor que fosse antes o orientador.

Liguei hoje para a FCT e disseram-me que não há qualquer problema com essa situação.

Até que ponto as informações dadas por telefone serão definitivas não sei..

Por isso vou tentar que a candidatura seja o mais consistente possível.

Obrigada!
Post Reply