títulos de bolsas atribuidas
-
- recém-chegado
títulos de bolsas atribuidas
Existe algum sítio no site da FCT onde se consiga ver os títulos dos planos de trabalhos aceites todos os anos? Do género do que existe para os projectos da FCT?
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: FCUL
Re: títulos de bolsas atribuidas
Não. O máximo que existe é os candidatos ao concurso de cada ano conseguirem ver os nomes dos candidatos (não dos respectivos planos de trabalhos) seriados pela classificação obtida.
(Numa nota mais ou menos lateral, e avisando já que sou beneficiário de uma BD, acho que a informação que referes e mais ainda, relativamente às bolsas atribuídas pela FCT, deveria ser pública. Afinal de contas, parte do dinheiro das bolsas vem do orçamento de Estado...)
(Numa nota mais ou menos lateral, e avisando já que sou beneficiário de uma BD, acho que a informação que referes e mais ainda, relativamente às bolsas atribuídas pela FCT, deveria ser pública. Afinal de contas, parte do dinheiro das bolsas vem do orçamento de Estado...)
J
Já houve pessoas que pediram para consultar as outras candidaturas, para fundamentarem os recursos. Agora não sei se é possível a alguém que não concorreu ao concurso ver as candidaturas.
Vejam http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 3&start=20
Vejam http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 3&start=20
-
- recém-chegado
Obrigado pelas respostas. Na verdade estou na dúvida a que área concorrer este ano e queria ver que tipo de trabalho se faz nas diferentes áreas que estou a ponderar.
Uma opinião pessoal:angeline1979 wrote:Obrigado pelas respostas. Na verdade estou na dúvida a que área concorrer este ano e queria ver que tipo de trabalho se faz nas diferentes áreas que estou a ponderar.
Acho que o melhor é primeiro veres um projecto que te agrade.
Depois logo vês que área se enquadra melhor a esse projecto e ao teu currículo, de forma a tentar maximizar as tuas probabilidades de ter bolsa.
Isto porque estas "áreas" são no fundo divisões burocráticas. Não é a bolsa que vai definir a tua área de doutoramento, por ex., poderás concorrer a bolsa numa área e inscrever-te na tua universidade noutra diferente se o teu doutoramento assim o permitir. E aquilo que apresentarás no CV será a área a que te inscreveres na universidade, a da bolsa é indiferente. E mesmo isso é um pouco igual ao litro, o que interessa verdadeiramente é o que aprendeste e és capaz de fazer, independentemente da área principal.
Por ex. o projecto ao qual concorri para BPD podia enquadrar-se em Ciência e Eng. Materiais, Eng Química ou Química - e se calhar ligeiramente melhor em Materiais. Mas o meu currículo enquadrava-se melhor em Química, por isso concorri nessa área e foi uma aposta ganha. Se tivesse concorrido nas outras possivelmente teria tido pior nota no mérito do canditato (uma vez que são penalizados candidatos cujo CV não se enquadre na área da bolsa a que concorrem) e não teria conseguido a bolsa.