informação sobre prossibilidades futuras de bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
fell
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISCTE

informação sobre prossibilidades futuras de bolsa

Post by fell »

ola.

Sou novo por aqui :D

É o seguinte, eu tenho a ambição de me candidatar a bolsa de doutoramento, ja vi os critérios e pelo que entendi, a publicação de artigos ou de material cientifico faz a diferença.

Eu acabei com média de 15 (bolonha) e encontro-me no mestrado com média de 15 e eventualmente poderei chegar ao 16 mas não mais que isso. A nível profissional tenho dois estágios e trabalhos como freelancer.

E falta a tese, claro. Portanto agora estou na fase de começar a produzir material cientifico, e estou a pensar começar por um poster para ser apresentado a nivel nacional. A minha questão é se um poster irá ter algum impacto abonatório aquando a candidatura à bolsa ou se é praticamente irrelevante.

E já agora se o pessoal mais experiente poder dar uma ajuda sobre o rumo a levar para aumentar as possibilidades de bolsa ficaria agradecido. E se com média de 15 de licenciatura/15 ou 16 de mestrado ainda tenho boas possibilidades.

A área é informática/tecnologias da informação.

cumprimentos e obrigado :)
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: informação sobre prossibilidades futuras de bolsa

Post by nowikissyou »

Podes consultar o regulamento e linhas de corte dos anos anteriores para a tua área, mas à partida, 15 de média de Mestrado não dá grandes garantias de obtenção de BD.

Para BDs, artigos científicos contam pouco a não ser que sejam publicados em revistas científicas internacionais com alto fator de impacto.

Os estágios também não devem valer muito a não ser que sejam essencialmente investigação e fortemente ligados à tua área.

Aconselho-te a esforçares-te durante a tese para obteres 16 nota final de MS, o que normalmente é suficiente para te por perto da linha de corte.
A partir daí, a nota da instituição de acolhimento e do orientador, assim como o plano de trabalhos podem fazer a diferença.

Boa sorte.
fell
recém-chegado
recém-chegado

Post by fell »

ola obrigado pela resposta. Quando falas em a nota da instituição de acolhimento e do orientador - isto é relativo ao doutoramento certo e não ao orientador da tese?

portanto achas que nao vale a pena para começar, meter-me com o poster, irá ser pouco ou nada relevante, é isso?

vou apostar então pelo menos no 16 do mestrado. Estou a ver que terei poucas hipóteses :(
sgodinho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Uévora

Post by sgodinho »

Bom dia

No seguimento da questão aqui colocada gostaria que os mais experientes nestas "andaças" me esclarecessem se as hipóteses de ganhar bolsa de doutoramento são razoaveis para uma situação deste género:

Licenciatura (eng. Biofisica) pré-bolonha de 5 anos - Nota final de 15 valores
Mestrado "bolonho" (em conclusão) - média da componente curricular 16 valores
Artigos publicados em revistas internacionais com impact factor atribuido pela ISI web of Knowledge - 2 (1 como primeiro autor, e outro como segundo)

Muito obrigado
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Olá,

O guia de avaliação de bolsas da dout. da FCT (2010) pode ser consultado em:

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ao2010.pdf

Pode-se observar que o tem mais peso na atribuição de bolsa é a média de licenciatura e mestrado.

Dependendo da área as linhas de corte variam. Neste fórum têm sido disponibilizadas as linhas corte de cada área de cada ano para os eventuais interessados.

As publicações contam, no entanto, é importante ter em conta que quanto mais relevante ela fôr mais peso também terá. Ou seja, um poster numa conferência nacional não terá obviamente o mesmo peso que um artigo numa conferência ou numa revista internacionalmente reconhecidos.

Atenção que um mestrado ainda não concluído pode não contar o mesmo que um concluído. Os candidatos nesta situação devem ter consciência disso.
fell
recém-chegado
recém-chegado

Post by fell »

sim, eu vou acabar o mestrado primeiro.

No guia tem lá

Candidatos com classificação de Mestrado Integrado de 16 ou classificações
de Licenciatura de 16 e de Mestrado maior ou igual a 16, ou apenas
classificação de Licenciatura superior a 16.....................................................4,0

Candidatos com classificação de Mestrado Integrado de 15 ou classificações
de Licenciatura de 15 e de Mestrado maior ou igual a 15, ou apenas
classificação de Licenciatura superior a 15.....................................................3,5

e no caso de ser 15 de licenciatura e 16 de mestrado, como se aplica?
obrigado
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Casos omissos ficam à responsabilidade do Painel, mas é de salientar que o Painel pode, justificadamente, dar notas diferentes das indicadas no Guião.

fell, orientador e instituição do Doutoramento, sim.
Deves sempre fazer o poster e apresentá-lo; no pior dos casos ganhas experiência.

Não tenho conhecimento daquilo que disse o DC sobre Mestrados não concluídos. A minha ideia era que ao dizer na candidatura que se ia ter (por hipótese) 16 no Mestrado mas acabar-se só com 15, a Bolsa era administrativamente recusada. Caso se previsse 15, obtivesse 16 e, com base no 15, a BD fosse recusada, seria possível em sede de Recurso pedir reapreciação com base no 16.

Tenho ideia que isto foi confirmado pela FCT, mas não tenho a certeza. Obviamente, a conclusão e o certificado têm de estar prontos aquando da submissão dos documentos originais.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Como disse a nowikissyou, provavelmente o caso dos mestrados não concluídos também deve ficar à responsabilidade do paínel.

O caso que conheço é que dado que não foi concluído, também não foi considerado.

O que não impede de o candidato tentar no concurso seguinte já com o grau concluído.
spca
cientista sempre presente

Post by spca »

sgodinho wrote:Licenciatura (eng. Biofisica) pré-bolonha de 5 anos - Nota final de 15 valores
Mestrado "bolonho" (em conclusão) - média da componente curricular 16 valores
Artigos publicados em revistas internacionais com impact factor atribuido pela ISI web of Knowledge - 2 (1 como primeiro autor, e outro como segundo)

Muito obrigado
Vendo o guião deste ano
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 1.phtml.pt
Se conseguires concluir o mestrado antes da entrega, terás classificação 3,5 pela lic+mestr. Com mais uns pozinhos dos artigos, a tua classificação (candidato) deve passar de 4, e com bons projecto + condições de acolhimento é razoavelmente provável que obtenhas bolsa
Se ainda não concluíres o mestrado até à submissão provavelmente ficarás dependente da decisão de ser contado ou não pelo painel, como algumas pessoas aqui falaram. Mas ainda assim, a probabilidade não me parece má de todo. Na pior das hipóteses será 3 (lic 15) + mestrado incompleto + artigos.

Podes ver as classificações de anos anteriores em http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3771 ou mais directamente em https://spreadsheets.google.com/ccc?key ... iNII#gid=2 para veres até que ponto as linhas de corte na área a que vais concorrer foram altas.

Boa sorte.
sgodinho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Uévora

Post by sgodinho »

Bom dia

spca, muito obrigado pelo esclarecimento, de facto era bom que até 27 de junho fosse capaz de discutir a tese de mestrado...

A questão que se mete é que eu consigo entregar a tese até finais de Maio, contudo parece-me que dado às burocracias inerentes a todo processo de contactos com o júri, homologação da tese pelos serviços da universidade, etc.. vai muito tempo, pelo que me parece impossível discutir a tese antes de 27 de junho (data limite para as candidaturas a doc). Posto isto, só em Julho irei discutir a tese, o que me leva à seguinte questão:

É possível, em sede de candidatura, como já se referiu aqui no fórum, colocar uma nota hipotética? no meu caso, modéstia à parte e jogando pelo seguro, penso que conseguirei ter nota final de 15. Desta forma quando estivesse a preencher o formulário de candidatura colocaria esta nota...

Obrigado
trma
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Aveiro

Post by trma »

Viva pessoal,

Estive a ler este "post" com muita atenção e parece-me que no meu caso nem valerá a pena tentar :cry:

Licenciatura bolonha em Ciências Empresariais (Gestão) - média de 13

Mestrado em Sistemas de Informação - Média de 15

Além de as médias serem baixas a área do mestrado difere da área da licenciatura...

Resumindo: Daquilo que conhecem concordam que não valerá a pena perder tempo..certo?

Obrigado
spca

Post by spca »

A tua classificação base, pelos critérios deste ano ( http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 1.phtml.pt ), com base nas médias, é 1,5 (em 5) independentemente do mestrado.
Portanto terias de ter bastantes artigos para isso subir um pouco, e o projecto e condições de acolhimento com nota máxima ou perto.

Se te queres meter em doutoramentos, creio que a tua melhor aposta é bolsas de projectos no estrangeiro.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=2&t=1909
Ou faz uma busca por PhD Grant, PhD Fellowship, PhD scholarship, PhD studentship e termos afins num motor de busca, ex Google.

Boa sorte.
Last edited by spca on Fri May 06, 2011 12:57 am, edited 1 time in total.
trma
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Aveiro

Post by trma »

E então o mestrado não conta??

Cumps.
spca

Post by spca »

trma wrote:E então o mestrado não conta??

Cumps.
Pois, de facto só têm 1 linha com média de lic < 14 (vê o guia de avaliação no link da outra msg minha), mas também considera mestrado também de média <14 ou só lic <= 14 ou MI < 14. O teu caso não está descrito e será a decidir pelo painel.
Se especularmos que te somem 0,5 pelo mestrado ficarias com 2 no mérito do candidato, peso 5 (metade). Se tudo o resto (projecto, peso 3, e condições de acolhimento, peso 2) tiver 5 fica a média (5*2+3*5+2*5)/10 = 3,5. Que não sendo impossível também não é uma média famosa. E tudo o resto teria de ter nota 5, o que é difícil.

Boa sorte.
Post Reply