BD2011

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Psique.30
investigador em formação
investigador em formação
Posts: 32
Joined: Wed Feb 18, 2009 9:14 am
University/ Institute: Lisboa

BD2011

Post by Psique.30 »

Olá Bom Dia!
Alguem tem ideia de quando poderá sair o concurso para as Bolsas de Doutoramento?


Obrigada
Psique
djnix
recém-chegado
recém-chegado
Posts: 17
Joined: Sat Apr 02, 2011 7:04 pm
University/ Institute: ___

Re: BD2011

Post by djnix »

Boa tarde.

Estou interessado em candidatar-me a uma BD neste ano. Depois de ver o site da FCT, fiquei com algumas dúvidas:

Um doutoramento deve estar associado a algum projecto de investigação existente na instituição de investigação?

Obrigado pela ajuda.
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Posts: 1720
Joined: Fri Jul 29, 2005 11:06 am

Re: BD2011

Post by spca »

Um projecto de doutoramento é, em si, um projecto de investigação.
Mas se falas dos projectos de investigação a que se concorre à FCT em busca de financiamento, creio que em Portugal não podem incluir bolsas de doutoramento, ao contrário do que acontece noutros países (mas podem incluir bolsas de investigação no âmbito do orçamento desse projecto).
O que não impede que num doutoramento trabalhes, parcial ou totalmente, no âmbito de um (ou mais) projecto financiado - só a bolsa provém de outras paragens.
Portanto, quando concorres a BD (na FCT e até agora) tens de apresentar um projecto e associar-te a uma instituição e pelo menos um orientador, mas esse projecto não tem de ser nenhum previamente aprovado pela FCT.
Post Reply