Creio que a idade não tem influência nenhuma nos resultados. Pelo menos nada no que está escrito nos critérios aponta nesse sentido.
Conheço uma pessoa que fez doutoramento com perto de 50 anos, mas não era bolseira.
Idade dos bolseiros
Re: Idade dos bolseiros
Relativamente à idade, há uma cláusula não directamente ligada a isso, que diz que a bolsa de pós-doc deve ser atribuída preferencialmente a quem acabou o doutoramento há menos de cinco anos. Agora, não sei se efectivamente se tem penalizado alguém por isso, ou qual a penalização.
Do Regulamento de Bolsas 2010
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt
Artigo 5º
Bolsas de pós-doutoramento (BPD)
1.As bolsas de pós-doutoramento destinam-se a doutorados, preferencialmente àqueles que tenham obtido o grau há menos de cinco anos, para realizarem trabalhos avançados de investigação em instituições científicas portuguesas ou estrangeiras de reconhecida idoneidade.
Quanto a se os doutoramentos se estão a fazer demasiado cedo... Talvez, sinceramente eu acho que o problema não é tanto serem acabados cedo mas serem começados demasiado cedo. Mas creio que actualmente as pessoas são empurradas para isso devido à precariedade e falta de lugares permanentes. Antigamente tirava doutoramento sobretudo quem estivesse empregado numa universidade como assistente, e demorava mais tempo a fazê-lo até porque tinha de dar aulas ao mesmo tempo. Hoje em dia, essa situação é bastante mais improvável, tirando numa ou outra área em que ainda haja carência de pessoas, logo é preciso sujeitarem-se às bolsas. Aos orientadores interessa-lhes que os estudantes tenham bolsas BD ou BPD pois não só não têm que as pagar (quem paga é a FCT, e não os seus projectos) como ainda por cima têm um laço mais permanente e difícil de quebrar pelo estudante.
Do Regulamento de Bolsas 2010
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt
Artigo 5º
Bolsas de pós-doutoramento (BPD)
1.As bolsas de pós-doutoramento destinam-se a doutorados, preferencialmente àqueles que tenham obtido o grau há menos de cinco anos, para realizarem trabalhos avançados de investigação em instituições científicas portuguesas ou estrangeiras de reconhecida idoneidade.
Quanto a se os doutoramentos se estão a fazer demasiado cedo... Talvez, sinceramente eu acho que o problema não é tanto serem acabados cedo mas serem começados demasiado cedo. Mas creio que actualmente as pessoas são empurradas para isso devido à precariedade e falta de lugares permanentes. Antigamente tirava doutoramento sobretudo quem estivesse empregado numa universidade como assistente, e demorava mais tempo a fazê-lo até porque tinha de dar aulas ao mesmo tempo. Hoje em dia, essa situação é bastante mais improvável, tirando numa ou outra área em que ainda haja carência de pessoas, logo é preciso sujeitarem-se às bolsas. Aos orientadores interessa-lhes que os estudantes tenham bolsas BD ou BPD pois não só não têm que as pagar (quem paga é a FCT, e não os seus projectos) como ainda por cima têm um laço mais permanente e difícil de quebrar pelo estudante.
E as pessoas têm também de fazer o doutoramento rapidamente, ou pelo menos dentro dos limites impostos pela duração das bolsas e pelas universidades, senão ver-se-ão sem bolsa e possivelmente terão de pagar anos de propinas enquanto não acabam...spca wrote:Quanto a se os doutoramentos se estão a fazer demasiado cedo... Talvez, sinceramente eu acho que o problema não é tanto serem acabados cedo mas serem começados demasiado cedo. Mas creio que actualmente as pessoas são empurradas para isso devido à precariedade e falta de lugares permanentes. Antigamente tirava doutoramento sobretudo quem estivesse empregado numa universidade como assistente, e demorava mais tempo a fazê-lo até porque tinha de dar aulas ao mesmo tempo. Hoje em dia, essa situação é bastante mais improvável, tirando numa ou outra área em que ainda haja carência de pessoas, logo é preciso sujeitarem-se às bolsas. Aos orientadores interessa-lhes que os estudantes tenham bolsas BD ou BPD pois não só não têm que as pagar (quem paga é a FCT, e não os seus projectos) como ainda por cima têm um laço mais permanente e difícil de quebrar pelo estudante.
Note-se que estas mensagens foram colocadas em resposta a outras de outro utilizador que entretanto as apagou.
Já agora, só por curiosidade, alguém conhece ou conheceu alguém que está ou esteve a fazer o doutoramento (ou o pós doutoramento) aos 50 anos de idade (e bolseiro da FCT) ?
Obrigado.
Obrigado.