Primeiro que tudo: Vem aí provavelmente um novo governo, o que pode significar novas políticas de ciência e tecnologia, e que o que se aplicou no passado, se não tinha necessariamente de se aplicar no futuro, agora muito menos.
Podes concorrer. Agora em que consistirá essa atribuição em casos excepcionais, não sei. No concurso de 2010 aparentemente toda a gente foi avaliada da mesma maneira independentemente de ser bolsa nacional, mista ou no estrangeiro.Rotiv wrote:1) - Posso concorrer a um pós doutoramento num país estrangeiro ? Li no regulamento do bolseiro que bolsas de pós-doc no estrangeiro "apenas são concedidas em casos excepcionais". Mas eu fiz o doutoramento no estrangeiro, através de bolsa da FCT, e não tive problema por ser no estrangeiro.
Se essa cláusula se mantiver no próximo concurso, talvez seja mais seguro concorreres a bolsa mista.
Não especificam nada, mas creio que a prática tem sido até 4 horas de aulas no ensino superior. Na lei creio que nada impede que sejam aulas no secundário, mas 4 horas de aulas no secundário não é nada... Seja qual for a situação, terás de esclarecer com a FCT. Pesquisa outras intervenções nessa temática, já houve muitas.2) - Posso acumular a bolsa de pós-doutoramento com o exercício de funções docentes ? essa docência pode ser em qualquer estabelecimento de ensino público? pode-se acumular também com as funções docentes no Ensino Secundário ? o regulamento não especifica quais as funções docentes.
Mais ou menos. A bolsa de doutoramento é de até um ano eventualmente renovável até ao máximo de 3 anos. Depois disto, podes concorrer ao prolongamento por outro eventual período de um ano renovável até 3, ou concorrer a outra bolsa de pós-doc. Ou seja, provavelmente é 3 anos, eventualmente 6, mas nada obriga a FCT a que seja mais do que 1.3) - A bolsa de pós-doutoramento é de 6 anos.
O Sétimo Programa-Quadro da UE acaba em 2013. Mas certamente que as bolsas não acabarão aqui, a menos que a Europa deixe de ter ambição de competir com a Ásia e a América em termos de C&T. Como ao 6º Programa-Quadro que acabou em 2006 seguiu-se o 7º, certamente se seguirá ao 7º o 8º e por aí fora.Haverá bolsas até daqui a 6 anos ? depois de se ter iniciado o período de 6 anos, certamente que é mais fácil continuar até aos 6 anos, do que iniciar depois de já terem acabado. Depois de 2013 quem já iniciou será difícil negarem a continuação da bolsa. O que poderão é não dar inicio a novas bolsas de pós-doc. Certo ?