Bolsa de Integração na Investigação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Randalf
recém-chegado
recém-chegado
Posts: 2
Joined: Wed Mar 30, 2011 12:36 am
University/ Institute: Braga

Bolsa de Integração na Investigação

Post by Randalf »

Boa noite.
Gostaria que alguém me pudesse dizer que vantagens (académicas e monetárias) um orientador de uma bolsa de integração na investigação recebe por acompanhar um estudante. Se alguém informado me pudesse dizer agradecia.

Cumprimentos
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Posts: 1720
Joined: Fri Jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsa de Integração na Investigação

Post by spca »

Vantagens académicas, ter mão-de-obra (pouco qualificada) para investigação, e a própria questão de estar a orientar alguém (embora tenha muito menos peso que uma orientação de doutoramento ou pós-doc).
Além de que é uma boa maneira de fazer contactos para possíveis colaborações futuras ex. a nível de doutoramento, essas sim bem mais vantajosas para o orientador, sendo esta possivelmente (a meu ver) a principal vantagem académica.
Contra a desvantagem do tempo que "perde" com a orientação e a ensinar as coisas, que conforme as pessoas (quer orientador quer orientando) pode ser muito ou muito pouco. E que sendo um estudante ainda talvez não muito experiente, pode haver maior risco de erros, etc.

Vantagens monetárias, a bolsa é mais barata (atendendo a que neste caso é dinheiro que sai de algum projecto onde esse orientador estiver envolvido e que como tal é uma quantia limitada). Ou olhando pelo prisma das desvantagens, apesar de ser "barato" comparando com outras bolsas maiores, é mais caro que um estudante que esteja a estagiar "de borla".

Mais do que isto, não estou a ver.
Que eu saiba, o orientador não ganha nenhum complemento ao ordenado por estar a orientar uma BII, se é isso que querias saber.
Post Reply