Concurso para bolsa de pós-doc

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
sininho
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Hospital Rovisco Pais

Concurso para bolsa de pós-doc

Post by sininho »

Bom dia a todos,

alguém tem a ideia de quando deverão estar abertas novas candidaturas para bolsa de pós-doc?

obrigada pela ajuda
ana
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso para bolsa de pós-doc

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Não é possível saber quando vão abrir concursos de bolsas, a não ser que alguém tenha "passarinhos" que saibam e contem coisas... Eu não tenho :)
Mas podemos especular, atendendo às últimas datas. Em 2010 e 2008 abriram no início de Maio. Em 2009 só abriram em Junho. Assim, eu imagino que lá para o início de Maio possa haver novidades. Espero que sim.

Tiago
sininho
investigador em formação
investigador em formação

Post by sininho »

Tiago H. Silva wrote:Olá.

Não é possível saber quando vão abrir concursos de bolsas, a não ser que alguém tenha "passarinhos" que saibam e contem coisas... Eu não tenho :)
Mas podemos especular, atendendo às últimas datas. Em 2010 e 2008 abriram no início de Maio. Em 2009 só abriram em Junho. Assim, eu imagino que lá para o início de Maio possa haver novidades. Espero que sim.

Tiago

Obrigada, Tiago, esse "passarinho" já não foi nada mau! :lol:

Bom trabalho
ana
sininho
investigador em formação
investigador em formação

Post by sininho »

Viva!

Mais uma questão, por favor...

alguém me disse que essencialmente a decisão de dar bolsa de pós-doc estaria na base do candidato ter publicações em revistas com um bom factor de impacto...

como o meu ph.d foi clássico (não bolonha), na realidade não sobrou mt tempo para publicar muitos artigos e tenho apanas 6, sendo que um é numa revista indexada, porém os restantes não.

alguém sabe se isto é mesmo assim???

obrigada
ana
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Post by spca »

sininho wrote:Viva!

alguém me disse que essencialmente a decisão de dar bolsa de pós-doc estaria na base do candidato ter publicações em revistas com um bom factor de impacto...

como o meu ph.d foi clássico (não bolonha), na realidade não sobrou mt tempo para publicar muitos artigos e tenho apanas 6, sendo que um é numa revista indexada, porém os restantes não.

obrigada
ana
O que entendes por revista indexada?
Possivelmente isso depende um pouco da área onde estás. No meu caso (Química) só contavam o número de publicações em revistas internacionais peer-reviewed, sem olhar ao factor de impacto ou a se és 1º autor, etc. sendo que 6 artigos seria o suficiente para teres nota máxima no candidato, e 1 possivelmente dar-te-ia uma má classificação.
Outros painéis poderão olhar para outras coisas, ex. média do curso ou factores de impacto das revistas. E os critérios do passado poderão não ser os aplicados nos futuros concursos.

Boa sorte.
sininho
investigador em formação
investigador em formação

Post by sininho »

spca wrote:
sininho wrote:Viva!

obrigada
ana
O que entendes por revista indexada?
Possivelmente isso depende um pouco da área onde estás. No meu caso (Química) só contavam o número de publicações em revistas internacionais peer-reviewed, sem olhar ao factor de impacto ou a se és 1º autor, etc. sendo que 6 artigos seria o suficiente para teres nota máxima no candidato, e 1 possivelmente dar-te-ia uma má classificação.
Outros painéis poderão olhar para outras coisas, ex. média do curso ou factores de impacto das revistas. E os critérios do passado poderão não ser os aplicados nos futuros concursos.

Boa sorte.
Obrigada pelo esclarecimento, quando me referi a indexada, queria dizer que estivesse, por exemplo na base de dados da medline (a área é psicologia).

Bem, os 6 artigos que tenho são em revistas peer-reviewed, embora nacionais... não sei se assim já conta mais um bocadinho...
Mas, tens razão, tudo dependerá dos painéis, bem como de novas eventuais regras...

Bom trabalho
ana
christianramos
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: IST

Post by christianramos »

Boa tarde,

desde já peço desculpa pela minha frontalidade.

Ter apenas uma publicação internacional (caso esteja no ISI ou na SCOPUS), por ser problemático. Do que conheço (área da Biotecnologia) Poucos são os que se doutoram com menos de 3 publicações internacionais indexadas, sendo a média 4/5 papers.

Passar num painel com menos que isto, é estar abixo da média, logo.....

As revistas nacionais, livros e capitulos de livros, valem pouco (eu sei pois tinha 1 paper em revista nacional não indexada e um paper numa revista internacional indexada, mas com baixo factor de impacto e não tive bolsa à primeira, com o argumento que era tudo bom, mas o paper era numa revista de baixo impacto. O impacto ISI é de 0.58. Depois lá saiu outro paper numa revista com 2.57 de impacto (ISI) e consegui a bolsa, mas as coisas nacionais e não ISI nunca contaram para nada).

Obviamente que cada área tem as suas especificidades, mas acho que quem realmente se esforçar e trabalhar duro (depende tb algo do orientador) consegue 8 ou 9 papers em revistas ISI. Eu em 3 anos consegui 8 (de um total de 11) papers em revistas ISI, 1 Livro, 3 papers em proceedings, 2 capitulos de livros (mais um em curso) e 1 numa revista nacional (de 2), e nem por isso deixei de dar apoio à famila (que isto de ser casado e fazer ciencia....), logo, é possivel, m,as exige esforço e empenho.

este ano consta que o que existe de dinehiro para bolsa é o refugo do FP7, logo, menos bolsas, e só quem se destacar vai ter sucesso, por isso malta, é hora de arregaçar as mangas, fazer as experiencias, dar á tecla, etc.

Bom trabalho para todos
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico
sininho
investigador em formação
investigador em formação

Post by sininho »

christianramos wrote:Boa tarde,

desde já peço desculpa pela minha frontalidade.

Ter apenas uma publicação internacional (caso esteja no ISI ou na SCOPUS), por ser problemático. Do que conheço (área da Biotecnologia) Poucos são os que se doutoram com menos de 3 publicações internacionais indexadas, sendo a média 4/5 papers.

Passar num painel com menos que isto, é estar abixo da média, logo.....

As revistas nacionais, livros e capitulos de livros, valem pouco (eu sei pois tinha 1 paper em revista nacional não indexada e um paper numa revista internacional indexada, mas com baixo factor de impacto e não tive bolsa à primeira, com o argumento que era tudo bom, mas o paper era numa revista de baixo impacto. O impacto ISI é de 0.58. Depois lá saiu outro paper numa revista com 2.57 de impacto (ISI) e consegui a bolsa, mas as coisas nacionais e não ISI nunca contaram para nada).

Obviamente que cada área tem as suas especificidades, mas acho que quem realmente se esforçar e trabalhar duro (depende tb algo do orientador) consegue 8 ou 9 papers em revistas ISI. Eu em 3 anos consegui 8 (de um total de 11) papers em revistas ISI, 1 Livro, 3 papers em proceedings, 2 capitulos de livros (mais um em curso) e 1 numa revista nacional (de 2), e nem por isso deixei de dar apoio à famila (que isto de ser casado e fazer ciencia....), logo, é possivel, m,as exige esforço e empenho.

este ano consta que o que existe de dinehiro para bolsa é o refugo do FP7, logo, menos bolsas, e só quem se destacar vai ter sucesso, por isso malta, é hora de arregaçar as mangas, fazer as experiencias, dar á tecla, etc.

Bom trabalho para todos
Obrigada, Christian pelo teu comentário.
Tens toda a razão, podia ter trabalhado mais, mas sabes, perdi a minha mãe ao longo do processo e confesso que estive uns tempos a pensar em outras coisas. Enfim... a FCT não tem nada a ver com isto, mas são coisas inesperadas na vida das pessoas.

Ainda assim, não me posso queixar muito, pois acabei o ph.d em 3 anos, poupando alguns trocos ao estado ;)

bom trabalho
ana
christianramos
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: IST

Post by christianramos »

lamento pelos teus problemas pessoais....

mas sabes que tendo mais um ano, e podendo ter "suspendido" por esse periodo, sempre podias ter apostado mais.

eu matriculei-me em 2009 e vou entregar a tese em junho (não chega a 3 anos), mas trazia trabalho desde 2008
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico
sininho
investigador em formação
investigador em formação

Post by sininho »

christianramos wrote:lamento pelos teus problemas pessoais....

mas sabes que tendo mais um ano, e podendo ter "suspendido" por esse periodo, sempre podias ter apostado mais.

eu matriculei-me em 2009 e vou entregar a tese em junho (não chega a 3 anos), mas trazia trabalho desde 2008
Sim, não adianta "culpar" factores externos. Concordo contigo, mas nem sempre tomamos as decisões mais correctas.

Agora é Adiante! :wink:
Post Reply