Doutoramento para estrangeiros

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
natalia pegoraro
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: universidade de aveiro

Doutoramento para estrangeiros

Post by natalia pegoraro »

Olá...Sou licenciada no Brasil em Medicina Veterinária e agora estou a tentar fazer o doutoramento em Portugal. Entretanto, como sou casada com um português, posso pedir igualdade de direitos e concorrer a uma bolsa com os outros portugueses, ou então concorrer a uma bolsa sendo estrangeira. Qual caminho é o melhor para se conseguir a bolsa?
Obrigada,

Natália
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: Doutoramento para estrangeiros

Post by spca »

Que eu saiba, até agora, desde que reúnas as condições para concorrer, toda a gente tem sido avaliada em conjunto da mesma maneira, ou seja, não existiram quaisquer vagas/"escalões especiais" para portugueses e estrangeiros. Só tem contado o "mérito" de candidato, projecto e acolhimento da mesma forma para toda a gente. Assim sendo, creio que seria indiferente a forma como concorresses.
Talvez a única diferença possa ser se tiveres um grau tirado no Brasil, se a escala for diferente da portuguesa (0 a 20) podem ter de calcular o mérito do candidato através de algum tipo de equivalência que se calhar dependerá do painel de avaliação.

Terás de verificar no regulamento dos futuros concursos (que pode não ser o mesmo dos passados) se isso se manterá.

Boa sorte.
Post Reply