Boas tardes! Terminei recentemente o mestrado e fui contratado por uma empresa para um projecto que envolve também bolseiros (mestres) de uma universidade. As minhas tarefas são iguais as dos bolseiros, com a diferença de que o ordenado é mais baixo (), tenho de picar o ponto e com a agravante de que o projecto não está a ser muito estimulante. é claro que nem tudo é mau, eles oferecem um seguro de saúde da médis que parece ser bom, além de que as condições físicas de trabalho também são boas. Mas o problema é que neste momento apareceu a possibilidade de integrar uma bolsa de investigação num projecto na universidade que frequentei e mais direccionado com a minha área de especialização.
A minha questão é: qual das duas opções é mais vantajosa, ser bolseiro ou ser contratado por uma empresa com estas condições? a duração do contrato e da bolsa é a mesma (12 meses), sendo que pode ser renovável... quero avaliar bem os prós e contras de uma e de outra opção antes de seguir um caminho.
Bolseiro ou contratado? qual deles o mais vantajoso?
Re: Bolseiro ou contratado? qual deles o mais vantajoso?
Em termos de contratos, e esquecendo as diferenças salariais, à partida um contrato de trabalho é mais vantajoso que uma bolsa.
Num contrato de trabalho, as coisas são "limpas" - tens descontos para a seg social, subsídio de refeição, subsídio de desemprego. Numa bolsa podes descontar para a seg social apenas pelo Seguro Social Voluntário (normalmente pelo ordenado mínimo, a única vantagem é que a FCT reembolsa-te os descontos, apenas pelo desconto do ordenado mínimo), não tens subsídio de desemprego, não tens subs alimentação, férias ou Natal, não tens horas extraordinárias, e não pagas impostos. E não tens qualquer vínculo à empresa, que não tem qualquer obrigação de te dar um contrato permanente ao fim de X tempo de contratos a prazo.
Normalmente os bancos não consideram as bolsas para efeitos de empréstimo à habitação, ainda que a lei diga que o devem fazer.
Como não descontas para a seg social pelo regime geral, manténs com bolsa a elegibilidade para estágios remunerados pelos programas do governo (ex. Inov-jovem)
Basicamente, vê quanto tens de pagar de impostos e quando recebes de subs de alimentação e 13º, 14º para poderes verdadeiramente comparar o teu ordenado com a bolsa dos teus colegas.
Num contrato de trabalho, as coisas são "limpas" - tens descontos para a seg social, subsídio de refeição, subsídio de desemprego. Numa bolsa podes descontar para a seg social apenas pelo Seguro Social Voluntário (normalmente pelo ordenado mínimo, a única vantagem é que a FCT reembolsa-te os descontos, apenas pelo desconto do ordenado mínimo), não tens subsídio de desemprego, não tens subs alimentação, férias ou Natal, não tens horas extraordinárias, e não pagas impostos. E não tens qualquer vínculo à empresa, que não tem qualquer obrigação de te dar um contrato permanente ao fim de X tempo de contratos a prazo.
Normalmente os bancos não consideram as bolsas para efeitos de empréstimo à habitação, ainda que a lei diga que o devem fazer.
Como não descontas para a seg social pelo regime geral, manténs com bolsa a elegibilidade para estágios remunerados pelos programas do governo (ex. Inov-jovem)
Basicamente, vê quanto tens de pagar de impostos e quando recebes de subs de alimentação e 13º, 14º para poderes verdadeiramente comparar o teu ordenado com a bolsa dos teus colegas.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade do Minho
Essas contas são fáceis de fazer, compensa mais ser bolseiro... além de todas aquelas vantagens que já referiste antes... Este tipo de contratos, segundo informações por portas travessas, não é premissa para vinculo à empresa no futuro, ao fim de 2 ou 3 anos não renovam mais o contrato... tenho de ponderar bem os prós e contras...
obrigado pela resposta!
obrigado pela resposta!
Não sei se me terei expressado bem... Nota que além de não pagar IRS, e manteres a elegibilidade para os incentivos ao emprego para quem tem menos de 1 ano de descontos (se for a tua situação), mais a pseudo-vantagem de a FCT reembolsar o pagamento da Seg Social pelo Seguro Social Voluntário pelo salário mínimo, as vantagens não são nenhumas.NunoMPG wrote:além de todas aquelas vantagens que já referiste antes...
Possivelmente a maior vantagem do contrato de trabalho é a possibilidade de vir a ter subsídio de desemprego ao fim do tempo necessário de descontos.
Boa sorte e boa decisão.