Boa noite a todos,
é o seguinte, enquanto ainda não tinha a licenciatura recebia uma bolsa de investigação de ~380€ mensais algo como BI ou BIC.. desculpem mas não sei o termo correcto.
Actualmente já me encontro com a licenciatura visto que o meu curso não tem mestrado integrado. O contrato acaba este mês e o meu responsável está interessado em renovar contrato comigo mas diz que só está disposto a pagar na mesma os ~380€..
A questão é? Isto no sistemas de bolsas é possível? Sinto-me um bocado deslocado visto que a certas pessoas paga como licenciado e a mim apenas está disposto a pagar os 380€.
Desculpem as dúvidas.. Já procurei na FCT mas não encontro legislação sobre este assunto.
Cumprimentos e obrigado desde já.
Valor de Bolsa correcto?
Re: Valor de Bolsa correcto?
Há uma discussão à volta de uma questão semelhante a esta aqui
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3755
Creio que ao renovar, o valor da bolsa devia ser alterado de acordo com as tuas habilitações. Mas não sei se o orientador é de facto obrigado a o fazer.
Boa sorte.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3755
Creio que ao renovar, o valor da bolsa devia ser alterado de acordo com as tuas habilitações. Mas não sei se o orientador é de facto obrigado a o fazer.
Boa sorte.
Obrigado pela resposta,
pelo que pesquisei agora mesmo na FCT, o texto sugere que teria de ser pago mediante o meu grau que actualmente é de licenciado.
De qualquer maneira esta é uma questão muito delicada de ser abordada com o orientador.
No entanto, existe alguma linha própria para eu obter informações relativas a este assunto?
Acaba por ser um pouco ignorar o nosso grau académico, e se até isto for permitido nas instituições publicas quanto mais será no mercado exterior
..
Cumprimentos.
pelo que pesquisei agora mesmo na FCT, o texto sugere que teria de ser pago mediante o meu grau que actualmente é de licenciado.
De qualquer maneira esta é uma questão muito delicada de ser abordada com o orientador.
No entanto, existe alguma linha própria para eu obter informações relativas a este assunto?
Acaba por ser um pouco ignorar o nosso grau académico, e se até isto for permitido nas instituições publicas quanto mais será no mercado exterior

Cumprimentos.
Estas coisas já sabemos, o patrão quer sempre pagar menos e o empregado receber mais. É dúbio que seja obrigado a alterar o valor da bolsa durante a duração do contrato, mas ao renovar creio que devia ser alterado, creio que está aí uma situação de aproveitamento... Mas nota que ele pode perfeitamente simplesmente não renovar o contrato.
Os contactos da FCT, da respectiva página, são:
http://alfa.fct.mctes.pt/contactos.phtml
Tel: 213924300 (creio que do dep formação de recursos humanos)
info.bolsas@fct.mctes.pt (informações genéricas sobre bolsas)
Convém esclareceres qual o tipo de bolsa tens.
Boa sorte.
Os contactos da FCT, da respectiva página, são:
http://alfa.fct.mctes.pt/contactos.phtml
Tel: 213924300 (creio que do dep formação de recursos humanos)
info.bolsas@fct.mctes.pt (informações genéricas sobre bolsas)
Convém esclareceres qual o tipo de bolsa tens.
Boa sorte.
De acordo com os valores da página da FCT, a tua bolsa deve ser uma BIC - Bolsa de Iniciação Científica (385€ mensais)
Vê http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores
Boa sorte
Vê http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores
Boa sorte
Boa tarde,
obrigado novamente pela ajuda,
sim efectivamente é uma BIC..
Obviamente é uma situação muito delicada onde quem tem a perder é apenas o aluno "eu".
O problema é que se parecer ao meu orientador que andei a ver regras e chamar-lhe a atenção do que deveria ou não pagar muito sinceramente a relação irá ficar abalada.
Primeiro vou tentar ter a certeza se o pagamento é obrigatório de acordo com o escalão ou se é facultativo mediante critérios do orientador.
Eu apenas acho que a minha bolsa não é financiada pela FCT..
Supostamente é financiado por aqui: European Seventh Framework Program, Future and Emerging Technologies.
Não sei até que ponto a FCT tenha alguma coisa relacionada..
Cumprimentos.
obrigado novamente pela ajuda,
sim efectivamente é uma BIC..
Obviamente é uma situação muito delicada onde quem tem a perder é apenas o aluno "eu".
O problema é que se parecer ao meu orientador que andei a ver regras e chamar-lhe a atenção do que deveria ou não pagar muito sinceramente a relação irá ficar abalada.
Primeiro vou tentar ter a certeza se o pagamento é obrigatório de acordo com o escalão ou se é facultativo mediante critérios do orientador.
Eu apenas acho que a minha bolsa não é financiada pela FCT..
Supostamente é financiado por aqui: European Seventh Framework Program, Future and Emerging Technologies.
Não sei até que ponto a FCT tenha alguma coisa relacionada..
Cumprimentos.
Pode ser que a FCT esteja indirectamente envolvida na gestão desses fundos da UE (no fundo as bolsas "da FCT" são pelo menos parcialmente financiadas pela UE)
De qualquer das formas, mesmo que o teu orientador seja obrigado a subir a bolsa, não é obrigado a renovar o contrato, e chamares a atenção não ajudará a terem uma boa relação, como dizes. Se bem que, francamente, eu penso que se podes eventualmente aguentar a situação no curto prazo para não perderes a bolsa, parece-me um péssimo indício para uma relação a longo prazo, e eu pensaria muitas vezes antes de me meter numa bolsa mais aprofundada, ex. de doutoramento, com essa pessoa.
Seja como for, mesmo que assinem outro contrato para já, és livre de o rescindir a qualquer momento, sem devolver qualquer valor, desde que comuniques a rescisão com 30 dias de antecedência.
Se calhar é bom expores a situação ao núcleo do Apoio ao Bolseiro da ABIC: apoio@abic-online.org Supostamente eles vêm cá ao fórum, mas se calhar se mandares mail é + rápido.
De qualquer das formas, mesmo que o teu orientador seja obrigado a subir a bolsa, não é obrigado a renovar o contrato, e chamares a atenção não ajudará a terem uma boa relação, como dizes. Se bem que, francamente, eu penso que se podes eventualmente aguentar a situação no curto prazo para não perderes a bolsa, parece-me um péssimo indício para uma relação a longo prazo, e eu pensaria muitas vezes antes de me meter numa bolsa mais aprofundada, ex. de doutoramento, com essa pessoa.
Seja como for, mesmo que assinem outro contrato para já, és livre de o rescindir a qualquer momento, sem devolver qualquer valor, desde que comuniques a rescisão com 30 dias de antecedência.
Se calhar é bom expores a situação ao núcleo do Apoio ao Bolseiro da ABIC: apoio@abic-online.org Supostamente eles vêm cá ao fórum, mas se calhar se mandares mail é + rápido.
Ok obrigado uma vez mais,
segunda feira vou tentar informar-me junto da FCT e da ABIC e darei novidades.
Obrigado,
Cumprimentos.
segunda feira vou tentar informar-me junto da FCT e da ABIC e darei novidades.
Obrigado,
Cumprimentos.