projectos e segundo trienio

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

projectos e segundo trienio

Post by SUSYmodel »

...
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:23 pm, edited 1 time in total.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: projectos e segundo trienio

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Eu tenho um colega aqui no Instituto que teve um projecto e penso que é ele o IR. No entanto, sendo pós-doc e por isso não tendo vínculo à Universidade, tem de estar também um professor envolvido, que assume a responsabilidade financeira perante a Universidade (regras da Instituição).

Relativamente à renovação do primeiro triénio, não conheço os critérios. A minha foi renovada há uns meses e fizeram comentários sobre o trabalho desenvolvido.
Entre o pedido de renovação e a resposta passaram cerca de 2 meses e meio.

Tiago
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

...
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:23 pm, edited 1 time in total.
anavaldez
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University

Post by anavaldez »

Tiago,

Já agora, porque este ano terei que renovar para o segundo triénio, como foi? renovaram-te por mais 3 anos ou encurtaram? pelo que entendi na loja do cientista a tendência é para renovar, mas só de pensar naquele processo de renovação com 6 meses de antecedência fico meia louca. mas, pelo que dizes, o teu foi um processo relativamente rápido, não é? é que esse tempo a mim parece-me quase igual ao dos 60 dias necessários para submeter o pedido de renovação anual.

obrigada,

ana
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

O que foi dito é que a bolsa foi renovada para o segundo triénio, mas como acontece no 1º, a bolsa é anual, renovável ano a ano.
Se atendermos à indicação de 6 meses de antecedência e ter recebido a resposta ao fim de pouco menos de três, foi rápido. Mas como submeti o pedido muito tarde (faltavam menos de 6 meses...), pareceu-me até bastante tempo :)
Mas o processo é demorado, mas não é nenhuma complicação. É quase equivalente às antigas renovações anuais, em que tinhas de preparar relatório. Assim, o que fiz foi preparar o relatório de actividades realizadas atendendo ao plano que tinha proposto, com indicação de publicações e comunicações. Depois, preparei o plano de trabalhos para o triénio seguinte, que se relaciona com o primeiro triénio, mas não precisa de ser a continuação óbvia. Para além disso, é necessário o parecer do orientador a dizer que és boa pessoa e bom trabalhador :), e no qual eu acho importante haver referências concretas ao trabalho realizado e à sua relevância e também ao plano que se propoe realizar no triénio seguinte e à importância desse plano para a estratégia científica do grupo de investigação.

Boa sorte.
Tiago
anavaldez
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University

Post by anavaldez »

Tiago,

obrigada pela resposta.
já agora, desculpa perguntar: mas se entregaste os papéis atrasados relativamente aos 6 meses pedidos, deram-te a resposta mais ou menos na mesma altura em que costumam dar a da renovaçao anual, não? ou com quanto tempo antes do fim do teu ano de bolsa? (tu desculpa, mas é que eu penso sempre em vistos....)

ana
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Quando veio a resposta a bolsa já tinha acabado há umas semanas... o que dá para perceber que entreguei as coisas mesmo muito tarde :(
Na altura, havia outras tarefas a que tive de dar prioridade e o pedido de renovação foi ficando... ainda bem que correu tudo bem, mas não recomendo a ninguém ;)
Se tens vistos para tratar, resolve isto com tempo, ou seja, respeita os 6 meses, para teres uma resposta um tempo antes do fim do 1º triénio. E depois vai perguntando se já têm resposta...

Boa sorte.
Tiago
estronca
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CNC Universidade Coimbra

Post by estronca »

Olá Tiago,

Eu estou no processo de renovação do trienio (aliás já o devia ter feito há um mês para estar dentro do prazo recomendável). Enviaste esses documentos todos via carta ou foi tudo via email? Pergunto isto porque tenho feito as outras renovações por email e tem funcionado bem, e uma colega minha fez a renovação por carta e o processo atrasou.

Sobre o projecto para o novo triénio, há algumas regras para a sua escrita? Tipo limite de caracteres ou coisas do género? No regulamento não referem grande coisa sobre isso, apenas referem o que é necessário enviar, por isso suponho que não haja limitação alguma.

Obrigado

Luís
Luís Estronca
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Eu enviei por carta porque o meu relatório tinha imagens que fizeram o ficheiro ficar demasiado pesado (mais do que 10MB), impossibilitando o envio por e-mail.
Devia haver maneiras de copiar as imagens reduzindo o tamanho, mas na altura foi o que consegui...

Relativamente ao plano de trabalhos, segui um modelo equivalente ao da candidatura inicial: abstract, objectivos e tarefas.

Tiago
estronca
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CNC Universidade Coimbra

Post by estronca »

Ok.

Vou fazer o mesmo. Depois vejo se consigo mandar por email ou se tenho de mandar por carta também, mas suponho que vá ter o mesmo problema que tu, pois vou por imagens de confocal e de microscopia electronica que são "pesadinhas".

Obrigado pela rápida resposta.

Luís
Luís Estronca
Post Reply