pedido de renovação de BD por email?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
givaz
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: TCD

pedido de renovação de BD por email?

Post by givaz »

Olá!
Escrevo este tópico com alguma relutância pois preciso mesmo que alguém me confirme que isto é possível, senão estou um pouco lixada!
Então, preciso de renovar a minha bolsa (entrar no segundo ano) e precisava de ter pedido a renovação até 1 de Janeiro de 2011, mas tive dois problemas, o primeiro foi que não consegui ter os documentos do orientador e co-orientador a tempo e depois fiquei doente (ainda estou em casa, já lá vão quase 3 semanas).
Liguei então para a FCT onde me informaram que o pedido pode ser submetido por email (desde que em anexo fossem todos os documentos necessários) a id.bolsas@fct.mctes.pt.
Fiz como me foi pedido e submeti o pedido dia 12 de Janeiro, mas agora estou com receio que não me aceitem o pedido sem os documentos originais. Como todos sabemos o que a fct diz ao telefone nem sempre corresponde à verdade e há muitos funcionários que respondem o que queremos ouvir para nos despachar.
Por isso há alguma alma caridosa que me pode confirmar que a renovação da bolsa pode ser submetida por este meio?
Desde já obrigado,
Gi
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Re: pedido de renovação de BD por email?

Post by João »

Viva Gi,

Eu fiz sempre o pedido da renovação da BD por email. Para tal basta enviares o teu pedido de renovação e o parecer do orientador apoiando a renovação da bolsa. Após o teu orientador assinar o parecer fazes um scanner e envias por pdf para a FCT. Nunca tive problemas com o facto de fazer o pedido de renovação por email. Não te esqueças de no assunto no email indicar claramente a tua referência da BD senão aí eles podem nem olhar para o email (BD SFRH/BD/xxxxx/xxxxx).

Cumprimentos,
João
PhD
givaz
recém-chegado
recém-chegado

Post by givaz »

Olá João!
Obrigdo pela tua resposta tão rápida.
Tenho mais 2 perguntas:
1. Eviei o meil com o título:
URGENTE - Pedido de renovação de BD nº xxxxx/2009
Achas que não me vão responder?
2. Normalmente quanto tempo demoram a confirmar a recepção do pedido e/ou a confirmação da renovação?

Gi
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Apesar de não teres usado o formato standard para a identificação da Bolsa, é pouco provável que descartem o email, a não ser que tenham o sistema automatizado...

O tempo médio de resposta da FCT que tenho observado é de cerca de 1 semana e meia a 2 semanas (ou seja, cerca de 7 a 10 dias úteis).

Desde que tenhas enviado o parecer favorável do orientador, não deves ter problemas.
João
University/ Institute: University

Post by João »

Geralmente não me respondem aos emails que envio a pedir a renovação. Como peço cerca de 2 meses antes da renovação da bolsa quando chego a Janeiro (data de início da bolsa) recebo o dinheiro normalmente.

Cumprimentos,
João
PhD
nitta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: INESC Porto

Post by nitta »

givaz wrote:Olá João!
Obrigdo pela tua resposta tão rápida.
Tenho mais 2 perguntas:
1. Eviei o meil com o título:
URGENTE - Pedido de renovação de BD nº xxxxx/2009
Achas que não me vão responder?
2. Normalmente quanto tempo demoram a confirmar a recepção do pedido e/ou a confirmação da renovação?

Gi

Olá,

Também enviei por email o pedido de renovação da minha bolsa no formato que o João referiu. De qualquer forma não me parece que não considerem o teu email no modo que enviaste...
Quanto à confirmação, não recebi nenhuma. Já fiz o pedido depois da data de inicio da bolsa, em Dezembro passado. Isto fez com que não recebesse bolsa em Dezembro mas apenas agora em Janeiro com retroactivos. Durante todo o mês de Dezembro não recebi qualquer email de confirmação da recepção do pedido de renovação. Apenas tive noticias da FCT aquando o pagamento em Janeiro.
Partimos do principio que se não te disserem nada significa que está tudo bem, não??....
givaz
recém-chegado
recém-chegado

Post by givaz »

Phew, estou muito mais descançada, mas de qualquer maneiro, acho que vou ligar para a FCT a ver se me podem dizer alguma coisa. Espero que as duas semanas de atraso não tenham tido nenhuma repercussão porque estou mesmo muito dependente da bolsa em Março!
givaz
recém-chegado
recém-chegado

Post by givaz »

Olá a todos.
Só um update . Ontem recebi a carta a confirmar a renovação da bolsa. Pensei que ia demorar muito mais tempo! Estou agradavelmente surpreendida com a rapidez da FCT.
gracabrotas
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Instituto de Telecomunicações

Post by gracabrotas »

Olá a todos!

Só para contar como correu comigo. Enviei o e-mail a pedir a renovação da bolsa no dia 17 de Fevereiro já à noite (deviam ser cerca das 22:30), juntamente com o parecer do orientador.

Ontem, dia 22, recebi a carta da renovação, com carimbo do dia 18 de Fevereiro!!! :)

É bom ver que na FCT ainda há processos rápidos ou que estão a fazer um esforço para que as esperas não sejam tão longas como estávamos habituados!

:)
Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UTAD

Post by Queentrix »

O data de renovação da minha bolsa também já está a chegar. Gostaria de saber que documentos submeteram? Explico: No site vejo indicação de uma carta + parecer do orientador.
Gostava de saber se essa carta, é apenas um curto texto a indicar o assunto e pedido ou se deve ser um género de relatório de actividades? E quanto ao parecer, pode/deve ser apenas do orientador ou também dos restantes co-orientadores?

Obrigada
givaz
recém-chegado
recém-chegado

Post by givaz »

olá! eu enviei uma carta a dizer que tinha completado uns módulos e que tinha começado com o trabalho laboratorial. os orientadores deram-me cartas a dizer que eu era boa aluna, que tinha cumprido o trabalho a que me tinha proposto e que a bolsa era essencial para continuar o trabalho. e foi só!
Claro que tens que ser tudo assinado e com papel timbrado da universidade etc.
Fazes um scan e envias para o mail.
espero ter ajudado a esclarecer a tua dúvida.
Gi
Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UTAD

Post by Queentrix »

Parece-me então um processo bastante simples. Obrigada
Post Reply