Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rutegard
cientista sempre presente
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by Rutegard »

jgaspar wrote:O artigo do The Economist é sinistro, mas absolutamente real. No que toca às Ciências Humanas, sobretudo em determinadas áreas consideradas sem interesse prático (como a minha), é um reflexo exacto do que acontece em Portugal. Não há mercado para um doutorado nem nas universidades nem no tecido empresarial. O Pos-Doc surge como o único caminho.
Eu sei do que falo - é esta a minha situação actual! Tenho estado todos estes meses ansiosa à espera dos resultados. Quero prosseguir com o meu trabalho e com o que gosto de fazer. Mas não consigo deixar de pensar se este não será o momento de escolher outro caminho. Daqui a 6 anos, quando estiver perto dos quarenta, e acabar o Pós-Doc. quem dará emprego a alguém que não tem experiência prática de nada? Será que daqui a 6 anos terei possibilidade de ser contratada por uma universidade?

Nos últimos dias, têm-se falado aqui de bolseiros "emocionais" e houve alguém que considerou que não fica bem a um cientista ter emoções. A esse alguém só posso dizer: aqui não estão em causa apenas "bolsas", estão vidas, família, sobrevivência, sonhos e projectos. E um bom cientista precisa de ter tudo isto!

é a chamada estabilidade!! coisa que falta por estes lados. é uma tristeza a situação com que são tratados os cientistas de Portugal!! uma vergonha!
edbrito
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by edbrito »

Rutegard wrote:acabei de ver um homem a levar um pontapé correspondente a uma força de embate de 500 kilos nos tintins e ficou normalíssimo :|
Conheço o vídeo! Não pensei que tal coisa fosse possível!

Mas o gajo treinou para isso durante anos...! Que idiota! :smt005
Já agora, esse programa é só pseudo ciência... Irrita-me profundamente algumas das coisas que eles fazem. Num programa estiveram a ver qual seria a arte marcial que tinha o soco mais potente e meteram um chinês de 50kg do kung fu a ser comparado com um boxer que aparentava ter uns 100kg, entre outros tipos. Não faz sentido comparar com esses parâmetros...
Oh hai Image
Rutegard

Post by Rutegard »

edbrito wrote:
Rutegard wrote:acabei de ver um homem a levar um pontapé correspondente a uma força de embate de 500 kilos nos tintins e ficou normalíssimo :|
Conheço o vídeo! Não pensei que tal coisa fosse possível!

Mas o gajo treinou para isso durante anos...! Que idiota! :smt005
Já agora, esse programa é só pseudo ciência... Irrita-me profundamente algumas das coisas que eles fazem. Num programa estiveram a ver qual seria a arte marcial que tinha o soco mais potente e meteram um chinês de 50kg do kung fu a ser comparado com um boxer que aparentava ter uns 100kg, entre outros tipos. Não faz sentido comparar com esses parâmetros...

pois foi...quase uma vida a preparar-se para bater o record :| caso para dizer "get a life :P"

mas por isso é que é giro ver, para apanharmos estas falhas todas, tb encontro mtas :P mas aquilo é feito para ter audiências, não para ser 100% cientificamente correcto. infelizmente!
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Aveiro

Post by margarida oliveira »

mais um dia passou.... ao menos estamos mais perto de conhecer os resultados...
Rutegard

Post by Rutegard »

margarida oliveira wrote:mais um dia passou.... ao menos estamos mais perto de conhecer os resultados...
é o lado positivo da coisa....
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

Post by margarida oliveira »

Rutegard wrote:
margarida oliveira wrote:mais um dia passou.... ao menos estamos mais perto de conhecer os resultados...
é o lado positivo da coisa....
esforcei-me por isso... :cry:
sgsilva
cientista regular
cientista regular

Post by sgsilva »

Bem... Este fórum esmoreceu completamente!! Como compreendo as razões! :(
Até amanhã colegas de desespero! Amanhã é um novo dia! :smt006
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

jgaspar wrote:O artigo do The Economist é sinistro, mas absolutamente real. No que toca às Ciências Humanas, sobretudo em determinadas áreas consideradas sem interesse prático (como a minha), é um reflexo exacto do que acontece em Portugal. Não há mercado para um doutorado nem nas universidades nem no tecido empresarial. O Pos-Doc surge como o único caminho.
Eu sei do que falo - é esta a minha situação actual! Tenho estado todos estes meses ansiosa à espera dos resultados. Quero prosseguir com o meu trabalho e com o que gosto de fazer. Mas não consigo deixar de pensar se este não será o momento de escolher outro caminho. Daqui a 6 anos, quando estiver perto dos quarenta, e acabar o Pós-Doc. quem dará emprego a alguém que não tem experiência prática de nada? Será que daqui a 6 anos terei possibilidade de ser contratada por uma universidade?

Nos últimos dias, têm-se falado aqui de bolseiros "emocionais" e houve alguém que considerou que não fica bem a um cientista ter emoções. A esse alguém só posso dizer: aqui não estão em causa apenas "bolsas", estão vidas, família, sobrevivência, sonhos e projectos. E um bom cientista precisa de ter tudo isto!
É verdade que o artigo é um "pouco" pessimista e de certa maneira realista... No entanto, é preciso olhar para a realidade de cada país.
É verdade que em determinados locais o doutoramento poucas mais valias trás a quem já tem um mestrado... No entanto, quando comparamos os mestrados existentes em Portugal com os de outros países Europeus ou dos EUA, chegamos à conclusão que mestrados interessantes e verdadeiramente específicos numa área é coisa que não existe no nosso país. Por isso resta ao estudantes ir para fora (e muitas vezes só mesmo nos EUA) durante o período do mestrado e na grande maioria dos casos com todos os encargos da parte do estudante, ou fazer doutoramento no nosso país (ou fora) e ainda com possibilidade de conseguir uma bolsa para financiar os estudos.
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Post by Echuu »

DC wrote:

É verdade que o artigo é um "pouco" pessimista e de certa maneira realista... No entanto, é preciso olhar para a realidade de cada país.
É verdade que em determinados locais o doutoramento poucas mais valias trás a quem já tem um mestrado... No entanto, quando comparamos os mestrados existentes em Portugal com os de outros países Europeus ou dos EUA, chegamos à conclusão que mestrados interessantes e verdadeiramente específicos numa área é coisa que não existe no nosso país. Por isso resta ao estudantes ir para fora (e muitas vezes só mesmo nos EUA) durante o período do mestrado e na grande maioria dos casos com todos os encargos da parte do estudante, ou fazer doutoramento no nosso país (ou fora) e ainda com possibilidade de conseguir uma bolsa para financiar os estudos.
Não sei de que área és, ou se te referes a alguma área específica naquilo que dizes, ou se te referes apenas a mestrados de Bolonha, mas a minha experiência não está de acordo com o que dizes.
O meu mestrado (pré-Bolonha) foi tão específico quanto um doutoramento poderia ser em 2 anos. Que é como quem diz, foi numa área específica.
Se é por causa do título do mesmo (Mestrado em Biologia Molecular e Genética), então um Doutoramento também não é específico (por ex., Doutoramento em Genética Molecular).
Mas lá está, pode ter a ver com a área, não sei...
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

Echuu wrote:Não sei de que área és, ou se te referes a alguma área específica naquilo que dizes, ou se te referes apenas a mestrados de Bolonha, mas a minha experiência não está de acordo com o que dizes.
O meu mestrado (pré-Bolonha) foi tão específico quanto um doutoramento poderia ser em 2 anos. Que é como quem diz, foi numa área específica.
Se é por causa do título do mesmo (Mestrado em Biologia Molecular e Genética), então um Doutoramento também não é específico (por ex., Doutoramento em Genética Molecular).
Mas lá está, pode ter a ver com a área, não sei...
Por aquilo que tive oportunidade de observar entre a exigência pedida de acordo com o tempo que os alunos tinham para fazer Mestrado pré-bolonha e Mestrado de Bolonha... os Pré-Bolonha eram muito mais exigentes e específicos e trabalhosos.

Eu sou pré-bolonha, e o meu trabalho final de licenciatura estava mais elaborado e trabalhoso do que uma tese de mestrado de bolonha na mesma área, a que tive oportunidade de acompanhar o trabalho prático e assistir à defesa
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Post by Echuu »

Pois, acredito.
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

Echuu wrote:Pois, acredito.
Não estou com isto a querer dizer que antes de Bolonha é que era bom.

Sei de muitos casos que para bolsas de investigação, dão preferência a candidatos pré-Bolonha!
Quanto ao nível de exigência, eu vejo por miudos a quem já dei explicação que o nível de exigência é completamente diferente do que tinhamos há uns anos atrás
edbrito
investigador em formação
investigador em formação

Post by edbrito »

Rutegard wrote:pois foi...quase uma vida a preparar-se para bater o record :| caso para dizer "get a life :P"

mas por isso é que é giro ver, para apanharmos estas falhas todas, tb encontro mtas :P mas aquilo é feito para ter audiências, não para ser 100% cientificamente correcto. infelizmente!
Ou "Get some balls!" :P

A parte do não ser 100% cientificamente correcto... Nem 50% é :P E depois é os "peritos" que arranjam. Lembro-me de haver lá um gajo de kobudo a dar com um bo, com técnica péssima, e a bater com a parte junta ao eixo de rotação em vez da ponta...! Obviamente partiu o bo em duas ou 3 cacetadas.

Arghhh. Irrita-me tanto esse programa!

ltrfilipe wrote:Por aquilo que tive oportunidade de observar entre a exigência pedida de acordo com o tempo que os alunos tinham para fazer Mestrado pré-bolonha e Mestrado de Bolonha... os Pré-Bolonha eram muito mais exigentes e específicos e trabalhosos.

Eu sou pré-bolonha, e o meu trabalho final de licenciatura estava mais elaborado e trabalhoso do que uma tese de mestrado de bolonha na mesma área, a que tive oportunidade de acompanhar o trabalho prático e assistir à defesa
Eu sou de bolonha e acho que isso é muito relativo. Depende da área, da universidade e em particular e muito importante, dos orientadores. Eu nem 1 ano tive e consegui publicar 3 artigos com o trabalho que fiz...! Deu trabalho mas é possível fazer-se algo com certa qualidade mesmo com estes limites temporais que bolonha impõe.

E se alguém quiser citar os meus artigos ou a tese, estejam à vontade. Aliás, até vos dou o bibtex delas, se precisarem. Não se inibam de pedir isso, a sério -_-
Oh hai Image
edbrito
investigador em formação
investigador em formação

Post by edbrito »

SAÍRAM!!!!!!!!!
Oh hai Image
carla moreira
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Vigo

Post by carla moreira »

Saíram?? O meu não saiu!
MIBCM
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UMCG

Post by MIBCM »

edbrito wrote:SAÍRAM!!!!!!!!!
Oh hai, hai... "tu é mau".... Oh hai, hai....
edbrito
investigador em formação
investigador em formação

Post by edbrito »

NO MEU APARECE! E APARECE BEM! WHOOOHOOO!

PS - Doutoramento, não pós-doc! A linha de corte para Engenharia electrotécnica e informática ficou em 3.9
Oh hai Image
Marinho
cientista regular
cientista regular

Post by Marinho »

Tenho bolsa, yupi. :D
edbrito
investigador em formação
investigador em formação

Post by edbrito »

Marinho wrote:Onde se vê a linha de corte???
Bem, eu vi pela tabela de resultados. O último a ter bolsa teve 3.900
Oh hai Image
Marinho
cientista regular
cientista regular

Post by Marinho »

edbrito wrote:
Marinho wrote:Onde se vê a linha de corte???
Bem, eu vi pela tabela de resultados. O último a ter bolsa teve 3.900
Eu vi na ficha de avaliação. Diz: "Nesta área científica as candidaturas com classificação superior ou igual a 4,17 estão propostas para concessão."
Locked