Bom dia,
concorri a esta demoradíssima 2ª fase e, mesmo que não consiga desta vez ,terei financiamento para começar o doutoramento lá para Março, tendo depois de voltar a concorrer a bolsa pela FCT ou outro.
Mas assaltou-me esta dúvida... posso concorrer a uma BD da FCT depois de já ter começado o doutoramento?
Não vejo nada contra, mas com a FCT nunca se sabe... Gostava de tirar a teima.
Obrigado.
pedir bolsa depois de começar o doutoramento
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Re: pedir bolsa depois de começar o doutoramento
Sim.
Há vários bolseiros nessa situação (eu incluído).
Há vários bolseiros nessa situação (eu incluído).
Uff.. obrigado!
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: Universidade de Vigo
Andamos todos tão desesperados no tópico de "Previsão de resultados da 2ª fase" que parece que já não lemos os outros tópicos.
Vou-te contar o meu caso, pois não deve haver muitos assim. Estive a trabalhar sempre até 9 meses do fim do doutoramento. Quando pedi BD em 2009 na 2ª fase, estava praticamente a terminar. Usufrí de bolsa de Jan 2010 a Novembro de 2010. Agora, aguardo ansiosamente os resultados da 2ª fase para BPD.
Vou-te contar o meu caso, pois não deve haver muitos assim. Estive a trabalhar sempre até 9 meses do fim do doutoramento. Quando pedi BD em 2009 na 2ª fase, estava praticamente a terminar. Usufrí de bolsa de Jan 2010 a Novembro de 2010. Agora, aguardo ansiosamente os resultados da 2ª fase para BPD.
Já agora, o contrário também pode acontecer? Alguém que inicie o doutoramento com bolsa, pode prescindir dela ao fim de um ano e continuar o doutoramento com outro financiamento sem ter de devolver o montante recebido?
Com certeza que sim, a FCT com certeza até agradece. Só é uma situação pouco usual.pipeta wrote:Já agora, o contrário também pode acontecer? Alguém que inicie o doutoramento com bolsa, pode prescindir dela ao fim de um ano e continuar o doutoramento com outro financiamento sem ter de devolver o montante recebido?
Podes eventualmente preferir suspender a bolsa, "just in case", e não prescindir dela por completo - pelo menos há uns anos isso era possível.
Informa-te junto da Loja do Cientista sobre o que terás de fazer.
Nota que devolver o dinheiro só em caso de incumprimento grave. Eles dizem explicitamente que desistir da bolsa (mesmo para largar o dout) não é considerado incumprimento.
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá Carla.carla moreira wrote:Estive a trabalhar sempre até 9 meses do fim do doutoramento. Quando pedi BD em 2009 na 2ª fase, estava praticamente a terminar. Usufrí de bolsa de Jan 2010 a Novembro de 2010. Agora, aguardo ansiosamente os resultados da 2ª fase para BPD.
Já agora, podes indicar aqui as propinas pagas pela FCT?
O teu último ano lectivo foi 2009/2010, ou cada ano lectivo correspondia a ano civíl? Pagaram a totalidade desse último ano lectivo?
Há vários colegas com dúvidas relativas ao pagamento de propinas pela FCT, nomeadamente se pagam a totalidade do ano lectivo no qual se dá o início da bolsa (mesmo que a bolsa só inicie já depois de esse ano se ter iniciado).
Obrigado.
Tiago