mudanca de orientador.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
The_Runner
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: MPI-CBG, Dresden

mudanca de orientador.

Post by The_Runner »

Ola pessoal, eu tenho um grande problema e precisava da vossa ajuda...
Neste momento estou a terminar o meu primeiro ano de doutoramento e estou infeliz com o meu laboratorio, o meu projecto. A relacao com a minha orientadora ja nao e das melhores e piora de reuniao para reuniao que temos. Com tudo isto estou desmotivado e estou seriamente a pensar mudar de orientador, para uma area diferente do que estou a fazer agora.

Eu gostava de saber a vossa opiniao se seria possivel mudar...
Obrigado pela ajuda.

Tiago
Last edited by The_Runner on Thu Dec 16, 2010 1:59 pm, edited 1 time in total.
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: mudanca de orientador.

Post by spca »

Viva.

Aconselho a que dês uma volta pelo fórum, há outros tópicos com discussão semelhante a esta, por exemplo: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3726
Possível mudar, à partida é, pois já houve quem mudasse. Resta-te saber como é possível e se se aplica ao teu caso concreto. Por ex. mudar dentro da mesma universidade imagino que será mais fácil burocraticamente do que mudar de instituição (mas se calhar será mais difícil achares quem te acolha na mesma instituição, e o ambiente pode ser mais desagradável).

Penso que é bom teres presente a existência de uma certa "depressão intra-doutoral", ou seja, é "normal" em meados do 1º - 2º ano do PhD estares descontente com o teu trabalho, orientador, etc. Penso que não deves tomar uma decisão dessas de uma hora para a outra, deixa passar um "tempinho", às vezes podes chegar à conclusão que a situação pode não ser tão "negra" como a pintas agora. Posto isto, se chegares à conclusão que de facto estás demasiado incompatível, quanto mais cedo mudares, melhor, até porque é possível que tenhas de começar de novo o trabalho, e independente das mudanças, a duração da bolsa não muda.

Caso chegues à conclusão que é de mudar, informa-te junto da FCT / loja do cientista, e dentro das possibilidades do teu caso concreto, tenta arranjar alguém que te acolha.
Post Reply