Equiparação de Pós Graduação a Mestrado

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
missDior
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Coimbra

Equiparação de Pós Graduação a Mestrado

Post by missDior »

Boas a Todos e parabéns por este fórum extremamente útil nos dias que correm.
Peço a quem puder me elucidar do seguinte.

Tenho Curso de Pós Graduação com duração de 2 anos e meio, em Sexologia Clínica. O conteúdo é extremamente exigente com 1 ano teórico, 1 ano prático (consultas semanais) e 3º ano para Tese/Dissertação.

Gostaria de saber a quem me devo dirigir caso queira equiparação a mestrado e o que é exigido.

Agradecia se me pudessem auxiliar

Muito Obrigada
missDior
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Equiparação de Pós Graduação a Mestrado

Post by nowikissyou »

Olá,

Para tentar obter a equivalência terás de falar numa universidade/faculdade que ofereça um Mestrado nessa área e perguntar se há alguma hipótese de reconhecerem, total ou parcialmente, a tua Pós-Graduação.

Dito isto, não sei se será possível a equivalência directa, já que os requisitos para uma Pós-Graduação são normalmente "inferiores" em algum modo aos de um Mestrado, mesmo se o curso for exigente como descreves, e mesmo que já tenhas defendido a tese.

No entanto, acho que terás boas hipóteses de ter equivalência pelo menos na parte teórica.

Assumindo que a instituição onde obtiveste a Pós-Graduação também oferece um Mestrado, eu começaria por aí, já que eles têm o dossier completo do teu aproveitamento e conhecem detalhadamente o conteúdo e requisitos da tua Pós-Graduação.

Não sei bem onde é que Sexologia Clínica se encaixa (Psicologia? Medicina?), mas podes também contactar a Ordem ou Associação Profissional respectiva e saber se existe algum outro mecanismo - duvidoso, pois se bem me lembro do Decreto-Lei referente ao Processo de Bolonha, apenas universidades podem conferir o grau de Mestre.

Boa sorte.
missDior
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Coimbra

Re: Equiparação de Pós Graduação a Mestrado

Post by missDior »

Olá Obrigada!

A Pós Graduação é-o porque não tem nenhuma faculdade na rectaguarda. É financiada e organizada por uma sociedade privada: Sociedade Portuguesa de Sexologia que, segundo me informaram, não o elevou a mestrado precisamente pela questão que descrevi.Mas dado o conteúdo, que sei ser muito superior ao pedido noutras instituições, considerava muito importante para mim ter equivalência a mestrado... Dado o grau de exigência é frustrante não o conseguir...

Obriagada!
Post Reply