Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Ana Rita Almeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 4
Registado: terça ago 17, 2010 4:30 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Resultados da candidatura a bolsas de doutoramento

Mensagem por Ana Rita Almeida »

Alguém me sabe dizer se já sairam os resultados da primeira fase de candidaturas das bolsas de doutoramento?

ifca
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 38
Registado: terça out 20, 2009 11:46 am
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados da candidatura a bolsas de doutoramento

Mensagem por ifca »

Ainda não saíram...

fredabic
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 18, 2010 10:19 am
University/ Institute: FMH

Re: Resultados da candidatura a bolsas de doutoramento

Mensagem por fredabic »

Estive a verificar há pouco e os resultados continuam por divulgar. Encontro-me, no momento, fora de Portugal, e por isso vejo-me impossibilitado de telefonar à FCT, para tentar saber quando é que os resultados se tornam públicos. Há uns dias, alguém escreveu neste site que tinha sido informado, ao contactar por telefone a FCT, que os resultados das candidaturas seriam divulgados, por princípio, em meados de Agosto. Hoje é dia 18 e portanto estamos a ultrapassar os "meados".
De facto, se as bolsas realmente já estiverem atribuídas, é verdadeiramente desagradável, continuarmos nesta ansiedade pungente. No entanto, o prazo para os resultados serem divulgados vai até a um máximo de 90 dias úteis, o que nos poderia conduzir a uma incerteza desgastante até final de Setembro.
Apelo a quem esteja em Portugal, e que possa usar um pouco do seu tempo para contactar a FCT, no sentido de procurar saber quando é que efectivamente haverá conhecimento público dos resultados e se os candidatos tornam-se informados através do envio de um email, a notificar o ocorrido, ou se necessitam de prescrutar o sítio da FCT para o saberem.
Ao entrarmos no sítio da FCT, se formos às FAQ é-nos indicado que os resultados das bolsas säo "afixados" na nossa conta criada, aquando do registo de candidatura, através do nosso usuário e respectiva senha. Já verifiquei a minha conta e os resultados encontram-se ausentes desta.

anaritavarela
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça jun 15, 2010 9:14 pm
University/ Institute: UAc

Re: Resultados da candidatura a bolsas de doutoramento

Mensagem por anaritavarela »

Viva,

Liguei agora para a FCT... dizem que não há estimativas para a divulgação dos resultados.

Em 2008 concorri na 2ª fase e fiquei a saber o resultado por email antes de por outro lado qualquer, por isso acho que mal começarem a sair, os candidatos vão-se manifestar aqui no fórum (eu vou;).

Paciência e caldos de galinha, pessoal...

Rita

fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: segunda ago 09, 2010 12:11 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Resultados da candidatura a bolsas de doutoramento

Mensagem por fmpgp »

Pois, fui eu que liguei para a FCT na semana passada, na altura disseram-me que sairiam em meados de Agosto. Ontem liguei disseram-me que estava para breve. Depois de visto esta útima msg de hoje, liguei e disseram-me que ainda não há qq previsão.. Acho que depende de quem atende.. Só nos resta irmos ligando e aguardando!!!

Deolinda
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: quarta ago 18, 2010 4:50 pm
University/ Institute: FLUL

Re: Resultados da candidatura a bolsas de doutoramento

Mensagem por Deolinda »

"Em princípio no final do mês" foi o que me disseram hoje...

julieta
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sexta set 24, 2010 8:09 pm
University/ Institute: uvigo

Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por julieta »

O número de vagas é igual para BD nacionais e no estrangeiro?

Há alguma forma de contactar com candidatos que ficaram na zona cinzenta de BD de Matemática? Para trocar ideias e tentar prever se terei possibilidade de ficar na 2a fase ou se, por outro lado, é melhor esquecer a bolsa.

Gostaria de saber também se há alguma previsão de maior ou menor número de bolsas atribuídas na 2a fase em relação à primeira.

rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
University/ Institute: ???

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por rui_barroselas »

as questões colocadas são bastantes interessantes...
julieta Escreveu:O número de vagas é igual para BD nacionais e no estrangeiro?
penso que isso não está contemplado em qualquer lado. Acho que as candidaturas são, ou pelo menos deveriam, ser avaliadas independentemente do local de realização do programa de trabalhos ser em Portugal ou no estrangeiro. o que está em questão é o mérito e não o local...contudo não sei responder com certezas.
julieta Escreveu:Há alguma forma de contactar com candidatos que ficaram na zona cinzenta de BD de Matemática?
Desconheço essa possibilidade. A FCT apenas disponibiliza o nome e a ordem dos candidatos e mesmo estas informações só são facultadas aos restantes candidatos. Apesar de ser um concurso público não disponibilizam a informação ao público em geral. Acho que é pena e que é uma forma de protecção...
Lanço aqui o desafio à ABIC para que diligencie junto da FCT de forma que nos próximos concursos as informações relativas à classificação dos candidatos de todas as áreas científicas sejam divulgadas publicamente e não apenas a cada um dos candidatos.
julieta Escreveu:Gostaria de saber também se há alguma previsão de maior ou menor número de bolsas atribuídas na 2a fase em relação à primeira.
apesar de também aqui não haver nada escrito que justifique este procedimento penso que, pelo que tenho lido aqui no fórum, há uma divisão relativamente homogénea do número de bolsas entre as duas fases do concurso. Alguns colegas afirmam que este ano parece que 'deixaram' mais bolsas para atribuir na 2ª fase. ou seja, foram mais limitados na atribuição de bolsas na 1ª fase.

julieta
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: sexta set 24, 2010 8:09 pm
University/ Institute: uvigo

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por julieta »

Muito obrigada pelas respostas! Deram-me um pouco de esperança num momento de ansiedade.

Os resultados da 2.ª fase só saem em Dezembro, certo?

nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 195
Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Localização: Baltimore, MD, USA

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por nowikissyou »

Tendo em vista o que tem acontecido em anos anteriores, sim, lá para inícios de Dezembro.

No entanto, o Regulamento dita até 90 dias úteis após o encerramento da fase de candidaturas.

ISofiaOliveira
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 23, 2010 12:49 pm
University/ Institute: Coimbra

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por ISofiaOliveira »

Olá

Só para dar esperança...O ano passado os resultados da segunda fase saíram dia 27 de Outubro.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Echuu »

ISofiaOliveira Escreveu:Olá

Só para dar esperança...O ano passado os resultados da segunda fase saíram dia 27 de Outubro.

Tão cedo?
O prazo de candidatura terminou quando?

Em 2008, os resultados saíram lá para Dezembro...

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por saragsilva »

1 de Setembro foi o prazo da 2ª fase de 2009 (se não estou enganada, não sei se depois deram mais uns dias). Fui confirmar porque tb estava convencida que tinha sido em Dez, mas não, recebi o mail com os resultados no dia 23 de Outubro.
Sara

fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: segunda ago 09, 2010 12:11 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por fmpgp »

Soube que as reuniões já terminaram! Alguém sabe quanto tempo demoram a definir a linha de corte?

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por saragsilva »

Já? Já? Já? Ai... isso quer dizer que alguém já sabe o meu futuro...eeeeeeeeeek! :-)
Mas já terminaram todas? Posso perguntar como soubeste? É que às vezes podem ter acabado umas e ainda estarem outras a decorrer...Ok, vou parar de fazer perguntas :-)
No ano passado disseram-me que quando as reuniões terminam, ainda há que fazer as listas, depois destas feitas o coordernador tem de as confirmar, depois de confirmadas seguem para serem homologadas pelo Ministro, e a partir daí é mesmo um questão de as despacharem outra vez para a FCT, pois mal as tenham é "automático"....
Pode ser rápido, ou não....pois tem de ser tudo feito ao mesmo tempo e umas áreas podem ser rápidas mas outras não...
Pensamento positivo! Que sera sera...eeeeeeeeeeeeeek

fmpgp
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 71
Registado: segunda ago 09, 2010 12:11 pm
University/ Institute: FCUP

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por fmpgp »

Através de avaliadores ou seja, soube que as reuniões foram na semana passada e esta. Se não terminaram faltam poucos dias.. Depois é como tu dizes, todo um processo burocrático!! Na primeira fase demorou um mês desde as reuniões até à divulgação. Como na segunda fase o processo é geralmente mais rápido, pode ser que saibamos antes.. Por outro lado, como os ministérios andam ocupados com o orçamento, a homologação pode ser mais demorada.

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por saragsilva »

Pois... a burocracia é que é gritante! Ainda por cima com estas confusões...argh
Ainda só é terça, no entanto, saber que já acabam esta semana é muito bom!!! Pensava que acabariam apenas muito mais tarde para ser sincera. Só duas semanas de avaliação? E o pessoal a esperar aos meses pelas respostas...
Bem olha, menos mal... :roll:
Vai dando notícias aí pelos teus agentes infiltrados 8) Obrigada por partilhares e a melhor das sortes se estiveres à espera!

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por saragsilva »

Fmpgp,
Estava aqui a pensar, disseste que na primeira fase demorou um mês desde as reuniões até aos resultados saírem. Só curiosidade, sabes por acaso se esse prazo de um mês começou a contar depois das reuniões acabadas, ou a partir do início das mesmas?
Não me cheira que saia em Outubro mesmo...mas eu sei lá!
Obrigada!
Sara

Ines_C
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 79
Registado: quarta ago 18, 2010 3:01 pm
University/ Institute: UC/CNC

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por Ines_C »

Ola Sara,

Eu acho que a 1a fase não é uma boa comparação. É que Agosto é mês de férias, e as coisas ficam paradas SÉCULOS! O concurso acabou a 15 de Junho, o Júri reuniu-se em meados de Julho, as listas foram feitas e no fim do mês/inicio de Julho foram enviadas para o ministério para homologação, que só foi feita no inicio de Setembro! Eu tenho a sensação que os resultados foram divulgados no próprio dia da homologação, mas no máximo demoraram 2-3 dias.

Se quiserem acompanhar essa odisseia, vejam as 3 primeiras pags deste tópico:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 53&start=0

Normalmente as coisas na 2a fase não demoram tanto (o ministro não está de férias, pois não? :P). Mas o que eu aconselho, por experiência própria, é terem calma e convencerem-se que, uma vez que as reuniões acabaram na semana passada (e eu também vi membros do júri de painéis de avaliação a regressarem aos laboratórios) ainda vai demorar 3 semanas, 1 mes até sairem os resultados...

Boa sorte a todos ;)

saragsilva
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 610
Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
University/ Institute: porto

Re: Previsões de resultados da 2.ª fase

Mensagem por saragsilva »

Obrigada Inês!
Pois tens toda a razão, é esperar mesmo e desligar. Eu tb acho que devem sair para meados de Novembro, mas não sabia que acabavam hoje as reuniões. Custa é saber que hoje o meu futuro (com a FCT) fica escrito mas ainda vou ter de esperar imenso para saber qual é. Mas as regras do jogo são mesmo assim e há que aceitar e mais nada. O que me vale é que ando entretida com outros projectos, e o facto deste ser o segundo ano em que tento a BPD ajudou-me imenso a encarar todo este processo com mais calma, naturalidade e menos desespero. No entanto, é impossível uma pessoa desligar-se disto completamente. Se fosse mosca ia lá ver…ai ia ia! :D
Sara

Bloqueado