Área científica

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
HRebelo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UÉ-CIDTFF

Área científica

Post by HRebelo »

Olá,

Recebi uma BD em História da Ciência, onde me proponho fazer um estudo sobre o ensino das ciências experimentais. O plano de trabalhos centra-se muito na área da educação, e o centro de acolhimento também é um centro de estudos em educação, bem como os orientadores.

Deverei inscrever-me obrigatoriamente em doutoramento em História da Ciência ou posso inscrever-me num doutoramento em Educação (no qual já fui aceite), na especialidade de História da Ciência?

Será melhor enviar um parecer do orientador, quando lacrar a submissão dos documentos, indicando que o doc. em Educação é o mais adequado? (acrescento que nada será alterado no que foi avaliado pela FCT).

Obrigado!
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Área científica

Post by nowikissyou »

Existem situações onde não é clara qual a área científica preponderante, e acho que a tua é uma delas. No entanto, devido à repartição não-equitativa das BDs pelas diferentes áreas, penso que tens de te matricular no Programa Doutoral na área que indicaste na candidatura.

No entanto, podes sempre efectuar um requerimento à FCT para mudar, e acompanhado da tal carta do Orientador, o mais provável é que seja aceite.

Não me parece que seja o teu caso, mas se a FCT permitisse que os candidatos mudassem livremente, poderia dar azo a prevaricações (obter a bolsa numa área pouco concorrida e mudar para outra onde seria mais difícil obter a bolsa em primeiro lugar).

Boa sorte.
HRebelo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UÉ-CIDTFF

Re: Área científica

Post by HRebelo »

Olá, :)

Obrigado pelas tuas palavras. Também me parece que me irão permitir inscrever neste doutoramento (fui o primeiro seleccionado, e não tenho condições económicas de o frequentar sem bolsa), na altura estava muito indeciso, mas agora, devido à possibilidade de seguir carreira Universitária nas Ciências da Educação, é muito mais vantajoso este doc.

Tens razão em relação à mudança de área científica, e acho que como tenho nota para bolsa em ambas não haverá problema, porque como dizes, e muito bem, em algumas situações não é evidente a área principal...

Decidi lançar este post na esperança de saber se já alguém o tinha conseguido. Bem, eu depois deixarei aqui o resultado.

Abraço a todos os (tantas vezes injustamente menosprezados...) bolseiros!
Post Reply