Renovação de Bolsa de Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Nephasto
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP

Renovação de Bolsa de Doutoramento

Post by Nephasto »

Boas,

Sou estudante de doutoramento na FEUP desde Novembro de 2009, ao abrigo de uma BD da FCT.
Tendo em conta que faltam cerca de 2 meses para o fim do primeiro ano de bolsa, tenho agora de fazer o pedido de renovação de bolsa (até já devia ter feito, creio eu), pelo que gostaria de saber exactamente o que tenho de enviar e para onde devo enviar esse pedido.

Pelo que li no regulamento, basta enviar um breve relatório da minha actividade neste primeiro ano acompanhado pelo parecer do orientador a recomendar a renovação da bolsa. É só isto, ou devo enviar algo mais?

E para onde devo enviar este pedido? Por mail para a FCT (para que endereço)? Ou por carta registada, ou assim?

Desde já obrigado pelas vossas respostas e ajuda!

Cumprimentos,

Luís
rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: ???

Re: Renovação de Bolsa de Doutoramento

Post by rui_barroselas »

Agora não é necessário o relatório. Basta um pedido teu, formal, acrescido do parecer do orientador.
Para evitar mal entendidos eu enviava sempre os pedidos de renovação por correio registado com aviso de recepção.
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Tal como já foi dito, basta um parecer formal do teu orientador a indicar que, até agora, cumpriste os objectivos do teu Plano e a solicitar a renovação da Bolsa.

Presumo que só se houverem alterações significativas no Plano é que o Orientador terá de as justificar com um relatório.
Nephasto
recém-chegado
recém-chegado

Post by Nephasto »

Muito obrigado pelas respostas! :)

Não sabia que não era preciso relatório, agora. Quando é que deixou de ser preciso?

Será que alguém me pode dar um exemplo do documento de pedido formal de renovação da bolsa?
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Acho que foi em 2008 que deixou de ser preciso o relatório.

Não existe nenhum modelo, mas basta uma carta dirigida aos recursos humanos da FCT onde o teu orientador expõe a tua situação no plano que te comprometeste seguir (tipo: concluiu a parte lectiva e iniciou a investigação) e onde refere o desejo/necessidade de renovar a bolsa (tipo: para permitir aplicar a totalidade do tempo no doutoramento, a renovação da bolsa da FCT é imprescindível para o aluno fulano de tal).

Não sei até que ponto é que a FCT liga ao "estilo" do relatório. Desde que sejas honesto quanto ao cumprimento do plano e à necessidade de renovação, não deves ter problemas.
Nephasto
recém-chegado
recém-chegado

Post by Nephasto »

Mas a carta envio para a morada do loja do cientista, indicando como remetente: "FCT - Recursos Humanos"?
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by nowikissyou »

Eu tenho mandado para a sede, Attn: Responsável pelas Bolsas de Doutoramento (http://alfa.fct.mctes.pt/contactos.phtml.pt), mas acho que vai tudo dar ao mesmo.

Talvez não seja o caminho mais directo, mas eles demoram tanto tempo a analisar/responder que um dia a mais passado em correio interno pouco impacto tem.
ascosta
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen

Post by ascosta »

Eu tenho enviado para a morada da qual recebi correspondência e até agora chegou tudo ao destino:

Departamento de Formação dos Recursos Humanos
Fundação para a Ciência e Tecnologia
FCT – Loja do Cientista
Av. D. Carlos I,124-J
1249-074 LISBOA
Portugal
Post Reply