Boa tarde a todos!
Sou estudante de Licenciatura e ao longo do passado ano lectivo iniciei a minha carreira de investigação, através de uma Bolsa de Integração na Investigação (BII). Dado ter gostado desta primeira experiência, este ano tinha planeado candidatar-me novamente a uma BII. Contudo, até agora a FCT ainda não abriu concurso nem me parece que vá abrir tão cedo...
Assim sendo, agradecia que me informassem quais as alternativas que existem neste momento para que eu possa continuar a trabalhar em projectos de investigação. De salientar que não me importo de colaborar voluntariamente em algum projecto, pois o que realmente pretendo é ganhar experiência científica. Será que se contactar algum grupo de investigação do meu interesse e manifestar a minha vontade de colaborar em algum projecto eles me aceitam?
Fico a aguardar respostas.
Obrigado.
Investigador enquanto estudante
-
- investigador em formação
- University/ Institute: CEB-UM
Investigador enquanto estudante
Fernando Oliveira
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Investigador enquanto estudante
Olá.fefo wrote: [...] não me importo de colaborar voluntariamente em algum projecto [...] Será que se contactar algum grupo de investigação do meu interesse e manifestar a minha vontade de colaborar em algum projecto eles me aceitam?
Também não sei nada das BII.
Relativamente ao interesse de grupos de investigação em voluntários, eu arriscaria que é certo que existe, já que constituis mão-de-obra gratuita

Assim, se tens esse interesse e há algum grupo no qual tenhas interese em trabalhar, contacta-os.
No entanto, deixa-me fazer umas ressalvas. Na minha opinião, esse grupo deve ser próximo do local das aulas, para não prejudicar o teu desempenho escolar. Por outro lado, uma vez que vais trabalhar, o que deveria acontecer é que te pagassem pelo trabalho que vais fazer. Neste sentido, podes sempre perguntar pela possibilidade de te darem uma bolsa do tipo BII no âmbito de um projecto de investigação. Deve ser possível, embora aqui os grupos interessados diminuam drasticamente

Boa sorte.
Tiago
-
Olá Tiago!
Muito obrigado pela tua resposta e pelos conselhos. É claro que gostava que o meu trabalho fosse remunerado mas, na impossibilidade de o ser, irei avançar na mesma com a minha iniciativa.
Cumprimentos,
Muito obrigado pela tua resposta e pelos conselhos. É claro que gostava que o meu trabalho fosse remunerado mas, na impossibilidade de o ser, irei avançar na mesma com a minha iniciativa.
Cumprimentos,
Fernando Oliveira
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá Fernando,
Estou na mesma situação tive uam BII este ano e gostava de continuar neste ou noutro projecto de investigação para ganhar experiência e para aprender, claro. A tua ideia é boa, no entanto a minha área é literatura e devem haver enos projectos.
Quanto às BII uma professora minha disse-me que os fundos da FCT para as BII acabaram... não sei se é verdade ou não... de qualquer forma não se podia ter uma BII na mesma universidade. Um aluno que já tenha tido uma Bolsa de Integração na investigação só pode voltar a tê-la numa universidade diferente.
Cumprimentos,
Diana Moura
Estou na mesma situação tive uam BII este ano e gostava de continuar neste ou noutro projecto de investigação para ganhar experiência e para aprender, claro. A tua ideia é boa, no entanto a minha área é literatura e devem haver enos projectos.
Quanto às BII uma professora minha disse-me que os fundos da FCT para as BII acabaram... não sei se é verdade ou não... de qualquer forma não se podia ter uma BII na mesma universidade. Um aluno que já tenha tido uma Bolsa de Integração na investigação só pode voltar a tê-la numa universidade diferente.
Cumprimentos,
Diana Moura
-
Olá Diana!
Antes de mais obrigado por deixares aqui o teu testemunho! Eu sei que não podia ter BII na mesma instituição, aliás isso está bem claro no regulamento. Mas a minha vontade era também fazer investigação noutra área e noutro local.
Quanto ao facto de a FCT não ter mais fundos para as BII acredito que seja uma explicação plausível. Contudo, enviei um mail à FCT e a resposta que obtive foi que estavam a aguardar autorização para abertura de concurso. Se este se vai concretizar ou não, não faço ideia... Na minha opinião, acho contraditório um Governo que diz constantemente apostar na Ciência, acabar com o apoio a este tipo de bolsas, que constituiam sem dúvida um grande estímulo para os jovens enveredar pela carreira de investigação.
De qualquer forma, na minha área (Ciências Biológicas) existem imensos projectos, e o mais difícil é mesmo escolher! Estou agora a efectuar pesquisas sobre alguns grupos de investigação do meu interesse e espero que estejam interessados na minha colaboração. Quanto a ti, acho que se tens vontade de continuar a fazer investigação não deves abdicar disso. Procura algum grupo do teu interesse e colabora com ele nem que a título voluntário. Acho que é uma experiência que enriquece o nosso curriculo e, sobretudo, nos enriquece intelectualmente.
Boa sorte. Cumprimentos,
Antes de mais obrigado por deixares aqui o teu testemunho! Eu sei que não podia ter BII na mesma instituição, aliás isso está bem claro no regulamento. Mas a minha vontade era também fazer investigação noutra área e noutro local.
Quanto ao facto de a FCT não ter mais fundos para as BII acredito que seja uma explicação plausível. Contudo, enviei um mail à FCT e a resposta que obtive foi que estavam a aguardar autorização para abertura de concurso. Se este se vai concretizar ou não, não faço ideia... Na minha opinião, acho contraditório um Governo que diz constantemente apostar na Ciência, acabar com o apoio a este tipo de bolsas, que constituiam sem dúvida um grande estímulo para os jovens enveredar pela carreira de investigação.
De qualquer forma, na minha área (Ciências Biológicas) existem imensos projectos, e o mais difícil é mesmo escolher! Estou agora a efectuar pesquisas sobre alguns grupos de investigação do meu interesse e espero que estejam interessados na minha colaboração. Quanto a ti, acho que se tens vontade de continuar a fazer investigação não deves abdicar disso. Procura algum grupo do teu interesse e colabora com ele nem que a título voluntário. Acho que é uma experiência que enriquece o nosso curriculo e, sobretudo, nos enriquece intelectualmente.
Boa sorte. Cumprimentos,
Fernando Oliveira