Quero concorrer a uma bolsa de pós-doutoramento já em Setembro.
No entanto, pelo que li no regulamento da FCT, para poder concorrer tenho de pelo menos já ter entregue a tese no departamento.
Ponto 6: "Para bolsas de tipo BPD são necessários os documentos referidos nas alíneas a) a f) do nº 3, bem como *documento comprovativo* de obtenção do grau de doutor ou *da entrega da tese de doutoramento* à universidade que lhe confere o correspondente grau, em data anterior à submissão da candidatura."
Ora o que acontece é que estou a terminar o meu PhD, mas tinha organizado os meus trabalhos para concluir e entregar a tese em Outubro.
Pelo que leio neste ponto do regulamento, teria de "apressar" tudo e entregar a tese também até ao início de Setembro - data limite da submissão dos projectos para bolsa pós-doc (uma dor de cabeça!).
Por outro lado, no mesmo regulamento um pouco mais à frente diz:
Ponto 9: "No caso de o candidato não conseguir obter os certificados mencionados nas alíneas a) do nº 3 até ao termo do prazo de candidatura, deve substituí-los por declarações da sua responsabilidade com o correspondente conteúdo, submetidas electronicamente e, em caso de concessão da bolsa, enviar à Fundação para a Ciência e a Tecnologia os certificados oficiais, logo que deles disponha."
Ou seja, fico com a impressão que este documento que certifica a entrega da tese não é assim tão importante no acto da candidatura. Mais importante é que o candidato reúna as condições necessárias caso lhe seja atribuída bolsa.
A minha questão:
Será que posso, tal como diz o regulamento, declarar (sob minha responsabilidade) que irei entregar a tese até 31 de Outubro e, caso me seja atribuída bolsa, então fornecer os documentos respectivos?
Na altura em que receber a resposta e caso tenha bolsa, meses depois, já tenho certamente os documentos necessários.
É que a diferença de 2 meses pode parecer pouca, mas para terminar uma tese e ainda redigir um projecto PD faz toda a diferença! Poderia terminar o PhD com um pouco mais de tempo e tranquilidade...
Alguém me pode ajudar ou sabe de uma situação semelhante?

Muito obrigada!!!