Bolsa pos doutoramento para estrangeiros...como funciona???

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
manecas
cientista sempre presente
University/ Institute: EHESS

Bolsa pos doutoramento para estrangeiros...como funciona???

Post by manecas »

ora viva, preciso de de saber o mais possivel sobre as exigencias para os estrangeiros que concorram a bolsas de pos doutoramento.
tenho um amigo ingles, vai com sessenta anos e boa carreira universitaria (professor) alguns livros e muitas conferencias, em suma uma bela carreira, e agora gostava de fazer ps doutoramento.
mas sendo ingles gostaria de saber o que precisa fazer para concorrer e quais as exigencias e chances para o seu caso...
muito obrigado pela vossa ajuda,
manecas
CARPE DIEM

o meu teclado é francês, por isso faço tantos "erros"...
luckglicer
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UEL

Re: Bolsa pos doutoramento para estrangeiros...como funciona

Post by luckglicer »

Olá Maneco,
Estou tentando concorrer a uma bolsa pela FCT para doutoramento. Sou brasileira, em início de carreira, mesmo assim considero que minhas possibilidades academicas são boas.
Entretanto, existe uma modificação importante no edital de seleção de 2010 para bolseiros. A FCT está exigindo o certificado de moradia permanente no momento de lacrar a candidatura. Sem esse documento a candidatura não será elegível para a avaliação científica, ficando assim fora do concurso.
Essa modificação deixou-me intranquila, estou fora de Portugal e tenho obrigações na universidade onde leciono até próximo a data de início das aulas do doutorado. Pelo que pude entender, o certificado de moradia é expedido apenas em Portugal. Não sei se o visto de estudante será aceito.
Espero que mais pessoas leiam a mensagem para conseguir alguma informação a respeito.
manecas
University/ Institute: EHESS

Post by manecas »

bem para dizer a verdade a minha questão diz respeito a bolsa pos-doutoramento,
mas de facto, para os dois casos a residência é exigida.
mas pedir residência não é muito difícil, basta "pagar" e mostrar que se tem "casa" em Portugal.
CARPE DIEM

o meu teclado é francês, por isso faço tantos "erros"...
luckglicer
recém-chegado
recém-chegado

Post by luckglicer »

Olá,
Pelo que eu pude entender, suas dúvidas dizem respeito às exigências acadêmicas e científicas. Estarei certa? Vejo que seu amigo não tem muito com que se preocupar.
Em contrapartida, acredito que as exigências quanto às formalidades de imigração são preocupantes para quem não está, ainda, em território português. Caso seu amigo já esteja aí, isso será resolvido facilmente, pelo que pude entender de sua resposta.
Contudo, estou procurando informações acerca de como conseguir o certificado de moradia estando eu aqui no Brasil e tendo em vista o prazo de inscrição do concurso de bolsas.
Não faço ideia de como obter esse documento sem sair do Brasil. Estive em contato com o consulado mais próximo da minha residência e apenas informaram quanto ao visto.
Não sei se meu caso terá alguma solução mais favorável. Pretendia participar da primeira rodade de avaliações, para poder contar com a bolsa logo que as aulas começassem.
Caso o certificado só seja emitido com a minha presença, terei que me candidatar a segunda rodada, dando entrada nos formulários bem no final do prazo (nada favorável).
Se alguém mais puder ajudar-me dando informações quanto aos prazos para conseguir a permissão, entre outros detalhes, ficaria muito grata!

Saudações!
ssneves
Sócios
Sócios
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Post by ssneves »

manecas wrote:ora viva, preciso de de saber o mais possivel sobre as exigencias para os estrangeiros que concorram a bolsas de pos doutoramento.
tenho um amigo ingles, vai com sessenta anos e boa carreira universitaria (professor) alguns livros e muitas conferencias, em suma uma bela carreira, e agora gostava de fazer ps doutoramento.
mas sendo ingles gostaria de saber o que precisa fazer para concorrer e quais as exigencias e chances para o seu caso...
muito obrigado pela vossa ajuda,
manecas
manecas wrote:bem para dizer a verdade a minha questão diz respeito a bolsa pos-doutoramento,
mas de facto, para os dois casos a residência é exigida.
mas pedir residência não é muito difícil, basta "pagar" e mostrar que se tem "casa" em Portugal.
Caro colega:

O meu primeiro conselho para qualquer candidato que deseje concorrer a uma bolsa da FCT (doutoramento ou pós-doutoramento) é que leia com atenção o edital do concurso e o regulamento das bolsas.
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2010
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml
Existe também uma versão em ingês para estes documentos:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 0.phtml.en
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.en

Esclareço desde já que a exigência de residência em Portugal (Artigo 17, ponto 1 do regulamento das bolsas) não se aplica aos candidatos a bolsa de pós-doutoramento (ver Art. 17, ponto 3 deste mesmo regulamento).
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 2010#art17

No regulamento de bolsas 2010, os candidatos a bolsa de doutoramento que sejam estrangeiros precisam de ter o estatuto de "residência permanente" (cidadãos da UE) ou "residente de longa duração" (cidadãos de países terceiros, i.e. não-UE) em Portugal. O estatuto de residente permanente ou de longa duração só pode ser adquirido por cidadãos estrangeiros que residam em Portugal há pelo menos 5 anos (consecutivos). E não, o estatuto de residência de longa duração não pode ser adquirido "pagando" - O colega "manecas" confunde "residência de longa duração" com o visto de residência (temporário) para estudo ou exercício de actividade profissional.
Se um candidato estrangeiro a bolsa de doutoramento não tiver o tipo de residência exigida no concurso de 2010, só poderá conseguir uma bolsa da FCT dentro de um programa oficial de parcerias internacionais (ler com atenção o Artigo 17, ponto 1, alínea c).

Em resposta às questões relativas ao candidato estrangeiro a um pós-doc em Portugal:
Antes de tudo, qualquer candidato a bolsa de pós-doc precisa de "arranjar" uma instituição portuguesa, e pelo menos um orientador nessa instituição, que esteja interessado em apoiar a sua candidatura e um plano de trabalhos para o pós-doutoramento. Se o orientador tiver experiência de concursos anteriores poderá dar-lhe indicações mais precisas de como preparar a sua candidatura a uma bolsa de pós-doutoramento e talvez lhe possa dar alguma ideia das suas hipóteses de sucesso. As exigências para candidatos a pós-doc estrangeiros e portugueses são semelhantes, mas variam consoante as áreas científicas. Portanto, são os investigadores da mesma área que melhor podem dar conselhos sobre o que é realmente importante numa candidatura a bolsa de pós-doutoramento em Portugal.

Cumprimentos,
Susana
luckglicer
recém-chegado
recém-chegado

Post by luckglicer »

Prezada Susana,
pelo o que eu pude entender, após ter lido a legislação, 80º e do artigo 125º da Lei nº 23/2007, de 4 de Julho, considero que não preencho as exigências de elegibilidade para concorrer a bolsa da FCT. Estarei certa ou não compreendi corretamente a legislação? Haveria ainda possiblidade para eu concorrer no edital aberto, no momento ?
ssneves
Sócios
Sócios

Post by ssneves »

luckglicer wrote:Olá,
Pelo que eu pude entender, suas dúvidas dizem respeito às exigências acadêmicas e científicas. Estarei certa? Vejo que seu amigo não tem muito com que se preocupar.
Em contrapartida, acredito que as exigências quanto às formalidades de imigração são preocupantes para quem não está, ainda, em território português. Caso seu amigo já esteja aí, isso será resolvido facilmente, pelo que pude entender de sua resposta.
Contudo, estou procurando informações acerca de como conseguir o certificado de moradia estando eu aqui no Brasil e tendo em vista o prazo de inscrição do concurso de bolsas.
Não faço ideia de como obter esse documento sem sair do Brasil. Estive em contato com o consulado mais próximo da minha residência e apenas informaram quanto ao visto.
Não sei se meu caso terá alguma solução mais favorável. Pretendia participar da primeira rodade de avaliações, para poder contar com a bolsa logo que as aulas começassem.
Caso o certificado só seja emitido com a minha presença, terei que me candidatar a segunda rodada, dando entrada nos formulários bem no final do prazo (nada favorável).
Se alguém mais puder ajudar-me dando informações quanto aos prazos para conseguir a permissão, entre outros detalhes, ficaria muito grata!

Saudações!
Olá "luckglicer":

Como expliquei na outra mensagem, o regulamento de bolsas de 2010 veio restringir ainda mais as hipóteses de candidatura a bolsa de doutoramento para cidadãos estrangeiros que não residem em Portugal. Na sua situação actual - cidadã estrangeira que não tem residência permanente ou de longa duração em Portugal - só poderá concorrer a uma bolsa de doutoramento da FCT dentro de alguma parceria oficial entre uma instituição (universidade) brasileira e outra portuguesa, ou nalgum programa oficial de cooperação entre os dois países. Não há nada que possa agora fazer para adquirir o estatuto de residência que a FCT exige, pois, como expliquei na outra mensagem, o estatuto de residência permanente ou de longa duração só pode ser pedido por alguém que resida em Portugal há pelo menos 5 anos. Por favor, leia os artigos 80, 125 e 126 da lei portuguesa que define este estatuto para cidadãos estrangeiros de países terceiros (Lei nº 23/2007, de 4 de Julho):
http://alfa.fct.mctes.pt/docs/L23_2007.pdf

Boa sorte na procura de financiameto (bolsa) para o seu doutoramento.
Susana
luckglicer
recém-chegado
recém-chegado

Post by luckglicer »

Prezada Susana,
a informação causou-me grandre desânimo. Pude acompanhar outros tópicos do fórum sobre o assunto e percebi o progressivo fechamento das possíbilidades de financiamento por parte de Portugal para os estudantes estrangeiros. A universidade onde atuo não dispõe de acordo com a universidade em que fui aceita em Portugal e acabei perdendo uma outra oportunidade quando foi oferecido o programa da União Européia, mesmo porque o programa da UE dá prioridade a candidatos de universidades com convênios. Esse não era o caso da instituição onde trabalho, muito menos na área de Humanidades...que a é minha área de atuação.
Se algém puder sugerir outras possíbilides de bolsas, mais voltadas para o meu perfil ficaria muito grata!

Cumprimentos!

Luck
ssneves
Sócios
Sócios

Post by ssneves »

luckglicer wrote:Prezada Susana,
a informação causou-me grandre desânimo. Pude acompanhar outros tópicos do fórum sobre o assunto e percebi o progressivo fechamento das possíbilidades de financiamento por parte de Portugal para os estudantes estrangeiros. A universidade onde atuo não dispõe de acordo com a universidade em que fui aceita em Portugal e acabei perdendo uma outra oportunidade quando foi oferecido o programa da União Européia, mesmo porque o programa da UE dá prioridade a candidatos de universidades com convênios. Esse não era o caso da instituição onde trabalho, muito menos na área de Humanidades...que a é minha área de atuação.
Se algém puder sugerir outras possíbilides de bolsas, mais voltadas para o meu perfil ficaria muito grata!

Cumprimentos!

Luck
Olá Luck:

Infelizmente para si, as regras do concurso de bolsas da FCT mudaram este ano.
Desconheço os programas de parceria entre o Brasil e Portugal, e também não conheço outras bolsas em Portugal às quais possa concorrer. Imagino que existam poucos programas deste tipo...

Boa sorte!
Susana
luckglicer
recém-chegado
recém-chegado

Post by luckglicer »

Obrigada por tudo Susana!
como dizemos por aqui,
Um abraço,

Luck
TheItalianMan
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Lisbon

Post by TheItalianMan »

Hello everybody,

First of all, Apologies for the redundancy of my questions, but I cannot translate your discussion properly.

I am an Italian student, I have been in Portugal since few months, and I would like to apply to FCT for a Doctoral Scholarship.

Obviously, I can acquire neither the "Permenent Residency" nor the "Long-term Resident Status" certificate. So, SEF cannot do anything for me. I can only have a residence certificate (I guess it is the temporary one) from Camera Municipal.

Hence, I would like you to confirm what I think I understood:
1) There is "Nothing" I can do in order to apply to FCT, isn't there ?
2) This year, "EVERY" non-Portuguese student, that have been in Portugal for less than 5 years, cannot apply for a Doctoral Scholarship, right ?

Thanks,
Bruno
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Hello.

As far as I know, you are right: you won't be able to apply for a FCT PhD grant.
The only option for non-portuguese students without permanent residency in Portugal (or equivalent) is to be under a cooperation agreement (article 17º, 1 ç from Regulamento: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml)

Tiago
Post Reply