Bolsa FCT / Licença sem vencimento / desemprego

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
investigadora_er
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: faculdade de arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Bolsa FCT / Licença sem vencimento / desemprego

Post by investigadora_er »

Boa noite!
Tive bolsa da FCT na segunda fase de 2009 e ainda não assinei o contrato. Como trabalho, há algumas dúvidas que se colocam...

Tenho 30 anos e trabalho há sete anos numa empresa, onde tenho um contrato sem termo. Uma vez que a bolsa pressupõe a dedicação exclusiva, colocam-se dois cenários possíveis:

Cenário 1. A obtenção de uma licença sem vencimento, durante o período em que a bolsa se encontre vigente.
neste caso, a dúvida consiste em saber, após a reintegração, quanto tempo terei que trabalhar até ter novamente direito a subsídio de desemprego.

Cenário 2. A minha apresentação de demissão junto da empresa.
O que pretendo saber é se o regime do seguro social voluntário, me garante algum direito a usufruir de subsídio de desemprego, caso no final do curso de doutoramento eu não consiga encontrar emprego.

Será que alguém já esteve ou está nesta mesma situação?
Como poderei infomar-me melhor?

Muito obrigada, desde já<!
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsa FCT / Licença sem vencimento / desemprego

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

O melhor será mesmo obteres os esclarecimentos na Segurança Social.

Em qualquer caso, deixo-te a minha opinião.
O seguro social voluntário, por si só, não dá direito a subsídio de desemprego. Assim, apesar de já teres descontos por um regime obrigatório de segurança social, acho que os descontos pelo SSV não terão influência. Assim, no segundo cenário eu diria que não terás direito a subsídio de desemprego (porque a situação de desemprego face à empresa foi voluntário e porque a bolsa não é considerada um emprego).
Assim, o primeiro cenário é o melhor, mas... pode ser uma realidade? Podes suspender a actividade e voltar passados 4 anos (ou mais) para a empresa, com lugar garantido?

Tiago
crmartins
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FPCEUC

Re: Bolsa FCT / Licença sem vencimento / desemprego

Post by crmartins »

Olá Investigadora_er

Encontrei agora o teu post...

Eu vivo uma situação semelhante à tua... se quiseres podemos trocar "informações".

possivelmente já terás tomado as tuas decisões... na altura eu não encontrei ninguém em situação semelhante...para poder partilhar informações e... angústias

acabei por pedir licença sem vencimento e, em princípio iniciarei a bolsa dia 1 de Maio (tenho o contrato na instituição onde trabalhava, suspenso por 4 anos)... ainda não sei como fazer relativamente à segurança social... se terei de pagar SVS ou não... tb terei de averiguar esta situação...

c
cm
Post Reply