Renovação de BD
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Canterbury Christ Church University
Renovação de BD
Olá!
Enviei o meu pedido de renovação (relatório e parecer incluídos) no início de Julho por email (sim, que a mim disseram-me que era preciso relatório....enfim...). A minha bolsa começou em Novembro de 2008. Pensei que já tivesse ouvido da FCT por estas alturas mas agora estive a ler alguns posts antigos que referem que geralmente eles só dizem algo no mês anterior à suposta renovação (o que muda a minha espera para meados de Outubro).
Alguém nesta situação ou que saiba algo sobre isto?
Obrigada!
Ah, não sei se é importante ou não mas o meu doutoramento é no estrangeiro...
Enviei o meu pedido de renovação (relatório e parecer incluídos) no início de Julho por email (sim, que a mim disseram-me que era preciso relatório....enfim...). A minha bolsa começou em Novembro de 2008. Pensei que já tivesse ouvido da FCT por estas alturas mas agora estive a ler alguns posts antigos que referem que geralmente eles só dizem algo no mês anterior à suposta renovação (o que muda a minha espera para meados de Outubro).
Alguém nesta situação ou que saiba algo sobre isto?
Obrigada!
Ah, não sei se é importante ou não mas o meu doutoramento é no estrangeiro...
Audaces Fortuna Juvat
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Renovação de BD
Afinal é mesmo necessário enviar o relatório de actividades?
Tinha ficado com a ideia de que, para as bolsas iniciadas este ano, não era preciso escrever o dito manuscrito...
Marlene Lopes
Tinha ficado com a ideia de que, para as bolsas iniciadas este ano, não era preciso escrever o dito manuscrito...
Marlene Lopes
Olá,
Em Junho renovei a minha bolsa. Entreguei:
- uma carta a pedir a renovação da bolsa.
- o parecer do orientador, que continha um resumo das actividades feita no ano passado que justificam trabalho feito e a renovação por mais um ano. Tamanho: 1 página.
Em Junho renovei a minha bolsa. Entreguei:
- uma carta a pedir a renovação da bolsa.
- o parecer do orientador, que continha um resumo das actividades feita no ano passado que justificam trabalho feito e a renovação por mais um ano. Tamanho: 1 página.
-
- University/ Institute: Universidade Aveiro
Olá.
Eu também não fiz um relatório, mas enviei em anexo os artigos que escrevi durante este ano de bolsa...
E o parecer do orientador, claro!
Cumprimentos,
Diana
Eu também não fiz um relatório, mas enviei em anexo os artigos que escrevi durante este ano de bolsa...
E o parecer do orientador, claro!
Cumprimentos,
Diana
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: University
Olá!
Na carta de pedido de renovação de BD deve ser mencionado apenas que pretendo renovar a bolsa por mais um ano ou é necessário descrever mais alguma coisa?
Cumprimentos,
Na carta de pedido de renovação de BD deve ser mencionado apenas que pretendo renovar a bolsa por mais um ano ou é necessário descrever mais alguma coisa?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Stockholm Uni
Olá a todos!
Eu estou numa situação semelhante. A minha bolsa deve ser renovada agora em Novembro. Eu mandei os papeis (sem relatorio) no fim de Agosto, e esperava já ter recebido confirmaçao da renovaçao, ou pelos menos alguma resposta!!! Mas nada!!
Alguem sabe de algo, ou esta na mesma situacao??
Obrigada,
Salomé
Eu estou numa situação semelhante. A minha bolsa deve ser renovada agora em Novembro. Eu mandei os papeis (sem relatorio) no fim de Agosto, e esperava já ter recebido confirmaçao da renovaçao, ou pelos menos alguma resposta!!! Mas nada!!
Alguem sabe de algo, ou esta na mesma situacao??
Obrigada,
Salomé
-
Olá a todos!
A FCT costuma aceitar renovações de BD fazendo o respectivo pedido por email para idbolsas@fct.mctes.pt?
Cumprimentos,
A FCT costuma aceitar renovações de BD fazendo o respectivo pedido por email para idbolsas@fct.mctes.pt?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
João wrote:Olá a todos!
Cumprimentos,
Bom dia,
Se alguém souber de algo relativamente à questão que coloco, por favor deixe opinião aqui no fórum.
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade de Lisboa
Eu fiz o pedido de renovação, entregando o requerimento e o relatório do orientador, e enviei por correio electrónico e por correio normal. No dia seguinte, recebi uma mensagem no meu e-mail a dizer que a FCT tinha eliminado a minha mensagem de correio electrónico e reclamei, por mail, para lá, enviando de novo os documentos. Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem que dizia que a FCT já tinha recebido os documentos, por mail e que iriam para o meu processo para análise e decisão. Por isso, não há problema em enviar o pedido por mail.João wrote:João wrote:Olá a todos!
Cumprimentos,
Bom dia,
Se alguém souber de algo relativamente à questão que coloco, por favor deixe opinião aqui no fórum.
Cumprimentos,
-
[quote="pauloalmeida
Bom dia,
Cumprimentos,[/quote]
Eu fiz o pedido de renovação, entregando o requerimento e o relatório do orientador, e enviei por correio electrónico e por correio normal. No dia seguinte, recebi uma mensagem no meu e-mail a dizer que a FCT tinha eliminado a minha mensagem de correio electrónico e reclamei, por mail, para lá, enviando de novo os documentos. Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem que dizia que a FCT já tinha recebido os documentos, por mail e que iriam para o meu processo para análise e decisão. Por isso, não há problema em enviar o pedido por mail.[/quote]
Obrigado Paulo!
Eu apenas enviei por mail no entanto a FCT não me respondeu a dizer se tinha recebido. Será que ouve algum problema ou simplesmente não responderam ao mail?
Cumprimentos,
Bom dia,
Cumprimentos,[/quote]
Eu fiz o pedido de renovação, entregando o requerimento e o relatório do orientador, e enviei por correio electrónico e por correio normal. No dia seguinte, recebi uma mensagem no meu e-mail a dizer que a FCT tinha eliminado a minha mensagem de correio electrónico e reclamei, por mail, para lá, enviando de novo os documentos. Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem que dizia que a FCT já tinha recebido os documentos, por mail e que iriam para o meu processo para análise e decisão. Por isso, não há problema em enviar o pedido por mail.[/quote]
Obrigado Paulo!
Eu apenas enviei por mail no entanto a FCT não me respondeu a dizer se tinha recebido. Será que ouve algum problema ou simplesmente não responderam ao mail?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- recém-chegado
Penso que não é hábito deles responderem ao mail. Apenas me responderam pois eu mostrei a minha indignação por ter recebido a mensagem a dizer que eles o tinham apagado sem o terem lido, pelo que corria o risco de eles não terem recebido o pedido de renovação. Foi nessa sequência que eles me disseram que tinham recebido os documentos.João wrote:
Obrigado Paulo!
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Paulo
Olá,
Detro em breve irei proceder ao pedido da minha renovação de bolsa. Por curiosidade:
1 - quando tempo costuma demorar a resposta?
2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?
Obrigada,
Detro em breve irei proceder ao pedido da minha renovação de bolsa. Por curiosidade:
2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?
Obrigada,
-
Olá Isabel,Isabel wrote:Olá,
Obrigada,
Eu solicitei a renovação da Bolsa no início de Outubro e no final de Novembro recebi uma carta da FCT a confirmar a renovação.
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- recém-chegado
Eu enviei o pedido de renovação de bolsa no início de Novembro e recebi a resposta com o deferimento do mesmo na 2ª semana de Dezembro. A FCT refere que é dada resposta até cerca de 15 dias antes do período de renovação da bolsa.Isabel wrote:Olá,
Obrigada,
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Eu diria que depende do tipo de renovação que estamos a falar.Isabel wrote:2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?
Se te referes à renovação anual de BD e BPD, eu diria que dificilmente não será consedida. A não ser que não tens trabalhado e/ou

Nota que agora não é preciso o relatório, pelo que a FCT só fica a saber se trabalhas ou não pelo que diz o orientador (e pelo que possas eventualmente dizer na carta de pedido de renovação...).
Se te referes à renovação de BPD para o segundo triénio, a história já é outra, pois implica reavaliação científica, com relatório de actividades realizadas e plano de trabalhos para o período seguinte. Na prática, parece ser quase uma candidatura, mas fora dos concursos normais... Neste caso, diz-se que não é muito fácil. Tenho colegas que conseguiram essa renovação há alguns anos, mas também já ouvi dizer que agora era complicado...
Tiago
Tiago, Paulo, João: obrigada pelas vossas respostas!
É efectivamente uma BD que pretendo renovar. Também tinha ideia que normalmente concederiam a renovação, e do "meu lado" (eu, meu orientador) não vejo qualquer problema na elaboração dos procedimentos usuais. Pelo contrário, está tudo a correr mesmo muito bem! Vou apresentar também uma alteração do programa de trabalhos (determinada pelo orientador), que justifica/completa o pedido de renovação, e sinto-me muito encorajada/motivada com o meu trabalho e com a forma como ele tem sido apreciado pelo departamento.
O meu receio de recusa é apenas devido às minhas grandes dificuldades financeiras dos últimos anos, e a ter medo que a sorte se volte a esfumar!
Abraço,
É efectivamente uma BD que pretendo renovar. Também tinha ideia que normalmente concederiam a renovação, e do "meu lado" (eu, meu orientador) não vejo qualquer problema na elaboração dos procedimentos usuais. Pelo contrário, está tudo a correr mesmo muito bem! Vou apresentar também uma alteração do programa de trabalhos (determinada pelo orientador), que justifica/completa o pedido de renovação, e sinto-me muito encorajada/motivada com o meu trabalho e com a forma como ele tem sido apreciado pelo departamento.
O meu receio de recusa é apenas devido às minhas grandes dificuldades financeiras dos últimos anos, e a ter medo que a sorte se volte a esfumar!
Abraço,
-
Ola a todos,
No ano passado - a primeira vez que renovei a minha BD - enviei apenas um parecer do orientador de uma pagina juntamente com uma carta minha a solicitar a renovacao, e foi concedida.
Repeti o procedimento em Novembro passado, mas ainda nao recebi resposta - Ja nao me lembro quao cedo recebi resposta no ano passado, mas sei que recebi sempre os pagamentos no dia 1, sem que houvesse alteracoes por estarmos no final de um ano e inicio de outro.
No ano passado - a primeira vez que renovei a minha BD - enviei apenas um parecer do orientador de uma pagina juntamente com uma carta minha a solicitar a renovacao, e foi concedida.
Repeti o procedimento em Novembro passado, mas ainda nao recebi resposta - Ja nao me lembro quao cedo recebi resposta no ano passado, mas sei que recebi sempre os pagamentos no dia 1, sem que houvesse alteracoes por estarmos no final de um ano e inicio de outro.
rgonzo,
Essa carta que tu enviaste a solicitar a renovação era em formato de relatório? Isto é, tinha alguma referência aos teus resultados e métodos... ou foi só mesmo um requerimento a pedir a renovação da bolsa?
Obg
Pedro S.
Essa carta que tu enviaste a solicitar a renovação era em formato de relatório? Isto é, tinha alguma referência aos teus resultados e métodos... ou foi só mesmo um requerimento a pedir a renovação da bolsa?
Obg
Pedro S.
Enviei o meu pedido de renovação de BD apenas por email. Mas, será necessário enviar tb por correio?
-
Rommeo wrote:Enviei o meu pedido de renovação de BD apenas por email. Mas, será necessário enviar tb por correio?
Eu efectuei o pedido de renovação por email, 2 meses antes do começo do 2º ano de bolsa, e passados 2 meses recebi uma carta em casa a confirmar a renovação da bolsa.
Cumprimentos,
João
PhD
PhD