Renovação de BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rita_bento
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 8
Registado: domingo jun 07, 2009 11:59 am
University/ Institute: Canterbury Christ Church University
Localização: South East England
Contacto:

Renovação de BD

Mensagem por rita_bento »

Olá!

Enviei o meu pedido de renovação (relatório e parecer incluídos) no início de Julho por email (sim, que a mim disseram-me que era preciso relatório....enfim...). A minha bolsa começou em Novembro de 2008. Pensei que já tivesse ouvido da FCT por estas alturas mas agora estive a ler alguns posts antigos que referem que geralmente eles só dizem algo no mês anterior à suposta renovação (o que muda a minha espera para meados de Outubro).

Alguém nesta situação ou que saiba algo sobre isto?

Obrigada!

Ah, não sei se é importante ou não mas o meu doutoramento é no estrangeiro...
Audaces Fortuna Juvat
marlenelopes
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 35
Registado: terça nov 25, 2008 9:18 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Renovação de BD

Mensagem por marlenelopes »

Afinal é mesmo necessário enviar o relatório de actividades?
Tinha ficado com a ideia de que, para as bolsas iniciadas este ano, não era preciso escrever o dito manuscrito...

Marlene Lopes
DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 347
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: Renovação de BD

Mensagem por DC »

Olá,

Em Junho renovei a minha bolsa. Entreguei:

- uma carta a pedir a renovação da bolsa.
- o parecer do orientador, que continha um resumo das actividades feita no ano passado que justificam trabalho feito e a renovação por mais um ano. Tamanho: 1 página.
Diana80
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta out 24, 2008 6:42 pm
University/ Institute: Universidade Aveiro

Re: Renovação de BD

Mensagem por Diana80 »

Olá.
Eu também não fiz um relatório, mas enviei em anexo os artigos que escrevi durante este ano de bolsa...
E o parecer do orientador, claro!
Cumprimentos,

Diana
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Renovação de BD

Mensagem por João »

Olá!

Na carta de pedido de renovação de BD deve ser mencionado apenas que pretendo renovar a bolsa por mais um ano ou é necessário descrever mais alguma coisa?



Cumprimentos,
João
PhD
Salome Botelho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta out 09, 2009 11:28 am
University/ Institute: Stockholm Uni

Re: Renovação de BD

Mensagem por Salome Botelho »

Olá a todos!
Eu estou numa situação semelhante. A minha bolsa deve ser renovada agora em Novembro. Eu mandei os papeis (sem relatorio) no fim de Agosto, e esperava já ter recebido confirmaçao da renovaçao, ou pelos menos alguma resposta!!! Mas nada!!
Alguem sabe de algo, ou esta na mesma situacao??

Obrigada,
Salomé
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Renovação de BD

Mensagem por João »

Olá a todos!

A FCT costuma aceitar renovações de BD fazendo o respectivo pedido por email para idbolsas@fct.mctes.pt?


Cumprimentos,
João
PhD
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Renovação de BD

Mensagem por João »

João Escreveu:Olá a todos!

A FCT costuma aceitar renovações de BD fazendo o respectivo pedido por email para idbolsas@fct.mctes.pt?


Cumprimentos,

Bom dia,

Se alguém souber de algo relativamente à questão que coloco, por favor deixe opinião aqui no fórum.

Cumprimentos,
João
PhD
pauloalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta set 25, 2008 8:13 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Renovação de BD

Mensagem por pauloalmeida »

João Escreveu:
João Escreveu:Olá a todos!

A FCT costuma aceitar renovações de BD fazendo o respectivo pedido por email para idbolsas@fct.mctes.pt?


Cumprimentos,

Bom dia,

Se alguém souber de algo relativamente à questão que coloco, por favor deixe opinião aqui no fórum.

Cumprimentos,
Eu fiz o pedido de renovação, entregando o requerimento e o relatório do orientador, e enviei por correio electrónico e por correio normal. No dia seguinte, recebi uma mensagem no meu e-mail a dizer que a FCT tinha eliminado a minha mensagem de correio electrónico e reclamei, por mail, para lá, enviando de novo os documentos. Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem que dizia que a FCT já tinha recebido os documentos, por mail e que iriam para o meu processo para análise e decisão. Por isso, não há problema em enviar o pedido por mail.
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Renovação de BD

Mensagem por João »

[quote="pauloalmeida

Bom dia,

Se alguém souber de algo relativamente à questão que coloco, por favor deixe opinião aqui no fórum.

Cumprimentos,[/quote]

Eu fiz o pedido de renovação, entregando o requerimento e o relatório do orientador, e enviei por correio electrónico e por correio normal. No dia seguinte, recebi uma mensagem no meu e-mail a dizer que a FCT tinha eliminado a minha mensagem de correio electrónico e reclamei, por mail, para lá, enviando de novo os documentos. Nesse mesmo dia, recebi uma mensagem que dizia que a FCT já tinha recebido os documentos, por mail e que iriam para o meu processo para análise e decisão. Por isso, não há problema em enviar o pedido por mail.[/quote]


Obrigado Paulo!

Eu apenas enviei por mail no entanto a FCT não me respondeu a dizer se tinha recebido. Será que ouve algum problema ou simplesmente não responderam ao mail?

Cumprimentos,
João
PhD
pauloalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta set 25, 2008 8:13 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Renovação de BD

Mensagem por pauloalmeida »

João Escreveu:
Obrigado Paulo!

Eu apenas enviei por mail no entanto a FCT não me respondeu a dizer se tinha recebido. Será que ouve algum problema ou simplesmente não responderam ao mail?

Cumprimentos,
Penso que não é hábito deles responderem ao mail. Apenas me responderam pois eu mostrei a minha indignação por ter recebido a mensagem a dizer que eles o tinham apagado sem o terem lido, pelo que corria o risco de eles não terem recebido o pedido de renovação. Foi nessa sequência que eles me disseram que tinham recebido os documentos.

Cumprimentos,
Paulo
Isabel
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: terça set 23, 2008 10:57 am
University/ Institute: ua.pt

Re: Renovação de BD

Mensagem por Isabel »

Olá,

Detro em breve irei proceder ao pedido da minha renovação de bolsa. Por curiosidade:

1 - quando tempo costuma demorar a resposta?
2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?


Obrigada,
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Renovação de BD

Mensagem por João »

Isabel Escreveu:Olá,

Detro em breve irei proceder ao pedido da minha renovação de bolsa. Por curiosidade:

1 - quando tempo costuma demorar a resposta?
2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?


Obrigada,
Olá Isabel,

Eu solicitei a renovação da Bolsa no início de Outubro e no final de Novembro recebi uma carta da FCT a confirmar a renovação.

Cumprimentos,
João
PhD
pauloalmeida
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 14
Registado: quinta set 25, 2008 8:13 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Renovação de BD

Mensagem por pauloalmeida »

Isabel Escreveu:Olá,

Detro em breve irei proceder ao pedido da minha renovação de bolsa. Por curiosidade:

1 - quando tempo costuma demorar a resposta?
2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?


Obrigada,
Eu enviei o pedido de renovação de bolsa no início de Novembro e recebi a resposta com o deferimento do mesmo na 2ª semana de Dezembro. A FCT refere que é dada resposta até cerca de 15 dias antes do período de renovação da bolsa.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 664
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Localização: Universidade do Minho

Re: Renovação de BD

Mensagem por Tiago H. Silva »

Isabel Escreveu:2- quantos de vós obtiveram a renovação? Ou, alguém sabe mais ou menos a média de pedidos vs concedências de renovação?
Eu diria que depende do tipo de renovação que estamos a falar.
Se te referes à renovação anual de BD e BPD, eu diria que dificilmente não será consedida. A não ser que não tens trabalhado e/ou :twisted: o teu orientador envie um parecer em que não recomende a renovação ou dê a entender que não trabalhas.
Nota que agora não é preciso o relatório, pelo que a FCT só fica a saber se trabalhas ou não pelo que diz o orientador (e pelo que possas eventualmente dizer na carta de pedido de renovação...).
Se te referes à renovação de BPD para o segundo triénio, a história já é outra, pois implica reavaliação científica, com relatório de actividades realizadas e plano de trabalhos para o período seguinte. Na prática, parece ser quase uma candidatura, mas fora dos concursos normais... Neste caso, diz-se que não é muito fácil. Tenho colegas que conseguiram essa renovação há alguns anos, mas também já ouvi dizer que agora era complicado...

Tiago
Isabel
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: terça set 23, 2008 10:57 am
University/ Institute: ua.pt

Re: Renovação de BD

Mensagem por Isabel »

Tiago, Paulo, João: obrigada pelas vossas respostas!

É efectivamente uma BD que pretendo renovar. Também tinha ideia que normalmente concederiam a renovação, e do "meu lado" (eu, meu orientador) não vejo qualquer problema na elaboração dos procedimentos usuais. Pelo contrário, está tudo a correr mesmo muito bem! Vou apresentar também uma alteração do programa de trabalhos (determinada pelo orientador), que justifica/completa o pedido de renovação, e sinto-me muito encorajada/motivada com o meu trabalho e com a forma como ele tem sido apreciado pelo departamento.

O meu receio de recusa é apenas devido às minhas grandes dificuldades financeiras dos últimos anos, e a ter medo que a sorte se volte a esfumar!

Abraço,
rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 72
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm
Localização: Univ of London - Institute of Education

Re: Renovação de BD

Mensagem por rgonzo »

Ola a todos,
No ano passado - a primeira vez que renovei a minha BD - enviei apenas um parecer do orientador de uma pagina juntamente com uma carta minha a solicitar a renovacao, e foi concedida.
Repeti o procedimento em Novembro passado, mas ainda nao recebi resposta - Ja nao me lembro quao cedo recebi resposta no ano passado, mas sei que recebi sempre os pagamentos no dia 1, sem que houvesse alteracoes por estarmos no final de um ano e inicio de outro.
Trewble
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sábado dez 06, 2008 6:54 pm
University/ Institute: IICT/ITQB

Re: Renovação de BD

Mensagem por Trewble »

rgonzo,

Essa carta que tu enviaste a solicitar a renovação era em formato de relatório? Isto é, tinha alguma referência aos teus resultados e métodos... ou foi só mesmo um requerimento a pedir a renovação da bolsa?

Obg

Pedro S.
Rommeo
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 16
Registado: segunda jul 11, 2005 11:19 am
University/ Institute: DEC - FCTUC

Re: Renovação de BD

Mensagem por Rommeo »

Enviei o meu pedido de renovação de BD apenas por email. Mas, será necessário enviar tb por correio?
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 581
Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
University/ Institute: University

Re: Renovação de BD

Mensagem por João »

Rommeo Escreveu:Enviei o meu pedido de renovação de BD apenas por email. Mas, será necessário enviar tb por correio?

Eu efectuei o pedido de renovação por email, 2 meses antes do começo do 2º ano de bolsa, e passados 2 meses recebi uma carta em casa a confirmar a renovação da bolsa.

Cumprimentos,
João
PhD
Responder