Desistência BII para integração BIC/BI

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
miguelp
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Desistência BII para integração BIC/BI

Post by miguelp »

Olá colegas,

Estou com uma dúvida: fui selecionado para uma BII com duração de um ano. Tenho algum receio em aceitar: se os projectos de investigação (que estão a ser avaliados pela FCT) forem aprovados durante este ano, eu posso desistir da BII para integrar uma possível BIC/BI desses projectos? Ou tenho que me manter na BII durante os 12 meses estipulados?

Obrigado!
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Desistência BII para integração BIC/BI

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Em princípio, a desistência de uma bolsa é sempre possível. Assim, neste caso, também deverá ser possível, desde que se apresente uma justificação de que o trabalho foi realizado até essa altura (para não se colocar a hipótese de incumprimento, que pode significar a devolução do montante recebido).
A possibilidade que referes de desistires da BII e passares a uma BIC ou BI é na mesma instituição, com o mesmo orientador? Se sim, a situação está acautelada...
Ainda assim e atendendo às bolsas em causa, fico com uma dúvida? Podes candidatar-te a todas essas bolsas? É que elas têm "destinos" diferentes: as BII são para estudantes nos primeiros anos de formação; as BIC são preferencialmente para estudantes com o 1º Ciclo (superior, claro :)) completo ou equivalente e as BI são para bacharéis, licenciados ou mestres... Assim, para acederes a BIC e BI terás de ter a licenciatura de um curso do Modelo de Bolonha. Com essas habilitações, podes candidatar-te a uma BII?

Tiago
Post Reply