Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Contratos FCT

Post by Tiago H. Silva »

funf wrote:esta cambada de bestas só pode andar a brincar com a nossa cara.

hoje recebo um mail a dizer que o certificado de licenciatura que enviei não serve, que tenho que enviar a certidão de licenciatura onde conste a data de conclusão e a média (os srs não sabem somar as notas que lá estão...).
Olá funf.

O certificado de licenciatura que enviaste não é a versão em papel do que já tinhas submetido em formato electrónico? Nessa altura, levantaram algum problema?

Entretanto, posso dizer que já contactamos a presidência da FCT relativamente a esta enorme demora na resolução dos processos das bolsas.
Não obstante eu acreditar que as pessoas que estão a trabalhar nestes processos estão a fazer o melhor que podem para que sejam resolvidos o mais rápido possível, o número de processos é grande e o número de pessoas envolvidas (que acredito serem, em grande parte, bolseiros) não é suficiente para permitir uma resposta célere. Infelizmente, esta situação não foi acautelada atempadamente...
A direcção da ABIC terá oportunidade de voltar a falar com a presidência da FCT sobre este assunto, de modo a que a mesma situação não se repita nos próximos concursos, precisamente porque sabemos que a espera é incomportável para alguns bolseiros (sendo má para todos).
Gostaria de aproveitar para lembrar que o trabalho da direcção da ABIC é desempenhado por vários colegas, a título voluntário, procurando resolver os problemas e melhorar a situação de todos os bolseiros, porque acreditamos que podemos colaborar para o bem comum. Neste sentido, gostava de te convidar (convite que estendo a todos os colegas do fórum) a colaborar mais activamente com a ABIC, para que o nosso trabalho possa ser cada vez melhor.

Tiago
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 2:03 pm, edited 1 time in total.
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Novo update:

. 23 de Janeiro - lacrei o processo
. 7 de Abril - vistos verdes, excepto na situação profissional
. 15 de Abril - processo deslacrado (tive que ir à loja do cientista pedir para deslacrarem), submeti um documento adicional e voltei a lacrar
. 22 de Abril - contrato disponível em pdf
. 23 de Abril - entrega de documentos originais em mão na loja do cientista
. 18 de Maio - recepção do contrato assinado

Enviaram o contrato para o ITN em meu nome e não para a minha morada de casa como aparecia no SIG, daí só me ter chegado às mão hoje, mas suponho que já tenha chegado ontem.
No descritivo do montante a pagar já aparecem os 750€ relativos a "reuniões científicas".
Resta aguardar pela transferência, com um bocadinho de sorte recebo em Junho...
Boa sorte a todos

Ana Neves
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
kamberra
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Post by kamberra »

quando nos dizem que a manta está curta é porque o problema não é só a falta de pessoal, é também falta de dinheiro...não são so os clubes de futebol que andam em crise, a fct tb anda....temos que nos juntar ao Estrela da Amadora e fazer conferencias de imprensa para nos pagarem
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
funf
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: flup

Post by funf »

Tiago H. Silva wrote:
funf wrote:esta cambada de bestas só pode andar a brincar com a nossa cara.

hoje recebo um mail a dizer que o certificado de licenciatura que enviei não serve, que tenho que enviar a certidão de licenciatura onde conste a data de conclusão e a média (os srs não sabem somar as notas que lá estão...).
Olá funf.

O certificado de licenciatura que enviaste não é a versão em papel do que já tinhas submetido em formato electrónico? Nessa altura, levantaram algum problema?

Entretanto, posso dizer que já contactamos a presidência da FCT relativamente a esta enorme demora na resolução dos processos das bolsas.
Não obstante eu acreditar que as pessoas que estão a trabalhar nestes processos estão a fazer o melhor que podem para que sejam resolvidos o mais rápido possível, o número de processos é grande e o número de pessoas envolvidas (que acredito serem, em grande parte, bolseiros) não é suficiente para permitir uma resposta célere. Infelizmente, esta situação não foi acautelada atempadamente...
A direcção da ABIC terá oportunidade de voltar a falar com a presidência da FCT sobre este assunto, de modo a que a mesma situação não se repita nos próximos concursos, precisamente porque sabemos que a espera é incomportável para alguns bolseiros (sendo má para todos).
Gostaria de aproveitar para lembrar que o trabalho da direcção da ABIC é desempenhado por vários colegas, a título voluntário, procurando resolver os problemas e melhorar a situação de todos os bolseiros, porque acreditamos que podemos colaborar para o bem comum. Neste sentido, gostava de te convidar (convite que estendo a todos os colegas do fórum) a colaborar mais activamente com a ABIC, para que o nosso trabalho possa ser cada vez melhor.

Tiago

Tiago,

obrigada pela resposta. estou mais calma porque consegui resolver o problema, mas, é claro, ontem tive um colapso nervoso. pediram-me que lhes enviasse a carta de curso, pelo que tive que ir a correr a um notário para autenticar a cópia.
foi erro meu MAS devo aqui sublinhar o que ficou do meu telefonema (à 25ª tentativa, estão a melhorar):

1. nós demoramos porque tem mesmo que ser (A SÉRIO?!)
2. se vocês fizessem as coisas bem, não demorávamos tanto (JURAM?! então porque raio só me dizem que falta uma coisa quase UM MÊS depois do meu contrato lá chegar?!)
3. custa-lhes muito confirmar dados. (na fct só há um telefone, pelo que não podem pegar nele e contactar outras instituições para cruzamento de dados...)
4. no site há uma morada e telefone para um posto de atendimento da fct no porto que já não existe (se calhar os técnicos informáticos também estão a ver os nossos contratos...)

entretanto, disse o que me ia na alma. que estou pior que estragada com estas burocracias bacocas e intoleráveis (é uma estupidez mandar as coisas via net e depois via correio. era mil vezes + rápido e eficiente enviar só de uma maneira - correio - para não andarem a ver os processos duas vezes). e que vou receber fiado da fct mas não consegui fiado das águas, do senhorio, da edp, do lidl, da frutaria, da farmácia...
Filipe.F
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UNL-FCT & GECAD

Post by Filipe.F »

Cara func,

Percebo que o teu processo não tenha corrido da melhor maneira, por ter demorado muito, etc... e que por causa disso te tenhas exaltado.

Agora não posso concordar com as criticas ao sistema de submissão electronico, eu ainda usei o metodo antigo mas pela experiencia de colegas meus este sistema é o simplex para as bolsas e funciona bem! É claro que a resposta continua lenta mas isso deverá ser ou por falta de pessoal ou pouca produtividade do mesmo.

Repara que se o sistema não existisse tu ias mandar documentos pelo correio desnecessários, o que iria fazer com que a resposta demora-se ainda mais e por outro lado ias ter de estar a pagar mais aos correios para enviar os documentos corretos numa segunda e eventualmente 3ª vez ou mais até eles aceitarem. Já para não falar daqueles casos em que o bolseiro quer ir para uma faculdade diferente da proposta da bolsa que, como outros casos especiais, exigem mais papelada.
Ou seja, metodo antigo = correio, estas mandar documentos às escuras, não sabes bem se eh aquilo que deves enviar e poderá estar algo em falta o que obriga a varias expediçoes pelo correio. Metodo simplex, sabes exactamente o que tens de enviar, o que te falta, se o que pretendes enviar é mesmo correcto e so quando tens o OK final é que gastas dinheiro no correio.

Filipe
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Barcelona

Post by mustiness »

Alguém me pode dizer com toda a certeza que linguas são admitidas pela FCT para expedir documentaçao?

Isto é, eu tenho que lacrar a candidatura, posso submeter documentos da minha universidade em espanhol ou tenho de os traduzir?

Obrigada,

Joana
Isabel
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ua.pt

Post by Isabel »

filas wrote:
Agora não posso concordar com as criticas ao sistema de submissão electronico, eu ainda usei o metodo antigo mas pela experiencia de colegas meus este sistema é o simplex para as bolsas e funciona bem! É claro que a resposta continua lenta mas isso deverá ser ou por falta de pessoal ou pouca produtividade do mesmo.

Repara que se o sistema não existisse tu ias mandar documentos pelo correio desnecessários, o que iria fazer com que a resposta demora-se ainda mais e por outro lado ias ter de estar a pagar mais aos correios para enviar os documentos corretos numa segunda e eventualmente 3ª vez ou mais até eles aceitarem. Já para não falar daqueles casos em que o bolseiro quer ir para uma faculdade diferente da proposta da bolsa que, como outros casos especiais, exigem mais papelada.
Ou seja, metodo antigo = correio, estas mandar documentos às escuras, não sabes bem se eh aquilo que deves enviar e poderá estar algo em falta o que obriga a varias expediçoes pelo correio. Metodo simplex, sabes exactamente o que tens de enviar, o que te falta, se o que pretendes enviar é mesmo correcto e so quando tens o OK final é que gastas dinheiro no correio.

Filipe

Olá, eu já concorri e já recebi bolsas de outras instituições; inclusivé, bolsas especificamente abertas a candidatos de vários países (ou seja, o número de candidatos deveria ser muito mais elevado do que o FCT recebe). E sempre foi um processo muito mais simples! Inicialmente, os documentos necessários eram bem especificados; o envio era feito pelo correio, com cópias autenticadas; um mês depois, começava a receber. Impossível ser mais simples, poupava trabalho a quem conferia, e a quem precisava do dinheiro para (sobre)viver e trabalhar. Porque ao fim ao cabo é disso que se trata! Nem toda a gente pode contar com o apoio familiar nestes meses de espera.

Parece-me que esta dupla verificação das candidaturas não agiliza nem acelera os processos, antes os complica e adia. Não sei como era dantes, mas se demorava ainda mais tempo, é uma absoluta vergonha. Se têm falta de pessoal, telefones, ou o que for, então é obrigação da instituição melhorar as condições dos seus serviços, de forma aos seus trabalhadores poderem realizar as suas tarefas com celeridade e eficiência.

Abraço,
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
Trewble
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IICT/ITQB

Contratos FCT

Post by Trewble »

Update:

. 27 de Fevereiro - lacrei o processo
. 20 de Maio - vistos verdes e contrato disponível em .pdf
. 21 de Maio - entrega de documentos originais na loja do cientista
. ? de Junho - recepção do contrato assinado

:shock:

Boa Sorte aos que, como eu, ainda desesperam!
revoltado
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: minho

Post by revoltado »

Peço desculpa mas estou muito revoltado! A FCT anda nitidamente a gozar com a nossa cara só pode!!

Andamos à 5 meses a enviar documentos para a fct e a tratar de burocracias, e à espera que nos paguem.

Quando me candidatei a bolsa mandei carta de aceitaçoes dos orientadores. Quando fui aceite submeti em pdf as cartas de aceitaçao dos orientadores. Quando enviei o contracto enviei em papel as cartas de aceitaçao dos orientadores. E agora recebo um mail a pedir a M*R*A DAS CARTAS DE ACEITAÇAO DOS ORIENTADORES????????????????????????

Andam a gozar connosco ou que???

E a ABIC o que é que faz?? Peço desculpa aos moderadores, sempre achei este site muito útil para esclarecimento de dúvidas, etc., mas acho que neste campo estão a falhar, e muito! É altura de defenderem os bolseiros, e encostarem a fct à parede!
Se num clube de futebol há um mes de salários em atraso, é notícia de abertura do telejornal. Nós temos 6 meses de salários em atraso, e ninguém faz nada!

Peço desculpa pela minha exaltação mas penso que isto não pode continuar assim, e é preciso alguém com coragem para os encostar à parede, e penso que os únicos com poder para o fazer, é a ABIC!
rneves
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: NYU

Post by rneves »

Olá a todos.

Sou novo a participar aqui no fórum, mas tenho sido leitor já há algum tempo.
Só para aumentar a estatística, deixo aqui a minha historia, tanto para vosso conhecimento, como para darem algum feedback

Parece que pelo que li devo ter sido o último a lacrar a submissão de documentos online a 31 de Março.
Até hoje, tenho os vistos verdes em todos os items, excepto em 2, mas já está assim há umas 3 semanas...
Um dos items é o Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento e outro é o esclarecimento da situação profissional.
Se calhar é melhor ir à loja do cientista perguntar o que se passa, ou nem lá eles podem dizer quais são os "stoppers"?

o mail da fct deve fazer forward para algum buraco negro ou assim.

Só um comentário de revolta se não se importarem:
A NYU tem milhares de alunos, creio muito mais do que os bolseiros da fct, e no entanto não falha 1 dia em relação à burocracia, e se se atrasam explicam porque o fazem e projectam uma data para a qual têm a resposta, para além de responder na hora (salvo a diferença de fuso horário) a todos os emails. Sem dúvida que o funcionalismo público português merece levar um abanão, porque sem dúvida trabalha-se pouco e o pouco que se trabalha é com pouca vontade... com tanta gente no desemprego, de certeza que há pelo menos uma ou duas pessoas que não se importariam de responder aos nossos emails por tuta e meia, nem que fosse em part-time! mas não... quere-se é um "emprego" e não um trabalho...
anasofia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: porto

Post by anasofia »

A minha situação:

Lacrei os documentos on-line a 27 de março, tenho os vistos verdes em todos os documentos há 4 semanas e até agora nada de aparecer o PDF do contrato! Se está tudo ok, de que é que estão à espera?!?
Colegas meus que lacraram uma semana antes de mim, já receberem o pdf do contrato há quase 1 mês!!
Enfim, é uma espera que realmente "desespera" :(

Boa sorte para quem, como eu continua à espera!
mcnoiserdc
recém-chegado
recém-chegado

Post by mcnoiserdc »

Isto das bolsas ultrapassa todos os limites mesmo. Uma pessoa trata dos papeis sempre a tempo, e demora 6 meses para começar a receber, ainda por cima depois de eles pedirem para se cancelar contratos anteriores. Uma pesssoa cancela um contrato, para depois estar sem receber e sem qualquer estimativa de quando vai receber? Eles devem pensar que todos os bolseiros vivem na casa dos pais!!
Se alguém recebeu pela primeira vez este mês que diga, por favor, e tb que ponha as datas em que deu entrada aos documentos para poder ter uma ideia do tempo
marlenelopes
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by marlenelopes »

Eu recebi o contrato a 30 de abril...enviei os documentos a 2 de maio...a FCT já me devolveu os originais dos certificados de habilitações...cópia do contrato nem vê-la... estava com esperança de receber este mês, mas às 11.54h ainda nenhum e-mail da FCT, nem nenhuma transferência para a minha conta :cry:
E continua o desespero :shock:

Marlene Lopes
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Post by Echuu »

Eu entreguei o meu contrato na Loja do Cientista no dia 11 de Abril, e ainda não foi este mês (Junho) que recebi...
E também ainda não recebi a minha cópia do contrato assinada em casa.
DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular

Post by DuarteAlbuquerque »

epah quer me parecer que nao se percebe este atraso. eu recusei propostas de emprego para trabalhar no doutoramento em 1 de Outubro de 2008 (data que entreguei a tese de mestrado bolonha) só ia discutir em Novembro então só podia receber a bolsa em janeiro. Só aqui perdi 4 meses de salário por causa desta regra.
Só recebi o certificado de habilitações em Fevereiro, e procedi ao lacramento digital dos documentos.

Em 30 de Abril pediram me o documento do Co-orientador, em 10 de Maio recebi o contrato e fui a loja do cientista, chego ao dia de hoje ainda não tenho o dinheiro :(

acho que estes atrasos não dignifica sequer a instituição e tenho vontade de telefonar para o "nós por cá" que eles devem ter falta de noticias. Posso ter 23 anos, acho que já não sou um puto e qualquer emprego eu estava a ser mais respeitado, os meus pais já se sacrificaram bastante para eu tirar o curso.

Gostava de saber quanto dinheiro é que a FCT gastar para gerir as bolsas? Quer me parecer que este dinheiro esta muito mal empregue. Já estou a trabalhar a quase 8 meses no meu doutoramento e ainda não recebi um tostão. Que imagem é que a FCT pretende mostrar aos investigadores estrangeiros?
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Olá a todos.
Para ajudar a situar os que esperam:

. 23 de Janeiro - lacrei o processo
. 7 de Abril - vistos verdes, excepto na situação profissional
. 15 de Abril - processo deslacrado (tive que ir à loja do cientista pedir para deslacrarem), submeti um documento adicional e voltei a lacrar
. 22 de Abril - contrato disponível em pdf
. 23 de Abril - entrega de documentos originais em mão na loja do cientista
. 18 de Maio - recepção do contrato assinado
. 1 de Junho - transferência dos vencimentos desde início da bolsa + subsídio para "reuniões científicas"

Não recebi ainda o famoso mail a confirmar o pagamento, mas segundo o que apurei é normal o dinheiro chegar antes do mail.
Boa sorte.

Ana Neves
Post Reply