Doutoramente de Bolonha - Ha bolsa FCT ou Nao???

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUNL

Doutoramente de Bolonha - Ha bolsa FCT ou Nao???

Post by carlosdasilva3 »

Ola!

Gostaria de obter uma informacao que nao consigo encontrar aqui no forum. Exige bolsas da FCT para Doutoramento de Bolonha? Os doutoramentos de Bolonha sao tratados da mesma maneira que os Doutoramentos tradicionais em termos de Bolsas?

Estou agora meio em panico depois de falar com a minha mentora pois esta disse-me que o primeiro ano serve para definir o que quero estudar e desta forma o plano de estudo somente ira estar concreto apos o primeiro ano. Nao tenho dinheiro suficiente nesta altura para estudar um ano (sem rendimentos) e pagar as propinas associadas.
Fico a espera de commentarios vossos.

Carlos
Glam
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Doutoramente de Bolonha - Ha bolsa FCT ou Nao???

Post by Glam »

Eu estou num doutoramento de Bolonha e tenho bolsa... isso ajuda? Deve ajudar. :wink:

Claro que terás de decidir previamente o que queres fazer e terás de o fazer de forma convincente para que a tua candidatura possa vir a ser aceite.
carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado

Post by carlosdasilva3 »

Glam wrote:Eu estou num doutoramento de Bolonha e tenho bolsa... isso ajuda? Deve ajudar. :wink:

Claro que terás de decidir previamente o que queres fazer e terás de o fazer de forma convincente para que a tua candidatura possa vir a ser aceite.

Porem foi me dito que o plano so sera definido depois do primeiro ano. Quando fez a candidatura, tinha um plano de trabalho completo? Totalmente definido e segui o plano com rigor?
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

"Quando fez a candidatura, tinha um plano de trabalho completo"

Não, basta dizeres que estás num plano doutoral. Na tua candidatura, o critério do "plano de trabalhos" passa a depender da tua instituição de acolhimento, já que vão ser seus membros (pelo menos um) que vão definir o teu plano trabalhos no final do primeiro ano e não de um plano de trabalhos em concreto.
Glam
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Glam »

carlosdasilva3 wrote: Porem foi me dito que o plano so sera definido depois do primeiro ano. Quando fez a candidatura, tinha um plano de trabalho completo? Totalmente definido e segui o plano com rigor?
Para me candidatar à bolsa da FCT desenvolvi um plano de trabalhos completo, o qual foi importante no meu processo de avaliação.
carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado

Post by carlosdasilva3 »

Glam wrote:
carlosdasilva3 wrote: Porem foi me dito que o plano so sera definido depois do primeiro ano. Quando fez a candidatura, tinha um plano de trabalho completo? Totalmente definido e segui o plano com rigor?
Para me candidatar à bolsa da FCT desenvolvi um plano de trabalhos completo, o qual foi importante no meu processo de avaliação.
Liguei para a FCT e foi me dito que se for programa Doutoral nao necessito de ter um plano de trabalho completo. A avaliacao ira se basear somente no CV (maioritariamente media de Mestrado) e na reputacao da instituicao de acolhimento / Cv do orientador.

Pelo menos eh o que percebi... Espero que ajude outras pessoas numa situacao similar a minha.
Post Reply