Fundo FCT para pagamento de despesas extras de um Dout.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
cesarlima
recém-chegado
recém-chegado

Post by cesarlima »

Olá a todos!

Gostava de colocar uma questão um bocadinho ao lado dos últimos posts mas sobre a qual tenho algumas dúvidas.

Em relação aos 750€ destinado à apresentação de trabalhos em congressos:
1. Eles destinam-se apenas a encontros internacionais (i.e., se eu apresentar um trabalho num encontro nacional, não posso pedir financiamento?);
2. O subsídio é apenas para um encontro ou podemos dividi-lo por mais do que um?
3. O parecer do orientador (o que deve dizer, especificamente?) e a estimativa de gastos são normalmente enviados por fax ou correio para a FCT?

Obrigado!

César
Aragao
Sócios
Sócios
University/ Institute: Diamond Light Source

Post by Aragao »

cesarlima wrote:Olá a todos!

Gostava de colocar uma questão um bocadinho ao lado dos últimos posts mas sobre a qual tenho algumas dúvidas.

Em relação aos 750€ destinado à apresentação de trabalhos em congressos:
1. Eles destinam-se apenas a encontros internacionais (i.e., se eu apresentar um trabalho num encontro nacional, não posso pedir financiamento?);
2. O subsídio é apenas para um encontro ou podemos dividi-lo por mais do que um?

[snip]
Respondendo apenas à primeira questão, não sei se a FCT alterou a sua política mas:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=3580#3580
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=3230#3230

Respondendo à segunda:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=3747#3747

Espero que ajude,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
Glicéria
recém-chegado
recém-chegado

Post by Glicéria »

cesarlima wrote:Olá a todos!

3. O parecer do orientador (o que deve dizer, especificamente?) e a estimativa de gastos são normalmente enviados por fax ou correio para a FCT?

Obrigado!

César
Em relação a esta questão, os orientadores sabem o que devem escrever no parecer e normalmente salientam a relevância da comunicação para efeitos da concretização do doutoramento, e propõem que essa participação seja apoiada no âmbito do previsto relativamente aos doutorandos da FCT.
A estimativa dos gastos e consequente pedido de subsídio faço-o por e-mail.
Filipe P. Costa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Centro de Física do Porto

Re: Fundo FCT para pagamento de despesas extras de um Dout.

Post by Filipe P. Costa »

Caros,

venho colocar-vos estas questões uma vez que não me tem sido possível contactar a FCT (não atendem o telefone, nem respondem aos mails).

Tenho BD em Portugal, e pretendo frequentar uma PhD Graduate School em Itália (duração: uma semana); assim gostaria de vos perguntar o seguinte:

1. Se o “subsídio para actividades de formação complementar noutra instituição nacional ou estrangeira” se aplica neste caso;
2. Se o supra-mencionado subsídio é independente do “subsídio para apresentação de trabalhos em reuniões científicas” (isto é, se ao recorrer a um, não perco o direito ao outro).

Desde já obrigado,

Filipe
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Carla Gouveia-Caridade »

Filipe P. Costa wrote:Caros,
[...]
1. Se o “subsídio para actividades de formação complementar noutra instituição nacional ou estrangeira” se aplica neste caso;

2. Se o supra-mencionado subsídio é independente do “subsídio para apresentação de trabalhos em reuniões científicas” (isto é, se ao recorrer a um, não perco o direito ao outro).
[...]
Em relação à primeira questão, penso que sim, mas não tenho a certeza, é melhor mesmo contactar a FCT.
No caso da segunda questão, uma coisa é um subsídio para apresentação de trabalhos em reuniões científicas e outra coisa é um subsídio para uma formação complementar numa outra universidade, pelo que não perdes direito a um por causa de teres tido o outro.

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
CristinaC
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ***

Post by CristinaC »

Filipe P. Costa wrote:Caros,
Filipe, é melhor confirmares com a FCT. Eu vou participar numa summer school (1 semana) e foi-me dito pela FCT que é considerado um curso. E eles não comparticipam cursos... Por formação complementar, entende-se consultar livros noutras bibliotecas, utilizar equipamentos que não existam por cá, etc. De qualquer forma, os subsídios são independentes.
Filipe P. Costa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Centro de Física do Porto

Post by Filipe P. Costa »

Obrigado Carla e Cristina. Voltei a tentar contactar a FCT, mas novamente sem sucesso (aqueles gajos são sp a mesma coisa).

Cristina, suponho que a situação não é muito diferente da que tu lhes colocaste; a escola é esta aqui:

http://www.centrovolta.it/sigrav2009/

que de facto é tipo uma Summer-School, por isso provavelmente me dirão o mesmo que a ti disseram. Continuarei no entanto a tentar contactá-los...
scientia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: orbi

Post by scientia »

Boas!!

Já que estamos aqui a falar de despesas extras .. cá fica mais uma duvida....

Os bench fees podem servir para pagar a publicação de uma artigo ou não??? É que há revistas que cobram para publicação de artigos.....

E a fct paga congressos internacionais em Portugal para quem doutorados no estrangeiro??? É que estou em Espanha, mas e queria ir a um congresso internacional a Portugal...A fct não colocará problemas??

Obrigado
pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Minho

Post by pedromar »

O conselho que dou a a quem quer obter financiamento para viagens e estadias no estrangeiro é enviar uma carta registada ao director da FCT a explicar o porque do pedido de financiamento anexando um parecer do orientador.
Normalmente se o pedido for feito até ao dia quinze de um mês recebe-se no inicio do outro mês.

Pedro
FipaS
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by FipaS »

Já recebi apoio para ida a conferências em Portugal, sem problemas, mesmo estando no país.
Para além das deslocações, pagaram a inscrição no colóquio e o hotel onde permaneci durante a sua realização.
Tanto em Portugal, como no estrangeiro, os pagamentos têm sido rápidos.
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

FipaS wrote:Já recebi apoio para ida a conferências em Portugal, sem problemas, mesmo estando no país.
Para além das deslocações, pagaram a inscrição no colóquio e o hotel onde permaneci durante a sua realização.
Tanto em Portugal, como no estrangeiro, os pagamentos têm sido rápidos.
Olá!

Gostaria de saber se o pedido de subsídio para participação em congressos tem de ser feito por carta ou pode ser por email? A outra questão é, quanto tempo demora a FCT a solicitar o respectivo financiamento?

Cumprimentos,
João
PhD
FipaS
investigador em formação
investigador em formação

Post by FipaS »

Olá,

Eu tenho sido muito conservadora nos meus contactos com a FCT... Quando é mesmo importante, vai por carta registada! Mas parece-me, pelo que tenho lido no fórum, que muitas pessoas comunicam por e-mail e com sucesso. Mando sempre tudo muito especificado, com um orçamento detalhado a justificar o valor pedido, uma cópia do mail da instituição, comprovando a aceitação da minha comunicação e um parecer do meu orientador.

Normalmente os pagamentos vêm com a transferência da bolsa do mês seguinte ao teu pedido. Ou seja, se pedires com antecedência, no mês em que tens as despesas também já tens o dinheiro.

Depois guardas os comprovativos de despesa todos e envia-los para a FCT. Já me aconteceu gastar menos que o inicialmente previsto, e na bolsa o mês seguinte descontaram a diferença entre a minha estimativa e os meus gastos efectivos.
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular

FipaS wrote:Olá,

Depois guardas os comprovativos de despesa todos e envia-los para a FCT. Já me aconteceu gastar menos que o inicialmente previsto, e na bolsa o mês seguinte descontaram a diferença entre a minha estimativa e os meus gastos efectivos.

Nunca enviei os recibos para a FCT. Nem nunca me foram solicitados!
Para que envias tu os recibos para a FCT??? Acho que deves ser quase a única que faz isso...
Quando gastas mais eles mandam-te mais dinheiro???
Ahhh, devo dizer que sempre fico a "arder", nunca a ganhar! Gasto sempre mais do que a FCT me dá para essas visitas e congressos, por isso também não haveria qualquer problema que me solicitassem os recibos!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
FipaS
investigador em formação
investigador em formação

Post by FipaS »

A sério que não mandam os recibos, nem eles os pedem?!!
Tenho mandado sempre. Talvez porque nos projectos esse procedimento é exigido - nem pagam nada sem recibos.
Bem, se passam sem eles, se calhar mais vale não mandar. Já agora... não sei se pagariam mais em caso de estimativa abaixo dos gastos, mas talvez valesse a pena tentar!
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular

FipaS wrote:A sério que não mandam os recibos, nem eles os pedem?!!
Tenho mandado sempre. Talvez porque nos projectos esse procedimento é exigido - nem pagam nada sem recibos.
Bem, se passam sem eles, se calhar mais vale não mandar. Já agora... não sei se pagariam mais em caso de estimativa abaixo dos gastos, mas talvez valesse a pena tentar!
Mas, a tua bolsa é de projecto?
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
FipaS
investigador em formação
investigador em formação

Post by FipaS »

Não. Sou Bolseira de Doutoramento. Mas já fui Bolseira de Investigação Científica num projecto, antes. Talvez daí a minha ideia de que teria que enviar os recibos.
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular

FipaS wrote:Não. Sou Bolseira de Doutoramento. Mas já fui Bolseira de Investigação Científica num projecto, antes. Talvez daí a minha ideia de que teria que enviar os recibos.
:) :)
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Ana Reis
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FPCE UP

Post by Ana Reis »

Olá a todos!
Estive a ler este tópico porque vou solicitar o subsídio anual para participação em reuniões científicas. Vou apresentar um poster num congresso em Itália.
Vi quais são os documentos necessários para o solicitar, mas o último item diz "cópia do trabalho a apresentar".
Não chega enviar o resumo da comunicação em painel?
Tem de se enviar o poster já concluído?

Grata pela ajuda e boa sorte a todos.

Ana Reis
PhD FPCEUP
FipaS
investigador em formação
investigador em formação

Post by FipaS »

Olá
Podes mandar agora o abstract, e mais tarde envias o trabalho concluído. Já se sabe que ninguém tem os trabalhos concluídos com muita antecedência!

Boa sorte.
elisa_nr
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FLUP

Post by elisa_nr »

Tenho uma dúvida: que documento vocês apresentam como recibo de passagem aérea, o próprio bilhete? Vou comprar uma passagem da Ryanair e, pelo o que me informaram, não emitem qualquer outro documento além dos bilhetes.
obrigada.
Post Reply