é sabido que temos de enviar um pedido de renovação da bolsa até 60 dias antes do fim desta. Mas o início da bolsa é a data de quando realmente recebemos o contrato (deve ser lá para o mês que vem...... ) ou é a data de que pretendíamos começar a receber (1 de Janeiro) ?
A data de início da bolsa é a data que indicas "para começar a receber". Mesmo que o contrato venha mais tarde, receberás com retroactivos (ou seja, no primeiro pagamento, recebes os valores respeitantes aos meses desde o início da bolsa até ao mês actual) e o contrato aplica-se desde a tal data. Assim, para efeitos de renovação anual, é essa data que importa.
fcoelho wrote:Finalmente! Cartinha da FCT com a cópia do contrato assinada por eles, e um documento a comprovar que durante um ano vou receber os 980€ mensais. Apanhei um susto quando vi a verba "Propinas: 0 €", mas depois reparei que se referem apenas ao que é pago directamente ao bolseiro...
Duas questões:
a) Penso que li aqui no forum que para renovação da bolsa, agora é apenas necessário parecer positivo do orientador, não havendo necessidade de um relatório intercalar. Isso confirma-se?
b) O único documento que indica a data de início da bolsa é aquele que enviamos juntamente com os originais para a FCT, após imprimirmos a versão electrónica do contrato. Nesse sentido, para actualização da informação na Seg. Social (Seg. Soc. Voluntário), é válido mostrar-lhes apenas esse documento e o contrato assinado, ou é necessária uma declaração extra da FCT?
Obrigado e boa sorte/muita paciência!
Viva!
Também já recebi a carta da FCT com a respectiva cópia do contrato assinada. Tenho a mesma dúvida que o fcoelho, isto é: para efeitos de renovação da bolsa é apenas necessário parecer do orientador, ou continua a ser necessário enviar um relatório para a FCT?
Cumprimentos,
Olá!
Aos que já receberam o contrato assinado em casa:
Há quanto tempo enviaram o contrato à FCT? Eu mandei toda a documentação no dia 20 de Fevereiro por correio e até hoje nada.
Telefonei agora à senhora FCT Bolsas e ela disse-me, muito simpaticamente, que ainda estão a ver os processos lacrados a 7 de Janeiro... Passada uma semana continuamos no mesmo sítio! E a culpa é de quem?! Dos malandros que mandam documentos que precisam de ser reenviados e nos passam à frente!!! Bandidos!!!
xD
Continuo à espera e que me vá valendo o bom humor! xD
Desde que enviei por carta os documentos e o contrato até receber a cópia do contrato assinada pela FCT demorou-me cerca de 20 dias. Alguém sabe se para efeitos de renovação de bolsa ainda é necessário enviar o relatório anual?
SUSYmodel wrote:oh hoje tamem telefonei e a senhora foi muito simpatica. pediu a referencia da bolsa e disse que tava quase. ja decidi nao voltar a ligar, quando tiver ta
ja agora voces sao uns sortudos por poderem entregar em mao. hoje liguei po notario, uma copia autenticada custa 20 euro, ou seja mais do que as certidoes
Estranho... para *efeitos de bolsa* a FEUP não cobra pelas certidões (curso, inscrição no programa doutoral). Tirando esses dois documentos, se não estou em erro os restantes originais são obtidos facilmente sem ser necessário pagar o que quer que seja. Julguei que fosse assim em todo o lado...
Confirmo o que foi dito nos posts anteriores, demora cerca de 1 mês desde que a documentação é enviada por correio até nos enviarem o contrato assinado pela FCT.
SUSYmodel wrote:fcoelho o q queres dizer com pa 'efeitos de bolsa'?
em coimbra as certidoes custam cerca de 12 euro. nao basta fotocopia simples pois nao?
As certidões na FEUP custam 15€ em situações normais, mas se for para efeitos de bolsa (emitirem essas certidões para podermos enviar originais para a FCT, por exemplo) não cobram nada.
Penso que os próprios Correios podem autenticar fotocópias, isto é, se levarem lá os originais, eles fotocopiam e autenticam (cobrando pelo serviço, naturalmente).
susy model: desculpa só responder agora. lacrei a 5 Jan, tenho vistos verdes há 1 mês, ainda n me mandaram contrato, e também me acabam de dizer que vai demorar mais porque como os da 1ª fase fazem agora os tais 6 meses para mandarem o contrato eles estão a rever isso tudo. por mim já era óptimo receber em maio.
SUSYmodel wrote:fcoelho o q queres dizer com pa 'efeitos de bolsa'?
em coimbra as certidoes custam cerca de 12 euro. nao basta fotocopia simples pois nao?
As certidões na FEUP custam 15€ em situações normais, mas se for para efeitos de bolsa (emitirem essas certidões para podermos enviar originais para a FCT, por exemplo) não cobram nada.
Penso que os próprios Correios podem autenticar fotocópias, isto é, se levarem lá os originais, eles fotocopiam e autenticam (cobrando pelo serviço, naturalmente).
Olá!
Têm mesmo que ser fotocópias autenticadas.
Nos correios eles autenticam, não é preciso levar as fotocópias pois eles têm mesmo que as tirar lá. Pelo serviço são SÓ 17 €.....
Mas vejam se não compensa mais pedir o original na faculdade. Há tempo precisei de entregar na empresa onde trabalhava e nos CTT saiu mais caro do que se tive sido original.
Sei que esta pergunta já foi feita aqui, mas com tanta informação útil, perco-me sempre.
Lacrei o meu processo há 1 mês, espero em breve ter os tais vistos verdes que tanto falam... mas onde é que eles aparecerão? Na parte do "Envio de documentos"?
É muito triste esperarmos tanto tempo para assinar um contrato - receber dinheiro. Toda a gente me diz "a FCT é sempre assim", mas não devia. É uma grande falta de respeito para com as pessoas... mas pronto, com paciência (muita!) tudo se consegue!
Sei que esta pergunta já foi feita aqui, mas com tanta informação útil, perco-me sempre.
Lacrei o meu processo há 1 mês, espero em breve ter os tais vistos verdes que tanto falam... mas onde é que eles aparecerão? Na parte do "Envio de documentos"?
É muito triste esperarmos tanto tempo para assinar um contrato - receber dinheiro. Toda a gente me diz "a FCT é sempre assim", mas não devia. É uma grande falta de respeito para com as pessoas... mas pronto, com paciência (muita!) tudo se consegue!
Ânimo, pessoal!
Olá!
Sim os vistos verdes aparecerão na tua página FCT-SIG no local em que fizes-te a submissão dos documentos. Clicas em "submissão de documentos" e irão te aparecer os referidos vistos verdes nessa zona ao lado dos links dos documentos que fizeste upload.
Cumprimentos,
Last edited by João on Tue Mar 24, 2009 11:00 am, edited 1 time in total.
Lacrei a candidatura a 22 de Janeiro e acho inadmissível esta situação. Não compreendo o que possa levar a que se demore tantos MESES para verificar documentos que já antes deviam ter sido vistos.
Não sei se a ABIC está a fazer alguma coisa quanto a isto, mas por minha parte vou reclamar à FCT pela demora. Não há justificação NENHUMA que se obrigue as pessoas a estarem SEM PODER TRABALHAR e SEM RECEBER UM TOSTÃO meses a fio.
Isto revolta-me sinceramente. Fechei a minha actividade nas finanças em Janeiro para enviar a documentação à FCT; estamos em Março e NADA... mas os funcionários acham que nós vivemos de ar?!?! Que falta de respeito, consideração, tudo! Nós não estamos a trabalhar para a FCT? A contribuir com o nosso trabalho para o desenvolvimento científico em Portugal?! Então por quê tanto desrespeito?!