Algumas dúvidas sobre o SSV e SS

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
shadow_phoenix
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Algumas dúvidas sobre o SSV e SS

Post by shadow_phoenix »

Boa noite,

Tenho andado a ler os tópicos aqui colocados sobre o SSV mas ainda tenho algumas dúvidas que não consigo esclarecer satisfatoriamente.

1 - Já sei que temos que entregar um atestado a confirmar que estamos aptos ao trabalho. Este atestado tem que ser próprio para o efeito, ou basta um qualquer atestado de um médico a confirmar que tal é o caso?

2 - Se não aderir ao SSV, tenho alguma cobertura pela SS? Isto é, enquanto não trato da papelada para me inscrever no SSV e adoecer, posso ir às urgências na mesma e tenho direito a médico de família na mesma, ou só posso ir a particulares?

Obrigado
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Algumas dúvidas sobre o SSV e SS

Post by Carla Gouveia-Caridade »

shadow_phoenix wrote:Boa noite,

2 - Se não aderir ao SSV, tenho alguma cobertura pela SS? Isto é, enquanto não trato da papelada para me inscrever no SSV e adoecer, posso ir às urgências na mesma e tenho direito a médico de família na mesma, ou só posso ir a particulares?
Olá!
De acordo com a lei, qualquer cidadão nacional tem direito a assistência médica. Com certeza que terás um médico de família, ou um centro de saúde na tua área de residência. Mesmo no caso de teres que ir ao hospital... Precisas apenas de ter o cartão do Serviço Nacional de Saúde, e claro que terás que pagar as taxas moderadoras.

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
CristinaC
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ***

Re: Algumas dúvidas sobre o SSV e SS

Post by CristinaC »

shadow_phoenix wrote:Boa noite,
1 - Já sei que temos que entregar um atestado a confirmar que estamos aptos ao trabalho. Este atestado tem que ser próprio para o efeito, ou basta um qualquer atestado de um médico a confirmar que tal é o caso?

Obrigado
O que me disseram na linha apoio da SS foi que dependendo da zona de residência podem aceitar uma declaração médica dizendo que se está apto para trabalhar. No entanto, também podem "implicar" e teremos que esperar pela marcação para comparecer a uma junta médica. Eu ainda não fui tratar da papelada, mas em todo caso levo já uma declaração do meu médico.

Outra vantagem de teres o SSV é que conta para a reforma (nem que seja daqui a 70 anos...) e tens apoio caso precises de recorrer ao subsídio de doença ou licença de maternidade, por exemplo. Mas nesse momento irás receber o equivalente ao escalão para o qual estás a descontar (ou seja, se escolheres o escalão 1 são cerca de €400, se for o 3, são pouco mais de €800).

Mas se telefonares para a linha de apoio da SS eles explicam-te tudo. Eu até fui atendida por uma moça muito simpática, o que surpreendeu. :)
Post Reply