congresso/poster
-
- recém-chegado
- Registado: quarta out 15, 2008 6:52 pm
- University/ Institute: IST
Re: congresso/poster
Olá pessoal.
Então no caso de uma viagem para apresentar um trabalho numa conferência internacional, ao tal subsídio de 750 euros não acresce o subsídio de viagem (300 para Europa, 600 para fora da Europa)?
É que nos comentários anteriores vejo o valor 750 ser tratado quase como montante máximo total que seria possível obter.
Eu pensei que, por exemplo para o caso de uma conferência fora da Europa (como os exemplos que referiam a Austrália) fosse possível contar pelo menos com 750 + 600 = 1350 euros.
Consegue alguém aqui esclarecer-me?
Obrigado!
Então no caso de uma viagem para apresentar um trabalho numa conferência internacional, ao tal subsídio de 750 euros não acresce o subsídio de viagem (300 para Europa, 600 para fora da Europa)?
É que nos comentários anteriores vejo o valor 750 ser tratado quase como montante máximo total que seria possível obter.
Eu pensei que, por exemplo para o caso de uma conferência fora da Europa (como os exemplos que referiam a Austrália) fosse possível contar pelo menos com 750 + 600 = 1350 euros.
Consegue alguém aqui esclarecer-me?
Obrigado!
-
- cientista regular
- Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
- University/ Institute: ***
Eu também tinha essa dúvida... Na FCT disseram-me que o subsídio de viagem é para BD no estrangeiro ou mistas. Idas a conferências têm o montante máximo de €750. Que chega para pouco, mas é melhor que nada...
-
- cientista sempre presente
- Registado: terça jan 08, 2008 6:13 pm
- University/ Institute: University
CristinaC Escreveu:Eu também tinha essa dúvida... Na FCT disseram-me que o subsídio de viagem é para BD no estrangeiro ou mistas. Idas a conferências têm o montante máximo de €750. Que chega para pouco, mas é melhor que nada...
Boa noite!
Também penso que o subsídio de viagem (300 €) é apenas para bolseiros a realizar trabalhos de investigação só estrangeiro ou mistos (realizam trabalho no estrangeiro e em Portugal). No entanto não tenho certezas disto que acabei de dizer. Se alguém tiver conhecimento mais concreto desta situação post aqui no fórum.
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- Direcção da ABIC
- Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
- University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
- Contacto:
Bons dias!Starkhyel Escreveu: Então no caso de uma viagem para apresentar um trabalho numa conferência internacional, ao tal subsídio de 750 euros não acresce o subsídio de viagem (300 para Europa, 600 para fora da Europa)?
Pois, tratam-se de financiamentos suplementares diferentes (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). Uma coisa é o subsídio para "Participação em reuniões científicas" (que pode ir até 750€). Outra coisa, é o financiamento que visa suportar a ida dos bolseiros de doutoramento para o estrangeiro (os tais 300€ ou 600€, consoante se trate de uma viagem para a Europa ou para fora da Europa, respectivamente). Este último subsídio de viagem é passível de ser utilizado apenas quando um bolseiro vai passar uma temporada a uma universidade estrangeira. Julgo que nestes casos não importa se se trata de bolsa nacional ou mista. Desde que o bolseiro vá desenvolver parte do programa de trabalhos numa universidade estrangeira, a FCT subsidia a viagem até 300/600€.
Para idas a reuniões cientificas, os 750€ são efectivamente o montante máximo que a FCT financia. Supostamente este financiamento inclui verbas para a viagem, alojamento, etc. Claro que tratando-se, por exemplo, de uma conferência na Austrália, só o preço da passagem aérea pode ultrapassar largamente os 750€.Starkhyel Escreveu: É que nos comentários anteriores vejo o valor 750 ser tratado quase como montante máximo total que seria possível obter.
No entanto, há sempre a possibilidade de procurar financiamento adicional. A Fundação Calouste Gulbenkian é uma das instituições que tem fundos para apoiar idas a congressos.
Abraços e beijinhos,
rui
--
Rui Soares Costa
http://www.ruisoarescosta.tk
http://homepage.oniduo.pt/ruisc
R. Escolas Gerais, 63, 3E
1100-216 Lisboa
Portugal
phone [+351] 96 424 57 72
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
-
Boa tarde!
É possível obter financiamento da FCT e da FCG para o mesmo congresso? Isto é, por exemplo, para viagens longas os 750 euros serão insuficientes e com o apoio da FCG já se obteria mais algum financiamento.
Cumprimentos,
É possível obter financiamento da FCT e da FCG para o mesmo congresso? Isto é, por exemplo, para viagens longas os 750 euros serão insuficientes e com o apoio da FCG já se obteria mais algum financiamento.
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- Direcção da ABIC
- Contacto:
Pois, não sei exactamente. Mas julgo que sim.
No entanto, a Gulbenkian no formulário para financiamento de idas a congressos pergunta sempre se a FCT financia a deslocação em causa. Isto pode ser um indicador que não estão especialmente interessados em financiar congressos para os quais já haja financiamento. Por outro lado, pode tratar-se apenas de dar prioridade a pedidos que não tenham outra forma de financiamento.
Enfim, parece-me que se se tratar de uma ida a uma reunião científica cujos valores totais ultrapassem largamente os 750€ financiados pela FCT, a Gulbenkian não terá problemas em financiar o remanescente. Julgo que a FCG apenas tenta assegurar que um investigador não recebe 2 financiamentos redundantes, que gasta apenas um deles e que fica com o remanescente.
Não conheço casos de idas a congressos com financiamento simultâneo da FCT e FCG. Por outro lado, conheço casos em que quer a FCT, quer a Gulbenkian financiaram idas a summer schools. Nestes casos em concreto os valores totais (viagem, alojamento, comida, propinas, etc.) eram de tal forma elevados que, mesmo com financiamento de ambas as instituições, o dinheiro não era suficiente.
Por exemplo, no caso hipotético de um congresso na Malásia que durasse 1 semana, cujo voo mais barato que se conseguisse fosse 600€, em que fosse necessário pagar 700€ de inscrição e não houvesse alojamento barato para os 7 dias, julgo que a Gulbenkian não teria problemas em financiar em complementaridade com a FCT.
Mas nada como um telefonema para a Gulbenkian para tirar as teimas!
Abraços e beijinhos,
rui
No entanto, a Gulbenkian no formulário para financiamento de idas a congressos pergunta sempre se a FCT financia a deslocação em causa. Isto pode ser um indicador que não estão especialmente interessados em financiar congressos para os quais já haja financiamento. Por outro lado, pode tratar-se apenas de dar prioridade a pedidos que não tenham outra forma de financiamento.
Enfim, parece-me que se se tratar de uma ida a uma reunião científica cujos valores totais ultrapassem largamente os 750€ financiados pela FCT, a Gulbenkian não terá problemas em financiar o remanescente. Julgo que a FCG apenas tenta assegurar que um investigador não recebe 2 financiamentos redundantes, que gasta apenas um deles e que fica com o remanescente.
Não conheço casos de idas a congressos com financiamento simultâneo da FCT e FCG. Por outro lado, conheço casos em que quer a FCT, quer a Gulbenkian financiaram idas a summer schools. Nestes casos em concreto os valores totais (viagem, alojamento, comida, propinas, etc.) eram de tal forma elevados que, mesmo com financiamento de ambas as instituições, o dinheiro não era suficiente.
Por exemplo, no caso hipotético de um congresso na Malásia que durasse 1 semana, cujo voo mais barato que se conseguisse fosse 600€, em que fosse necessário pagar 700€ de inscrição e não houvesse alojamento barato para os 7 dias, julgo que a Gulbenkian não teria problemas em financiar em complementaridade com a FCT.
Mas nada como um telefonema para a Gulbenkian para tirar as teimas!
Abraços e beijinhos,
rui
--
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
-
Olá a todos!
Gostaria de saber se para pedido de subsídio para apresentação de comunicações em congressos é necessário enviar o parecer do orientador como documento original ou pode ser uma cópia (não autenticada)?
Cumprimentos,
Gostaria de saber se para pedido de subsídio para apresentação de comunicações em congressos é necessário enviar o parecer do orientador como documento original ou pode ser uma cópia (não autenticada)?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- Direcção da ABIC
- Contacto:
Bons dias!João Escreveu:Olá a todos!
Cumprimentos,
Caríssimos,
João, Julgo que pode ser uma simples cópia não autenticada. Muitas vezes o meu orientador até me envia os pareceres por email (já com a assinatura) e eu só imprimo, nada mais. Tenho usado esse tipo de documentação e tem funcionado sempre na perfeitção.
Abraços e beijinhos,
rui
--
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
-
Viva Rui!ruisoarescosta Escreveu:Bons dias!João Escreveu:Olá a todos!
Cumprimentos,
Caríssimos,
João, Julgo que pode ser uma simples cópia não autenticada. Muitas vezes o meu orientador até me envia os pareceres por email (já com a assinatura) e eu só imprimo, nada mais. Tenho usado esse tipo de documentação e tem funcionado sempre na perfeitção.
Abraços e beijinhos,
rui
Então se o teu orientador te envia por email e tu imprimes é o mesmo que uma cópia dita "normal". Aconselhas a enviar carta registada com o pedido de financiamento ou pode ser por email?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- Direcção da ABIC
- Contacto:
Tenho recorrido à entrega deste tipo de documentação sempre presencialmente. Nos períodos em que estou no estrangeiro peço a alguém que imprima a informação que envio por email e que passe pela FCT. Mas claro, isto não é uma solução possível para uma imensidão de bolseiros.João Escreveu:
Viva Rui!
Então se o teu orientador te envia por email e tu imprimes é o mesmo que uma cópia dita "normal". Aconselhas a enviar carta registada com o pedido de financiamento ou pode ser por email?
Cumprimentos,
As razões para esta opção prendem-se com questões de timing. Tenho a impressão que a FCT é mais expedita com o tratamento de informação que dá entrada através desta via, comparativamente com o envio de informação por correio ou email.
De qualquer forma, é possível enviar este tipo de documentação quer por correio, quer por email. Quanto a estas duas opções, não sei qual será a preferível.
Abraços e beijinhos,
rui
--
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
Rui Soares Costa
1100-216 Lisboa
Portugal
-
- cientista regular
- Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Olá, João!
Olá a todos!
Das últimas vezes que pedi subsídios para congressos ou para visitas de formação complementar enviei todos os documentos necessários via e-mail, e não tive qualquer problema. Envio-os em formato pdf.
Boa sorte!
Olá a todos!
Das últimas vezes que pedi subsídios para congressos ou para visitas de formação complementar enviei todos os documentos necessários via e-mail, e não tive qualquer problema. Envio-os em formato pdf.
Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Investigador Post-Doc
-
Carla Gouveia-Caridade Escreveu:Olá, João!
Olá a todos!
Boa sorte!
Olá Carla!
Se dá por e-mail é muito melhor. Quanto tempo demora a FCT a atribuir o subsídio para participação em congressos após o envio do e-mail? E qual é o e-mail para que devemos efectuar o pedido de subsídio?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
-
- cientista regular
Olá, João!
O endereço de e-mail é id.bolsas@fct.mctes.pt.
Não te esqueças de colocar no "assunto" da mensagem a referência da tua bolsa!
O subsídio tem sido depositado em 1-2 meses após o pedido e dependendo da data de entrada deste nos serviços.
Boa sorte!
O subsídio tem sido depositado em 1-2 meses após o pedido e dependendo da data de entrada deste nos serviços.
Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Investigador Post-Doc
-
Carla Gouveia-Caridade Escreveu:Olá, João!
Boa sorte!
Já agora, no assunto devo colocar apenas a referência da bolsa ou posso colocar também o âmbito do e-mail, isto é, referência da bolsa+pedido de seubsídio?
João
PhD
PhD
-
- cientista regular
Pois... convém colocar a referência da bolsa e algo mais como "subsídio para congresso/visita".João Escreveu:
Já agora, no assunto devo colocar apenas a referência da bolsa ou posso colocar também o âmbito do e-mail, isto é, referência da bolsa+pedido de seubsídio?
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Investigador Post-Doc
-
Carla Gouveia-Caridade Escreveu: Pois... convém colocar a referência da bolsa e algo mais como "subsídio para congresso/visita".
Obrigado Carla
João
PhD
PhD
Olá a todos,
Relativamente ao subsidio para congressos, este ano a FCT enviou-me um e-mail em Abril a dizer que iria proceder ao envio do 750€, mesmo antes de eu o requisitar, e este mês já o transferiram.
Não sei se vai ser o normal para toda a gente, mas simplifica muito mais as coisas para nós.
Relativamente ao subsidio para congressos, este ano a FCT enviou-me um e-mail em Abril a dizer que iria proceder ao envio do 750€, mesmo antes de eu o requisitar, e este mês já o transferiram.
Não sei se vai ser o normal para toda a gente, mas simplifica muito mais as coisas para nós.
-
Viva jbondoso!jbondoso Escreveu:Olá a todos,
A mim não me atribuíram o subsídio, pelo menos até hoje. A tua bolsa começou quando?
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
Comecei em agosto de 2007 e o 1º ano acaba a 30 de Outubro, porque interrompi 3 meses a bolsa da FCT para ter uma Marie Curie.