... ainda a acumulação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
lmcrod
recém-chegado
recém-chegado

... ainda a acumulação

Post by lmcrod »

Caros colegas,

Queria só dar conhecimento à comunidade dos bolseiros que a FCT, em 5 de Janeiro de 2009, mantém a sua posição de não reconhecimento do Regulamento de Maio de 2008, sem qualquer tipo de justificação. Para tornar a situação ainda mais ridícula, a FCT assume partes do regulamento, excluindo outras, num exercício de livre arbítrio perfeitamente lamentável.
Isto parece um acto de extrema má fé (terrorista), que merece uma resposta firme e conjunta.
Por isso, apelo à imaginação e capacidade de luta de todos quantos estão a ser "roubados" pela FCT, sem a mínima justificação, para se combater a situação. Em primeiro lugar, penso que seria muito interessante fazer chegar a situação à imprensa; depois penso que esse mesmo texto devia chegar ao gabinete parlamentar de todos os partidos políticos aí representados (incluindo o PS); também seria interessante avançar com um abaixo-assinado, que desse entrada na FCT o mais rapidamente possível, por parte de todos quantos se sintam lesados pelo não reconhecimento deste regulamento.

Saudações
Luís Rodrigues
Diana80
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade Aveiro

Re: ... ainda a acumulação

Post by Diana80 »

Olá Luís,

Concordo com tudo o que disseste... aliás no tópico onde já estava a ser discutido esse assunto falamos na possibilidade de fazer algo que resolvesse a nossa situação... extremamente injusta!
Já enviei uma carta para a FCT e...nada!
Enviei um e-mail ao Presidente da FCT e... nada!
Ninguém explica o que se está a passar...
Enfim, acho que neste país é preciso chamar a comunicação social para que alguém nos explique o que se está a passar!!
Um regulamento com 9 meses e ainda não foi homologado?! Os concursos de 2008 já terminaram, para que é que criaram o novo regulamento?!!
Como já disse no outro tópico, talvez a ABIC nos ajude a organizar uma forma de protesto...

Saudações,
Diana
Limiano
recém-chegado
recém-chegado

Post by Limiano »

Em relação a esta questão (e a todas as outras injustas e descabidas no estatuto do bolseiro), penso que uma das soluções seria aproveitar o programa da SIC "Nós por cá". Deixo esta ideia á direcção da ABIC.

Cumprimentos a todos.
Diana80
investigador em formação
investigador em formação

Post by Diana80 »

Até que é boa ideia...
Afinal, neste país parece que os problemas só se resolvem quando se envolve a comunicação social!!!

Cumprimentos
sararaquelc
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Aveiro

Post by sararaquelc »

Pois, agora que li todas as mensagens escritas aqui no fórum fiquei mesmo a pensar... Estou com bolsa de doutoramento há quase um ano e acabaram agora de me convidar para dar aulas e orientar os estágios dos alunos. É uma grande oportunidade para mim, já que me pedem para leccionar uma cadeira que está ligada, de certa forma, ao meu projecto no âmbito do PhD.

O meu problema é o seguinte: a insituição não fica, propriamente, perto da minha casa/instituição onde desenvolvo o meu plano de trabalhos. Mais concretamente, fica a cerca de 1h30 (de carro e sempre pela auto-estrada); o problema é que gastaria, diariamente, 35 € (15 € portagens + 20 € gasolina). Ora, fazer este trajecto duas vezes por semana não me iria ficar nada barato, para além do tempo que perco na estrada... :(

Tendo em conta que a FCT me descontaria mensalmente o montante que me proporciona, financeiramente, a actividade docente, eu teria de dar aulas gratuitamente... e adicionalmente, gastar bastante dinheiro... Sabem se existem algum subsídio neste caso?

Não queria deixar de aproveitar esta oportunidade... :)

Até já estou disposta a viajar 2h30 de comboio :P

Beijinhos e obrigada a todos
Diana80
investigador em formação
investigador em formação

Post by Diana80 »

Olá Sara,
Compreendo perfeitamente a tua situação... Lamento informa-te, mas se fores contratada, mesmo que a tempo parcial para dar aula, vais receber menos do que receberias com a bolsa de doutoramento. A verdade é que a FCT desconta-te o montante que tu auferes do contrato com a escola, mas usa o valor bruto... No entanto, tendo um contrato, deixas de ter o seguro social voluntário e vais ter de descontar para a segurança social pela escola. O que acontece é que o valor bruto que a FCT usa para fazer a dedução na tua bolsa, não é o que tu recebes na realidade, mas sim o que vem na folha de vencimento sem os descontos!! Posso deixar aqui o meu exemplo, como estou contratada a 50%, sem exclusividade recebo 530 euros pela docência, no entanto desse valor desconto 11% para a segurança social, logo o que entra na minha conta são cerca de 471€. A FCT dá-me 450€ (980-530=450). Assim ao fim do mês estou a receber 921 euros!!! Isto sem pensar nas despesas adicionais...
Como vês, monetariamente, esta situação não é nada vantajosa, mas poderá ter outras vantagens!!
Tens de ponderar bem a situação...
Pode ser que até lá entre em vigor o novo regulamento e que te permita acumular os dois valores... mas duvido!!!
Se precisares de mais alguma informação, estás à vontade!
Cumprimentos
sararaquelc
recém-chegado
recém-chegado

Post by sararaquelc »

Sim, percebo perfeitamente Diana... O problema é que dar aulas é sempre bom para o currículo, até porque constitui um dos meus objectivos pós-doutoramento!

Acho esta situação frustrante e deveras INUSTA, sem qualquer sentido. Não é por darmos aulas que vamos prejudicar o nosso plano de trabalhos! E sermos compensados pelo trabalho extra, não? :S

Concordo com os posts aqui do fórum, devíamos fazer alguma coisa para alterar esta situação! Também já li que o tal documento não foi homolgado... e tão cedo não será, certamente!

Uma coisa que hoje ouvi falar: mesmo que tenhamos contrato de exclusividade, temos cerca de 20% para trabalhos de "fora". Sei que se pode dar "x" horas por mês, sem que isso interfira com o montante actual que se recebe pela FCT...Só não sei o valor "x". Hoje vou falar com uma srª que está cá na minha Universidade e que está a par destes assuntos. Pelos vistos a minha Universidade também tem bolseiros a dar aulas, com esse regime e que não estão a ser prejudicados...

Beijinhos
Diana80
investigador em formação
investigador em formação

Post by Diana80 »

Nunca ouvi falar desses 20% de trabalhos para fora!!
Sei que antigamente o número de horas que leccionavas era limitado, mas não sei muito bem como funcionava... No entanto o regulamento alterou e começou a ser possível dar o número de horas que se quisesse, mas descontado o valor recebido no valor da Bolsa! Informa-te com a tal senhora que falaste, no entanto o regulamento diz que tens de contactar a FCT e mediante o parecer do teu orientador, eles podem achar a situação compatível. No entanto, penso (se seguirem o regulamento de 2007) que te irão descontar no valor da bolsa!
Eu sei que a nível de curriculum é bom, senão não estaria a perder 60 euros por mês para dar aulas... Tens de ver é as despesas que tens nas viagens e se isso é viável ou não! Será sempre uma decisão complicada! No entanto se tiveres oportunidade aproveita! É uma experiência muito boa!!!

Até breve,

Diana
Luís Vilar
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FMH - UTL

Post by Luís Vilar »

Companheiros,

Não me encontro na mesma situação que vocês porque ainda não assinei o contrato com a FCT. Muito em breve irei assinar e o desespero será igual...
Uma grande amiga minha trabalha na SIC e já me pediu para eu fazer a queixa por escrito a denunciar tudo com todos os documentos que conseguir arranjar.
A questão é que ainda não percebo muito bem o assunto...
Neste sentido, venho pedir a alguém que escreva uma carta a denunciar a situação por inteiro (fazendo referência a todo o tipo de documentos publicados pela FCT) e envie para o meu email pessoal (o mais rápido possível):

luispedrovilar@gmail.com

Esta é sem dúvida uma boa oportunidade de resolvermos isto de uma vez por todas!

Cumprimentos,

Luís Vilar
Ana Reis
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FPCE UP

Post by Ana Reis »

Olá a todos!

Também estive a dar algumas aulas numa faculdade e de acordo com o que a FCT disse, enviei a declaração da faculdade a descrever que aulas dei, quantas horas foram e o valor que recebi.

Quando receber o mês de fevereiro vou ver se já o descontaram!

É realmente injusto!!!

Temos mesmo de fazer alguma coisa!

Ana
sararaquelc
recém-chegado
recém-chegado

Post by sararaquelc »

Pois, eu tb tnh q começar a pensar em enviar a declaração, pois estou mesmo prestes a dar aulas...

Alguém me pode dar orientação em relação a essa declaração e docs necessários? Ou é apenas necessário uma declaração por parte da Universidade onde vamos leccionar?

P.s.- a FCT não financia ajudas de custo? E se a Universidade onde vamos dar aulas financiar (renumeração em espécie), o valor também é descontado no total da bolsa?

Beijinhos e obrigada
Ana Reis
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FPCE UP

Post by Ana Reis »

Olá,

A declaração que enviei continha informação quanto ao estatuto de docente, disciplina, nº de horas leccionadas e valor auferido.

Quanto às ajudas de custo não sei responder... A FCT desconta da bolsa aquilo que tu informares que ganhaste, pelo menos foi a informação que eles deram.

Espero ter ajudado.

Ana
Margalhos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISCTE

Post by Margalhos »

Caríssimos colegas,

Após ter estado de certa forma afastado do forum e deste tema especificamente, venho mais uma vez lamentar a continuação da precaridade, entre todos nós que procuramos a excelência, ao combinarmos o desenvolvimento dos trabalhos do projecto de doutoramento com o leccionar.
De lamentar também, e mais uma vez, em assuntos tão prementes como este que tem sido aqui apresentado, que se avizinhe a tão sobeja utilizada solução do "Nós por Cá". Mal vai a ciência se continuarmos a trilhar estes caminhos. Mal vai a verificação do cumprimento de documentos legais criados pelas próprias instituições que depois se demoram a faze-los cumprir. Ainda mais quando notificados pela Associação de Bolseiros de Investigação Cientifica.
Queria deixar no entanto uma mensagem de esperança para todos e o exemplo do que é uma prática positiva e mais do que isso - justa. Tive a felicidade de ter sido seleccionado para Bolsa de Doutoramento pela FCT e Gulbenkian. Sendo que depois dos diversos "desencontros" com a FCT em relação a esta questão da actividade conjunta, decidi questionar a Gulbenkian face à mesma questão. A resposta vinda de lá não podia ser mais clara - em relação à sua questão, a legislação e demais regulamentos não deixam duvidas, pelo que não haverá problema de acumular funções de Bolseiro de Doutoramento com a actividade docente, podendo acumular os dois vencimentos, desde que o valor da actividade docente não exceda o valor da bolsa. Claro está, que associado a uma instituição de excelência como é o caso da Gulbenkian, não tive segunda ideia em tomar a minha decisão.

Haja paciência, até um certo limite. Parece-me a mim que o tempo para as pessoas se insurgirem está próximo. A denuncia da situação é por demais evidente. Espero estar mais atento. O esforço de todos será necessário.

Saudações
Post Reply