Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Apolo13
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Contratos FCT

Post by Apolo13 »

Olá a todos!

A minha questão vem no seguimento do que se estava a falar acerca do adiamento da BD.

Consegui a BD(2ªfase), mas não estou inscrito no programa de doutoramento, não me candidatei porque na altura estava demasiado ocupado com trabalho para pensar nisso, passou-me completamente! Mesmo asim, juntamento com a minha orientadora, decimos fazer a candidatura!

Neste momento estou numa espera angustiante para saber se a universidade me aceita, coisa que não faço ideia como vai ser, mas seria muito mau agora fazerem-me isso. Além disso, sobraram vagas!

Gostaria de saber se, caso não me aceitem na universidade, poderei adiar bolsa (sem a apresentação dos documentos) e iniciando em outubro (ou antes) apresentando os documentos em Julho?

Obrigado desde já pela ajuda!

abr
claudiags
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP

Post by claudiags »

Olá a todos.

Tive bolsa de Pós-Doc na segunda fase e lacrei o envio de documentos a 16 de Dezembro.
Pedi para começar a bolsa a 1 de Janeiro, mas até agora nada... Entretanto já me mudei para Espanha e comecei a trabalhar, tudo as minhas custas, é claro...
Hoje vi que já tenho vistos verdes em alguns dos documentos que enviei. Apenas nao aparece na declaraçao de compromisso, e nas declaraçoes do orientador e instituiçao. Devo pensar que há algo de errado com esses documentos ou será que eles vao vendo os documentos e vao colocando progressivamente os vistos verdes cada vez que verificam um doc?

Se já tiverem passado por isto, digam coisas.

Cumps

Cláudia
duartedna
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: TU Munich

Post by duartedna »

Olá,

a mim puseram-me os vistos verdes de uma vez só.

cumprimentos
Duarte
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

duartedna wrote:Olá,

cumprimentos
Duarte

Eu já submeti os documentos a 1 mês e 15 dias e ainda não me apareceu nenhum "visto verde". Estes "vistos" aparecem no FCT-SIG à frente dos documentos que fizemos o upload?

Cumprimentos,
João
PhD
claudiags
recém-chegado
recém-chegado

Post by claudiags »

Olá.

Sim, entras no FCT-SIG e vais â lista de documentos e aparecem uns vistos nos docs.
Se ainda nao o fizeram no teu caso, devem estar para o fazer em breve.
Estou é preocupada, pq nao me aparece em todos os docs... É esperar para ver o que dizem.

Cumps,

Cláudia

João wrote:
duartedna wrote:Olá,

cumprimentos
Duarte

Eu já submeti os documentos a 1 mês e 15 dias e ainda não me apareceu nenhum "visto verde". Estes "vistos" aparecem no FCT-SIG à frente dos documentos que fizemos o upload?

Cumprimentos,
João

Post by João »

Obrigado, Cláudia.

No teu caso devem estar a acabar de verificar todos os documentos e por isso é que não tens todos os "vistos verdes".
João
PhD
João

Post by João »

Já agora uma curiosidade, Cláudia: estás em que área na FEUP?
João
PhD
claudiags
recém-chegado
recém-chegado

Post by claudiags »

Olá Joao.

Doutorei-me em Engenharia Química, na FEUP, em Novembro.
Concederam-me uma bolsa de Pós-Doc no estrangeiro (1 ano fora e o resto em Portugal).
Já estou em Valencia a trabalhar há duas semanas, mas bolsa nem ve-la... :?
Espero que resolvam isto rápido, porque com alojamento, alimentaçao e viagens, lá se vai a minha conta bancária :P

Cumps,

Cláudia
João wrote:Já agora uma curiosidade, Cláudia: estás em que área na FEUP?
João

Post by João »

Pois isso é verdade... a vida começa a complicar-se... eu sou de Química mas da FCUP :D
João
PhD
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado

Post by oKiDoKi »

Olá a todos!

Estou com uma confusão na minha bolsa e gostava que me ajudassem. Não é fácil explicar isto por poucas palavras...Então é assim:

Eu tive BD (2ª fase), possuindo 2 instituições de acolhimento (departamento da universidade e uma instituição exterior) e 2 orientadores. Por "norma" na minha universidade, no campo do orientador, coloca-se a pessoa que está ligada à universidade que me confere o grau e depois, no campo do co-orientador a outra pessoa ligada à instituição exterior.

Acontece que no meu caso, serão ambos meus orientadores, sem desvalorização da responsabilidade da pessoa que coloquei no co-orientador. Apenas o fiz porque no formulário da candidatura não dava para colocar dois orientadores no campo "orientador" e porque de facto, a pessoa ligada à universidade até tinha melhor CV naquela área.

Ao tratar da papelada para a FCT na instituição exterior, deparei com um problema: para resolver a minha situação nessa instituição exterior, em termos burocráticos e financeiros, terei que colocar como "orientador" a pessoa da instituição e "co-orientador" a pessoa da universidade.

------> Será que dá para alterar isso agora (antes de assinar o contrato) sem prejuízo para a minha bolsa?
------> Poderei alterar isso depois de assinar o contrato?

Para quem leu o texto até aqui, muito obrigada!
Conto com a vossa ajuda.

Sofia.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Eu achava que o normal era que o orientador fosse a pessoa da instituição que te irá atribuir o grau, ou seja, da universidade, como indicaste na candidatura.
É mesmo necessário que a pessoa da instituição exterior seja o orientador e não o co-orientador? Não podes argumentar lá que o orientador devia ser a pessoa da universidade porque é a universidade que confere o grau?

Em qualquer caso, eu até sou daqueles que acha que não há orientador e co-orientador, sobretudo quando são de instituições diferentes. Para mim, há um orientador ou há dois ou mais co-orientadores, embora compreenda a distinção orientador/co-orientador se tiver de haver uma só pessoa a assumir a responsabilidade final. Mas para mim, no doutoramento, a responsabilidade final é do aluno de doutoramento :)
O currículo do orientador tem relevância para a avaliação das candidaturas a bolsas e para a FCT deve ser diferente quem é definido como orientador e quem é definido como co-orientador, ou seja, a diferença de currículos poderá significar alguma coisa. No entanto, não me parece que essa diferença possa ser muito significativa. Podes contactar a FCT, perguntando se é possível fazer essa alteração. Ou então, podes fazer esse pedido depois de teres a bolsa e logo vês o que a FCT diz. Eu acho que não haverá problema.
Não é bem a mesma coisa, mas eu adicionei um co-orientador durante a bolsa de doutoramento e não houve problema. Fiz o pedido à FCT e eles aceitaram. Há também colegas em que os orientadores "registados" no processo de doutoramento na universidade não são exactamente iguais aos "registados" no processo da bolsa na FCT, pois por vezes há um co-orientador que não é referido num dos processos...

Tiago
fcoelho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP / INESC Porto

Post by fcoelho »

Viva,

Apenas para informar que já tenho os vistos verdes (submeti a 17 Dez, tive-os na passada quarta dia 28 Jan ao final da tarde) no FCT-SIG, na zona de submissão dos documentos. Falei com um colega na mesma situação, um pouco mais adiantado, que me disse que demora normalmente uma semana desde os vistos verdes (em todos os documentos) até recebermos o contrato em formato electrónico por email. Tanta burocracia... :roll:
João

Post by João »

fcoelho wrote:Viva,

Apenas para informar que já tenho os vistos verdes (submeti a 17 Dez, tive-os na passada quarta dia 28 Jan ao final da tarde) no FCT-SIG, na zona de submissão dos documentos. Falei com um colega na mesma situação, um pouco mais adiantado, que me disse que demora normalmente uma semana desde os vistos verdes (em todos os documentos) até recebermos o contrato em formato electrónico por email. Tanta burocracia... :roll:

É verdade é só burocracia... eu submeti os documentos um pouco depois de ti por isso também me devem estar a aparecer os vistos verdes... assim o espero.

Cumprimentos,
João
PhD
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Carla Gouveia-Caridade »

Tiago H. Silva wrote:Olá.

Eu achava que o normal era que o orientador fosse a pessoa da instituição que te irá atribuir o grau, ou seja, da universidade, como indicaste na candidatura.

Tiago
Julgo que nem é possível ser de outra forma. Tem que existir um vínculo do orientador à instituição que confere o grau. Senão seria a rebaldaria total...
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Apolo13
recém-chegado
recém-chegado

Post by Apolo13 »

Olá a todos!

Já tinha colocado esta questão mas como estou sem resposta, peço a vossa ajuda por favor, porque estou em panio com esta situação!

Consegui a bolsa na segunda fase e como n me candidatei ao doutoramento pedi para me integrar no programa de doutoramento agora, pois sobraram 2 vagas, à partida estava tudo bem. O problema é que o pedido foi indeferido, ainda há a hipotese de recurso, mas é melhor ir contando com o pior.

Então agora será possivel eu pedir adiamento até à minha inscrição(em julho) enviando só os documentos nessa altura, ou mesmo adiando, tenho abrigatoriamente que enviar os documentos no prazo de 6 meses. É que sendo assim terei que concorrer outra vez!

Ajudem-me please!

obrigado!
fcoelho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP / INESC Porto

Post by fcoelho »

João wrote:
fcoelho wrote:Viva,

É verdade é só burocracia... eu submeti os documentos um pouco depois de ti por isso também me devem estar a aparecer os vistos verdes... assim o espero.

Cumprimentos,

Atenção que os vistos verdes podem não significar que está tudo bem... recebi agora um email da FCT a indicar que afinal precisam de uma declaração de cessação da bolsa (anterior), apesar de na quarta me terem colocado os vistos em todos os documentos...
E isto mesmo tendo a instituição (INESC Porto) informado a FCT da própria cessação (recebi um mail do INESC Porto com documentos a comprovar). Toca a esperar pela declaração para poder resubmeter e re-lacrar... enfim.
João

Post by João »

Apolo13 wrote:Olá a todos!

Já tinha colocado esta questão mas como estou sem resposta, peço a vossa ajuda por favor, porque estou em panio com esta situação!

Consegui a bolsa na segunda fase e como n me candidatei ao doutoramento pedi para me integrar no programa de doutoramento agora, pois sobraram 2 vagas, à partida estava tudo bem. O problema é que o pedido foi indeferido, ainda há a hipotese de recurso, mas é melhor ir contando com o pior.

Então agora será possivel eu pedir adiamento até à minha inscrição(em julho) enviando só os documentos nessa altura, ou mesmo adiando, tenho abrigatoriamente que enviar os documentos no prazo de 6 meses. É que sendo assim terei que concorrer outra vez!

Ajudem-me please!

obrigado!

Viva!

Do que tenho conhecimento, podes adiar o início da bolsa até um ano após teres sido contemplado, no entanto penso que, tens apenas 6 meses para submeter os documentos electronicamente. Mas atenção, isto é apenas o conhecimento que tenho e pode não estar totalmente correcto. Segundo o que penso, terás de concorrer outra vez se não submeteres os documentos no prazo de 6 meses.

De qualquer maneira haverá, com certeza, pessoas que te poderão dar opiniões com mais certezas.

Cumprimentos,

João
João
PhD
Apolo13
recém-chegado
recém-chegado

Post by Apolo13 »

Obrigado João!

De facto estou mesmo revoltado com a minha universidade, dá vontade de ir para outra, como é possível dizerem que não à minha entrada no doutoramento, mesmo tendo sobrado vagas!

Enfim, resta-me recorrer da decisão ou então ver se consigo inscrever-me no início de junho (altura das candidaturas) para conseguir manter a bolsa.

Seria muito frustrante candidatar-me de novo e não conseguir!

abr
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado

Post by oKiDoKi »

Olá Tiago!

De facto, na UM todas as pessoas com quem falei que possuem 2 instituiçoes diferentes, têm como orientador principal o da UM. Acontece que na instituição exterior, todas as pessoas que lá estão a tirar o doutoramento têm como orientador o da instituição...

Entretanto, na semana passada liguei para a FCT e disseram-me que posso alterar isso agora, aquando do upload dos documentos. Basta submeter uma declaração dos orientadores a dizer que aceitam trocar entre si juntamente com a declaração de aceitação de orientação. A senhora ainda me disse que também posso enviar desde já a versão em papel dessa declaração para lá.

Esta história ainda vai demorar a resolver-se. Só não quero é que a minha bolsa seja prejudicada por isto.

Como tal, so quando tiver o contrato para assinar (daqui a uns bons 3meses) é que fico descansada :)

Sofia.
Diogo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IPO - Porto

Post by Diogo »

Olá a todos! (sim é a minha primeira vez...)

Faço parte do grupo dos que já submeteram os documentos para a BD (2ªfase) - lacrei no dia 22 dez. - e que até hoje ainda não recebeu contracto nem sequer tenho os tão falados vistos verdes.

Gostava de colocar uma questão:

Quando tiver que enviar o contracto assinado (seja lá quando isso for!) é necessário enviar cópia autenticada de BI e nº contribuinte, ou basta fotocópia normal? em relação a todos os outros documentos já tenho as cópias devidamente autenticadas.

Cumprimentos a todos,

Diogo
Post Reply