Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rubrasfan
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Faculdade de Letras da Universidade do Porto / História

Re: Contratos FCT

Post by Rubrasfan »

Obrigado priscillapegas e Ana Reis. Que competência... Fiquei completamente esclarecido. Este fórum devia servir de exemplo a muitos sites estatais.

Beijinhos. :smt023 :smt023

Rubrasfan.
hfpo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U. Porto

Post by hfpo »

Olá..

Será que alguém me pode ajudar?

Eu concorri a BD na 1ª fase, mas como fiquei na zona cinzenta, só me foi concedida bolsa na 2ª fase. Eu posso começar a bolsa a 1 de Novembro ou só posso em 1 de Janeiro.

Outra pergunta, quais são exactamente os documentos a entregar à FCT? Eu contei estes de regulamento, existe mais algum?

- Documento com média e classificação de todas as cadeiras;
- Documento de aceitação de orientação;
- Documento de aceitação por parte a instituição de acolhimento;
- Documento de aceitação da instituição que confere o grau.

Obrigado,

Hélder
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: WWU

Post by Rosinha »

hfpo wrote:Olá..

Será que alguém me pode ajudar?

Eu concorri a BD na 1ª fase, mas como fiquei na zona cinzenta, só me foi concedida bolsa na 2ª fase. Eu posso começar a bolsa a 1 de Novembro ou só posso em 1 de Janeiro.

Outra pergunta, quais são exactamente os documentos a entregar à FCT? Eu contei estes de regulamento, existe mais algum?

- Documento com média e classificação de todas as cadeiras;
- Documento de aceitação de orientação;
- Documento de aceitação por parte a instituição de acolhimento;
- Documento de aceitação da instituição que confere o grau.

Obrigado,

Hélder
Tens a indicação da papelada toda la na pagina para fazeres o upload dos documentos. Acho que não pedem a classificação nas cadeiras.
Rosinha
Zé Nano
recém-chegado
recém-chegado

Post by Zé Nano »

Olá a todos!

Fui um dos contemplados com BD na 2.ª fase.

Tenho algumas questões quanto à documentação a enviar para elaboração do contrato.

1. Três das instituições de acolhimento são estrangeiras: 1 universidade e 2 centros de investigação não académicos. Tenho cartas de aceitação por parte dos investigadores que irão coordenar os trabalhos nessas instituições (assinadas, com duração dos trabalhos; referem que aceitam a minha permanência lá). Isto é suficiente para cumprir o requisito de "Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento"?

2. Um dos co-orientadores pertence a uma instituição estrangeira (universidade da questão anterior). O documento em que ele diz que aceita ser co-orientador e receber-me para realização de trabalhos é suficiente para os requisitos de "Documento comprovativo de aceitação da instituição de acolhimento" e "Declaração de aceitação do orientador"?

Como nenhuma destas instituições confere o grau a minha inscrição nas mesmas não é "oficial" como aluno de doutoramento. Alguém me pode melhor esclarecer quanto a estas questões? Como é que isto funciona em termos de pagamentos por parte da FCT?

Obrigado desde já a todos,

Zé Nano
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

Boa tarde a todos!

Relativamente ao esclarecimento da situação profissional e como não tenho qualquer actividade profissional à data da concessão de bolsa, sei que tenho de entregar uma declaração, sob compromisso de honra, sobre a inexistência de qualquer actividade durante o período da bolsa. Alguém pode colocar aqui um exemplo de uma declaração sob compromisso de honra para servir como espécie de guia de orientação?
João
PhD
hfpo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U. Porto

Post by hfpo »

Obrigado Rosinha!!!!!
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

/
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 2:16 pm, edited 1 time in total.
João

Post by João »

SUSYmodel wrote:ola pessoal,

como resposta ao joao, acho que 'teu nome', bi, morada, telefone declara sob compromisso de honra que a data tal nao exerce qualquer actividade profissional nem exercera durante o periodo de vigencia da bolsa ref concedida por.

Extende-se esta declaracao,

data e assinatura :P

sera isso?

queria perguntar
1.qual é o prazo pa entrega dos documentos quer em formato electronico quer papel?
2.os orientadores enviam as cartas directamente pa fct ou pa nos?
3. eu so tenho a parte escolar do mestrado (sou doutorada) preciso de enviar algum certificado relativo as cadeiras?
4. tive bolsa bd por isso a fct tem o original dos meus certificados de conclusao lic e doutoramento. preciso de reenvia-los? :?

bigada,

susana
Olá Susana!

Obrigado pela tua resposta. Relativamente as tuas questões penso que o prazo que existe é de 6 meses até a assinatura do contrato, isto é, o prazo até assinares o contrato não poderá exceder os 6 meses. Relativamente aos orientadores tem de te enviar a declaração para tu fazeres o upload na tua página (FCT-SIG tem indicação no final da página para submissão de documentos) para enviares para a FCT. Relativamente aos certificados, na ágina FCT-SIG não tem indicação da discriminação das classificações obtidas nas disciplinas por isso será apenas necessário o certificado de conclusão seja de licenciatura, mestrado, etc.
Penso que o melhor é reenviares os referidos documentos (certificados de conclusão delicenciatura e doutoramento).

Espero ter ajudado.
João
PhD
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by oKiDoKi »

Olá a todos! Antes de mais, obrigada pela vossa ajuda. Todos estes assuntos são novos para mim e é excelente ter um fórum assim :)

Eu candidatei-me a BD antes de terminar o mestrado integrado, pelo que não foi possível enviar o certificado de habilitações com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas (enviei uma declaração da minha responsabilidade com uma simulação da média final e classificação das disciplinas).

No Artigo 19º (Documentos de suporte do processo de bolsa), encontra-se indicado que no caso de não possuir o tal certificado aquando da candidatura, e em caso de concessão de bolsa, devo enviar à FCT o tal certificado.

A minha dúvida é: como agora tenho de fazer o upload do certificado do mestrado, tenho de enviar já as minhas habilitações e classificações em suporte de papel ou só envio após o upload de todos os documentos necessários (juntamente com a versão em papel de todos os outros documentos)?

Cumprimentos a todos! :)
João

Post by João »

oKiDoKi wrote:Olá a todos! Antes de mais, obrigada pela vossa ajuda. Todos estes assuntos são novos para mim e é excelente ter um fórum assim :)

Eu candidatei-me a BD antes de terminar o mestrado integrado, pelo que não foi possível enviar o certificado de habilitações com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas (enviei uma declaração da minha responsabilidade com uma simulação da média final e classificação das disciplinas).

No Artigo 19º (Documentos de suporte do processo de bolsa), encontra-se indicado que no caso de não possuir o tal certificado aquando da candidatura, e em caso de concessão de bolsa, devo enviar à FCT o tal certificado.

A minha dúvida é: como agora tenho de fazer o upload do certificado do mestrado, tenho de enviar já as minhas habilitações e classificações em suporte de papel ou só envio após o upload de todos os documentos necessários (juntamente com a versão em papel de todos os outros documentos)?

Viva!

Penso que agora na submissão electrónica faz o upload apenas do que te é pedido. Posteriormente quando enviares em papel envi-as também as classificações obtidas. Caso seja necessário mais algum documento a FCT envia um mail.

Cumprimentos,
João
PhD
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by oKiDoKi »

Obrigada :)

Entretanto surgiu-me mais outra dúvida:

eu posso adicionar os dados/documentos à medida que os for obtendo, certo? Mas, e no fim, quando tiver tudo o que é necessário, como faço para lacrar o processo (onde encontro essa opção)?

Cumprimentos!
João

Post by João »

oKiDoKi wrote:Obrigada :)

Entretanto surgiu-me mais outra dúvida:

eu posso adicionar os dados/documentos à medida que os for obtendo, certo? Mas, e no fim, quando tiver tudo o que é necessário, como faço para lacrar o processo (onde encontro essa opção)?

Cumprimentos!

A medida que fazes o upload dos documentos tens a opção "SAVE" que os envia para a FCT. Eu penso que o melhor é obteres todos os documentos e submetê-los todos ao mesmo tempo, isto é a minha opinião porque assim tem todos os documentos ao mesmo tempo.
João
PhD
ssneves
Sócios
Sócios
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Post by ssneves »

João wrote:
SUSYmodel wrote:ola pessoal,
[...]

queria perguntar
1.qual é o prazo pa entrega dos documentos quer em formato electronico quer papel?
2.os orientadores enviam as cartas directamente pa fct ou pa nos?
[...]

bigada,

susana
Olá Susana!

Obrigado pela tua resposta. Relativamente as tuas questões penso que o prazo que existe é de 6 meses até a assinatura do contrato, isto é, o prazo até assinares o contrato não poderá exceder os 6 meses. [...]

Espero ter ajudado.
Olá a todos:

Alguns esclarecimentos.
1. O contrato da bolsa só é (normalmente) enviado após a entrega de todos os documentos exigidos no processo de candidatura. E sim, é o candidato que envia/submete todos os documentos, portanto as cartas dos orientadores, etc, devem ser entregues pelo candidato.

2. Depois de recebido, o contrato da bolsa deve ser devolvido (assinado) o mais rapidamente possível -- O prazo normalmente dado pela FCT para a devolução do contrato é de 15 dias após a sua recepção (isto não significa que a bolsa tenha que começar imediatamente ou na data inicialmente proposta; o início da bolsa pode ser adiado como explico a seguir).

3. No contrato de bolsa tem que ser indicada a data de início da bolsa, que pode ser bastante posterior àquela inicialmente proposta no processo de candidatura. Por experiência pessoal sei que o início da bolsa pode ser adiado (com justificação) até o período máximo de 1 ano (mas o contrato tem que ser assinado e devolvido logo - i.e. no prazo estipulado pela FCT na carta anexa ao contrato). No caso de solicitar um início da bolsa (bastante) mais tardio, convem juntar carta do orientador(es) confirmando que está (estão) de acordo que a bolsa seja iniciada na nova data que é proposta.

Cumprimentos,
Susana N.
Rubrasfan
recém-chegado
recém-chegado

Post by Rubrasfan »

Boa noite. Esclareçam-me o seguinte aspecto:

Iniciei o doutoramento em Outubro e ainda não paguei propinas, pq estava à espera da decisão da Bolsa. Como concorri na 2.ª fase, só posso colocar como início 1 de Janeiro de 2009 (concorri na 2.ª fase). As propinas são pagas na mesma juntamente com a bolsa, certo?:smt017

Obrigado
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 3:22 pm, edited 1 time in total.
Ana Reis
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FPCE UP

Post by Ana Reis »

Olá Rubrasfan

Eu iniciei Doutoramento em Fev. deste ano.
A FCT só abriu concurso em maio. Tive de pagar as primeiras propinas (1500 euros!) e não tinha direito a reembolso por estar fora do período do concurso.
na altura até liguei para a FCT e eles disseram que se eu só tiesse bolsa na 2ª fase teria de pagar as propinas seguintes também!

Tens de confirmar na tua faculdade e perguntar à FCT.

Espero ter ajudado!

Ana Reis
PhD
FPCE UP
ruisofia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Algarve

Post by ruisofia »

Olá pessoal!

O plano de trabalhos para BD que apresentei à FCT é para 39 meses, um pouco para acompanhar o programa de doutoramento, que dura 3 anos. A questão é que terei que assinar apenas por esses meses, ou é logo por quatro anos, e se assinar por 39 meses, posso depois pedir adiamento.

É que o meu projecto é um pouco complicado, acho que vou mesmo precisar dos quatro anos!

Fica aqui a questão, ainda há coisas neste processo todo me fazem imensa confusão!

Desde já obrigado e parabéns a todos os novos bolseiros!
Rubrasfan
recém-chegado
recém-chegado

Post by Rubrasfan »

Olá Ana.

Obrigado pela dica. Se for assim é mau. Não estava a contar pagar qualquer propina. Disseram-me, no entanto, que, mal entregue uma cópia do contrato na Fac., eles entendem-se com a FCT quanto às propinas. Mas logo se vê. O que interessa foi conseguir a bolsa. :wink:

Rubrasfan, medievista.

Beijos.
Rubrasfan
recém-chegado
recém-chegado

Post by Rubrasfan »

Olá Ruisofia.

Boa questão, a qual partilho. Eu coloquei na candidatura 48 meses, o máximo, porque vou mesmo precisar do máximo. Todavia, agora com Bolonha, o dout. está planeado para 36 meses. O que eu penso fazer, se me permitirem, é depois pedir dois adiamentos de 6 meses.

Mas estou cheio de dúvidas como tu. Pode ser que, entretanto, alguém esclareça.

Rubrasfan, medievista.

Abraço.
pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Minho

Post by pedromar »

João wrote:
oKiDoKi wrote:Olá a todos! Antes de mais, obrigada pela vossa ajuda. Todos estes assuntos são novos para mim e é excelente ter um fórum assim :)

Viva!

Penso que agora na submissão electrónica faz o upload apenas do que te é pedido. Posteriormente quando enviares em papel envi-as também as classificações obtidas. Caso seja necessário mais algum documento a FCT envia um mail.

Cumprimentos,
Bom dia. Podemos ir submetendo os documentos à medida que os obtemos. Só no final de termos submetido todos os documentos, é que aparece a opção "lacrar", e só aí é que os dados são enviados para a FCT.

Abreijos;

Pedro
Post Reply