Interrupção da Bolsa por situação de doença

Informações recentes no universo dos bolseiros. Notícias da imprensa sobre ciência são também bem-vindas.
Regras do Fórum
Nesta área esperam-se mensagem de notícias de interesse geral. As mensagens colocadas aqui podem ser mostradas noutros sites através do mecanismo de RSS. Por esta razão o moderadores reservam o direito de mover ou editar qualquer mensagem aqui colocada. Mensagens de cariz mais pessoal podem ser colocadas na secção offtopic ou "O meu caso/Fórum de apresentação". Mais informaçōes: viewtopic.php?f=8&t=706
Responder
nadia_martina
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado jan 07, 2023 5:57 pm
University/ Institute: FEUP

Interrupção da Bolsa por situação de doença

Mensagem por nadia_martina »

Boa tarde a todos,
Há cerca de um mês interrompi a minha bolsa devido a uma situação de doença. Eu e o meu orientador mandamos logo um e-mail à FCT a pedir essa interrupção ao qual eles responderam positivamente. Também disseram que teria de devolver o valor da bolsa (e valores do seguro social voluntário). Entretanto informaram-me que no decreto-lei n° 202/2012, Artigo 9° diz:
'g) Suspender as atividades financiadas pela bolsa por motivo de doença do bolseiro, justificada por atestado médico ou declaração de doença passada por estabelecimento hospitalar;
...
6 — Na suspensão das atividades a que se referem as alíneas f) [parentalidade] e g) [doença] do n.º 1 pode ser mantido o pagamento da bolsa pelo tempo correspondente, não havendo, nesse caso, lugar ao pagamento de outros subsídios aplicáveis nas eventualidades previstas naquelas disposições, nos termos legais gerais, reiniciando -se a contagem no 1.º dia útil de atividade do bolseiro após a interrupção.'

Alguém esteve numa numa situação semelhante? Receberam o valor da bolsa à mesma? Como procederam?
Muito obrigada

Responder