Bolsas vs contrato / Valor da bolsa justo?

Emprego científico ou emprego para cientistas? Porquê? Para quê? Que futuro?
Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: bottom line

Mensagem por Aragao »

Paulo J. N. Silva Escreveu: Boa ciencia tambem, obrigado.
Obrigado. Não a posso fazer enquanto não voltar a encontrar Emprego Científico ou numa vertente envolvente. Mas guardo o teu desejo para quando o puder fazer 8)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

kueenie
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 28
Registado: quinta set 20, 2007 1:35 pm
Localização: FLUP

Mensagem por kueenie »

Olá

Paulo, a situação que relatei durou até há bem pouco tempo. Terminei a licenciatura em 2006 (por isso, à excepção do 1º ano, paguei sempre as propinas máximas). E isto só não se prolonga porque já não preciso de depender financeiramente dos meus pais.
Quanto ao que dizes sobre os cuidados de saúde que têm de ser pagos por fora, concordo contigo. Deveria estar assegurada uma boa assistência médica, ainda que as bolsas prefigurem situações temporárias. Eu apenas tomei em consideração os 980 euros enquanto subsídio de manutenção mensal. Sei que é uma abordagem restrita, mas as condições efectivas da bolsa são outra história. Apenas considero que 980 é um valor justo para fazer face às despesas mensais. Foi com esta questão que o tópico começou.

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Re: bottom line

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

Aragao Escreveu:
Paulo J. N. Silva Escreveu: Boa ciencia tambem, obrigado.
Obrigado. Não a posso fazer enquanto não voltar a encontrar Emprego Científico ou numa vertente envolvente. Mas guardo o teu desejo para quando o puder fazer 8)

David
Vem para os States :-)

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Re: bottom line

Mensagem por Aragao »

Paulo J. N. Silva Escreveu: Vem para os States :-)
Não gosto de paises tão capitalistas :smt028

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Mensagens: 203
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: bottom line

Mensagem por Echuu »

Aragao Escreveu:
Paulo J. N. Silva Escreveu: Vem para os States :-)
Não gosto de paises tão capitalistas :smt028

David
Então não deves estar a viver em Portugal... :P

anidras
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 138
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Re: Bolsas vs contrato / Valor da bolsa justo?

Mensagem por anidras »

Eu acho que as bolsas deviam passar a contratos. Eu não posso falar por todos, mas eu trabalho. E não deixo o trabalho na 6ª feira mas "trago-o" para casa no fim de semana.
Em espanha ja é 2+2 (e lutam pelo 0+4). Aqui ainda estamos pelos 4 anos de bolsa.

Se os valores sao suficientes ou nao, isso ja depende do nivel de vida que cada um quer ter.

Diana80
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 42
Registado: sexta out 24, 2008 6:42 pm
University/ Institute: Universidade Aveiro

Re: Bolsas vs contrato / Valor da bolsa justo?

Mensagem por Diana80 »

Acho que existem casos em que deveriam fazer-se contratos de trabalhos, uma vez que existem muitos bolseiros que fazem trabalho de investigação em projectos como se de técnicos se tratassem. No entanto, no caso de bolseiros que estejam a fazer doutoramento, deverão continuar a ser bolseiros!
Enfim, a investigação só é considerada como um trabalho para nós, bolseiros, as restantes pessoas acham que nós não temos um trabalho, mas uma boa vida!! Não gosto de ouvir pessoas falarem daquilo que não conhecem! Acredito que haja alguns bolseiros que não levam o seu trabalho a sério, mas é como em tudo, existem bons e maus profissionais!! Acredito que aqueles que realmente trabalham vão conseguir atingir os seus objectivos e que iremos mudar a mentalidade dos portugueses face ao nosso TRABALHO!!
Saudações,

Diana

bela
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 47
Registado: quinta nov 27, 2008 2:07 pm
University/ Institute: Aveiro

Re: Bolsas vs contrato / Valor da bolsa justo?

Mensagem por bela »

kueenie Escreveu:
SUSYmodel Escreveu:
CarlosR Escreveu:
Dou os parabéns a todos os que conseguiram, mas ainda darei mais parabéns a quem me conseguir ensinar a melhor táctica para sobreviver e realizar a minha investigação com 980 euros x 12 meses/ano.
E este Governo diz que a sua grande aposta é a investigação científica. Imaginem se não fosse!
Há quanto tempo não aumentam as bolsas? Disseram-me que há 5 anos eram as mesmas...
nao recebes simpatia nenhuma da minha parte. se fores a BEP (bolsa de emprego publico) poderas confirmar que os salarios dos licenciados variam entre 900 e 1100 euro/mes, algo assim. hoje ate podes ver um anuncio pa prof de mate no exercito: 970 euro/mes (iliquidos suponho, mas nao tenho a certeza)

um estudante de doutoramento é precisamente estudante, o valor das bolsas ta livre de impostos, tens varios subsidios, nao es obrigado a dar aulas, o q trabalhas é para ti.

alem disso 980 euro/mes deve estar ainda acima (ou pelo menos ao nivel) das outras bolsas europeias

parabens a todos os q tiveram bolsa e boa sorte

susana
Eu também concordo com a Susana. Claro que o valor das bolsas poderia ser actualizado, mas 980 euros não é miséria nenhuma. É bem mais do que uma taxa de sobrevivência (são mais de 2 salários mínimos). Com a licenciatura, na minha área, se fosse trabalhar para qualquer organismo estatal (um ministério ou mesmo uma câmara) não ganharia mais de 750 euros limpos por mês. E se bem que uma pessoa possa dizer que está a investigar e que isso é bom para o país e para o próprio Governo, a verdade é que nós somos os grandes beneficiados, porque não só temos um subsidio mensal bastante confortável, como no fim iremos obter um grau sem sequer ter de pagar propinas.
Já agora, acrescento que tenho um colega espanhol que recebe uma bolsa de 800 euros por mês. Tendo em conta o nível de vida lá, este valor é bastante menos do que o das bolsas da FCT. Com esse dinheiro ele ainda não conseguiu sequer sair de casa dos pais.
Sinceramente, se as bolsas e os subsídios fossem assim tão maus, não haveria tanta gente a concorrer.

Joana


980 € é uma miséria? Antes de ter bolsa ganhava à volta de 500€ mensais, não tinha regalias nenhumas e se po acaso faltasse ao trabalho não recebia salário desse dia ou tinha de compensar horas! Para quem sabe o que é chegar ao final do mês com 500, chegar ao final do mês com 980 é um miminho!!!

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Mensagens: 362
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao
Localização: Ansiao

Re: Bolsas vs contrato / Valor da bolsa justo?

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

bela Escreveu: 980 € é uma miséria? Antes de ter bolsa ganhava à volta de 500€ mensais, não tinha regalias nenhumas e se po acaso faltasse ao trabalho não recebia salário desse dia ou tinha de compensar horas! Para quem sabe o que é chegar ao final do mês com 500, chegar ao final do mês com 980 é um miminho!!!
Ainda bem para ti.

Responder