Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Tópicos de anos anteriores com resumos estatísticos incluindo linha de corte, etc. Estes dados fora recolhidos e organizados por colegas e portanto nao podem ser considerados oficiais. Apesar de cada ano ser um ano sao disponibilzados visto que podem ajudar.
Responder
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Mensagem por spca »

Olá.
EDIT - apago o que tinha feito uma vez que já se está a fazer outra compilação para recolha de resumo dos dados das bolsas de 2018 em:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... edit#gid=0

Obrigado a todos pela colaboração.
Última edição por spca em quarta ago 08, 2018 1:36 am, editado 2 vezes no total.

paulocosta
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 19
Registado: segunda jul 02, 2018 12:23 pm
University/ Institute: CENTRO

Re: Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Mensagem por paulocosta »

spca Escreveu:Olá.
Uma vez que não tenho conhecimento de se estar a compilar algum resumo estatístico dos resultados das bolsas, à semelhança de anos anteriores, e como penso ser útil, sugiro que usem este tópico para a recolha de dados para resumo estatístico do concurso de bolsas de 2018, à semelhança dos anos anteriores (em 2014 os dados foram recolhidos salvo erro directamente pela ABIC)

Sugiro que se coloque numa folha de cálculo, para consulta mais fácil, em:
goo.gl/cxdeir

Se a informação estiver a ser recolhida em algum outro local peço que o digam, por favor. E peço a alguém da ABIC que, se esta informação não estiver a ser recolhida noutro lugar, a coloquem nos Tópicos em destaque, por favor.
Se alguém da ABIC o quiser, por favor envie (por PM) algum email que eu coloco como "dono" da folha de cálculo.

Obrigado a todos pela colaboração.
Boas,

O colega "notsoedgy" já tinha disponibilizado na thread das BD de 2018 um link para uma folha resumo (link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... edit#gid=0).

Dado que está bastante completa, parece-me lógico não repetir esforços.
Atentamente

cmtc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta ago 08, 2018 9:37 am
University/ Institute: iMM-Lisboa

Re: Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Mensagem por cmtc »

Bom dia

Em relação aos documentos pedidos, alguém sabe porque é que a FCT não está a pedir o documento de aceitação pela parte da instituição que confere o grau?

diana.r1988
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 22, 2019 11:52 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Mensagem por diana.r1988 »

Olá a todos, não sei se estou no tópico correto para esclarecer as minhas dúvidas mas aqui vai :D.
Gostaria de saber como é funciona a avaliação realizada nas bolsas de doutoramento da FCT, e como poder aumentar a pontuação.
Sou Mestre em Biologia Marinha e Licenciada em Ciências do Mar, pela Universidade de Aveiro. Conclui o mestrado em 2014, tendo na altura participado num paper como segundo autor. Contudo, desde então, não tenho conseguido nada na área, nem mesmo bolsas de investigação. A minha média de licenciatura é baixa (12), pois tive muitas cadeiras mais "puxadas" que me baixaram a média, no entanto, a de mestrado é maior (15).
Neste momento encontro-me a fazer voluntariado num laboratório pertencente a uma Universidade, que se dedica à investigação marinha.
Gostava de saber como é que posso evoluir o meu currículo, de forma a ter mais pontuação, para eventualmente concorrer a uma bolsa de doutoramento da FCT, caso eu me enquadre nos critérios de avaliação.

Obrigada :D

JJTT
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 29
Registado: quarta fev 06, 2019 5:59 pm
University/ Institute: FADEUO

Re: Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Mensagem por JJTT »

Olá.

É possível ver em algum lado quantas bolsas foram atribuídas em cada sub-área e sub-campo?

Por exemplo, eu sou das Ciências do Desporto (que era o que interessava ver), que está dentro das Ciências Médicas e da Saúde que pelos vistos só atribuiu 58 bolsas. :D

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Bolsas 2018 - Resumo Estatístico

Mensagem por spca »

JJTT Escreveu:Olá.

É possível ver em algum lado quantas bolsas foram atribuídas em cada sub-área e sub-campo?

Por exemplo, eu sou das Ciências do Desporto (que era o que interessava ver), que está dentro das Ciências Médicas e da Saúde que pelos vistos só atribuiu 58 bolsas. :D
Olá.
Creio que não há forma de obter directamente essa informação.
Mas indirectamente, como pelos vistos, e ao contrário do que acontecia em anos anteriores, a FCT disponibilizou a lista completa de bolsas atribuídas, penso que podes tentar consultar, uma por uma, as bolsas atribuídas dentro das Ciências Médicas e da Saúde (podes ordenar por "Painel de avaliação" na "drop-down box" da linha 2) e verificar qual a instituição de cada uma, se for uma faculdade de desporto então será da tua área. Dá um pouco de trabalho mas penso que é exequível.
A informação do ano passado está compilada na página dos concursos de bolsas: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... 8.phtml.pt
O link directo para o Excel é: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/concur ... inais.xlsx

Boa sorte e bom trabalho.

Responder