O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-Coimbra) abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD), no âmbito do projecto “PmITS06 – Perception systems for safety, intelligent vehicles and advanced driver assistance Systems”, financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia sob a referência PTDC/EEA-ACR/72226/2006, e homologado no âmbito do programa “Projecto 3599 – Promover a Produção Científica, o Desenvolvimento Tecnológico e a Constituição de Redes Temáticas (PPCDT)”.
1. Duração e Regime da Actividade: O candidato seleccionado será contratado por um período de 6 meses, em regime de exclusividade, de acordo com o regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT (
http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/forma ... oprojectos). Findo este período, e se ambas as partes assim o desejarem, o contrato poderá ser renovado por um período adicional máximo de 6 meses.
2. Descrição do trabalho: Os candidatos seleccionados integrarão uma equipa multi-disciplinar cujo objectivo é desenvolver sistemas de transportes inteligentes (STI). O ISR – Coimbra trabalha neste tópico há já alguns anos, tendo vindo a obter excelentes resultados ao mais alto nível internacional. Assim, esta bolsa constituí uma óptima oportunidade para doutorados em inicio de carreira.
Este projecto em concreto pretende melhorar a capacidade de percepção do ambiente em STIs. Trata-se de um dos problemas mais complexos de resolver no contexto de veículos total ou parcialmente automatizados, cuja solução é imprescindível para garantir uma navegação segura e confortável tanto para os ocupantes dos veículos como para os pedestres.
Para resolver este problema pretendemos combinar os dados dos sensores “on-board” do veículo (câmaras, sonares, etc), com a informação obtida através de uma infra-estrutura inteligente “off-board”. Esta infra-estrutura consiste numa rede estacionária de câmaras que mistura diferentes tipos de sistemas (câmaras convencionais, catadióptricas, fish-eyes, etc). Inicialmente o bolseiro trabalhará na especificação, instalação, e calibração da rede de câmaras. Numa segunda fase desenvolverá algoritmos para a detecção visual de obstáculos, dando ênfase a aspectos de colaboração e fusão da informação proveniente dos diversos nós da rede e dos sensores “on-board”.
3. Requisitos: Pretende-se contratar uma pessoa fortemente motivada e capaz de realizar trabalho de forma autónoma. Os candidatos deverão ter, ou estar próximos de obter, um doutoramento em Engenharia Electrotécnica ou área afim. Dar-se-á preferência a candidatos com trabalho num dos seguintes tópicos: visão por computador, robótica e/ou automação.
4. Candidaturas: Os interessados deverão enviar um CV detalhado, acompanhado de uma carta de apresentação/motivação, para
João Pedro Barreto
Dept. de Engenharia Electrotécnica e Computadores
Pólo II – Universidade de Coimbra
3030 Coimbra, Portugal
e-mail: jpbar(at)deec(dot)uc(dot)pt
No CV deverá constar as classificações finais dos diversos graus obtidos (licenciatura, mestrado, etc), as competências técnicas, bem como uma lista completa de publicações. As candidaturas deverão ser entregues em mão, por correio, ou por correio electrónico até 30 de Março de 2008. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do endereço de e-mail acima indicado.