Bolsas de Doutoramento

Concursos para bolsas, empregos ou casas para alugar. Pede-se que se encontre no universo do bolseiro.
Responder
magdamt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça ago 18, 2009 2:06 pm
University/ Institute: Coimbra

Bolsas de Doutoramento

Mensagem por magdamt »

Queria saber onde posso encontrar bolsas de doutoramento? Será que posso concorrer a bolsa de doutoramento sem a assinatura do orientador(a)? É preciso ter já o plano de trabalho estruturado?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolsas de Doutoramento

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Poderás encontrar na FCT, que tem ago concurso aberto até 1 de Setembro. Nestas, terás de ter um orientador e um plano de trabalhos bem definido, ou então, no caso de Plano Doutoral, isto pode não ser necessário. Julgo que na página da FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/) poderás encontrar mais informações.
Embora não conheça os moldes nem períodos para concurso, a Gulbenkian e FLAD também costumam atribuir bolsas de doutoramento, no último caso para os EUA.
Além disso, podes ainda procurar projectos de investigação que envolvam formação, como é o caso das ITN (Programas Marie Curie da Comissão Europeia). Neste caso, podes procurar nos grupos de investigação, embora sejam pouco comuns por cá.
Considerando o estrangeiro, poderás também encontrar alternativas de financiamento estrangeiro.
Como vês, há várias possibilidades, dependendo da tua área e do que pretendes. Mas uma boa maneira de começar poderá ser falando com alguém com quem gostasses de trabalhar e discutir possibilidades com essa pessoa...

Boa sorte.

Tiago

suzana
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 25, 2009 2:43 pm
University/ Institute: Universidade de Huelva

Re: Bolsas de Doutoramento

Mensagem por suzana »

Eu tentei concorrer à bolsa da FCT mas não fui a tempo. O meu orientador não me enviou o currículo pq se encontrava de férias. Tenho tudo feito para me candidatar(projecto etc.).
Alguém sabe de outras bolsas de doutoramento a que me possa candidatar?
Já agora e quanto aos grupos de investigação de que falas gostaria de saber como ter acesso a eles. Investigo na área da Psicologia e sou do Algarve, duvido q por cá exista alguma coisa..
Obrigada

Responder