Qual será a pertinência de uma greve de bolseiros?

Discussão das prioridades para a melhoria das condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para as atingir.
Regras do Fórum
"Prioridades e estratégias"; cujo objectivo é a discussão daquilo que os bolseiros consideram ser as prioridades para a melhoria das suas condições enquanto jovens investigadores e as estratégias a seguir para atingir os objectivos propostos.
aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Re: Aconselha-se prudência e educação

Mensagem por aragorn »

Alfredo Baptista Escreveu:Parece-me que têm culpa os dois, porque foram ambos pouco elegantes e pouco educados.
Eu também não acho que seja pretinente prolongar isto muito, mas gostava de saber onde é que eu fui pouco educado.

Na leitura da sequência de mensagem creio que fica claro onde há uma ruptura de coordialidade.

Eu comecei por intervir de um modo absolutamente construtivo, levando totalmente a sério a proposta que foi feita (apesar de vaga).

A dada altura, usei alguma ironia para enfatizar as contradições do meu interlocutor. O modo pretensioso como se apresentou como "ideólogo salvador dos bolseiros", terminando com um "não vale a pena, vocês não me merecem" quando constatou que sua ideia não colhia a minima aceitação.

Quando se vem a um espaço destes e se participa, nomeadamente de um modo pseudo-evangelizador como este, tem que se estar preparado para que alguém discorde da homilia. Porque isto não é uma missa e quem vem aqui dar sermões corre o risco de ser interrompido.

No dia em que eu não puder fazer isto, estamos mal.
E fico por aqui com as minhas considerações relativamente a este episódio infeliz, que lamento e espero que não se repita, para o bem deste espaço.
Estes incidentes são relativamente normais num espaço deste género. O mundo não é perfeito, a internet não é perfeita, os bolseiros não são perfeitos. Obviamente que não convem monopolizar o espaço com fait-divers. Mas, isso não tem acontecido de um modo geral.
Em relação à discussão, fica então a ideia de que a greve será uma ideia prematura. Então o que nos resta, como bolseiros, é prosseguir no caminho do esclarecimento dos futuros associados da ABIC e da crítica, tanto favorável como desfavorável, ao MCTES. Para este objectivo, porque não continuar com os comunicados à imprensa, como tão bem foi colocado na página de abertura da ABIC? Por qualquer iniciativa que o governo possa propôr, a ABIC pode tomar uma posição e comunicá-la aos media. E quando falo em posição quero dizer que a ABIC tanto pode aplaudir como atacar politicamente. E o que isto demonstra é que tanto a ABIC como os bolseiros por si representados estão atentos, e esta atenção participativa demonstra que somos uma parte interessada e com a qual o governo terá de contar. Esta é, segundo a minha opinião, uma posição séria, madura e que convém à ABIC, porque não nos vincula a radicalismos desnecessários, nem nos esconde atrás de objectivos menos claros. Com esta atitude de maior visibilidade, talvez seja possível fazer com que mais bolseiros tomem consciência da existência da ABIC e congreguem esforços.

O que acham?
Concordo.

Até posso recomendar a quem faz a comunicação de imprensa na ABIC, um livro chamado:

"Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos"

É editado pela Gradiva, escrito pelo José Vitor Malheiros e António Granado, dois ex-editores de Ciência do Público.

Susana Relvas
Sócios
Sócios
Mensagens: 106
Registado: quinta nov 25, 2004 10:07 am
Localização: DEQB/IST
Contacto:

Re: Vamos lá a ver se se entendem

Mensagem por Susana Relvas »

Alfredo Baptista Escreveu:Este tipo de coisas merece comentários? Que vem a ser isto? Insultos, atropelos, todos falam e ninguém tem razão. O administrador do forum não terá de intervir aqui? É para isto que andamos todos a participar educadamente e respeitando as opiniões dos outros, para depois vermos este tipo de grosseria e falta de educação? Qual é o valor deste tipo de contributos? Valha-nos Sto António, que isto não é nada. Entendam-se, que já são gente grande, e parem lá com a escalada das hormonas.
Que eu me tenha apercebido, não insultei ninguém. Dei a minha opinião, se te sentes insultado, peço desculpa. Quem não consegue aguentar críticas, não deveria "postar". Acho que não fui grosseira nem faltei ao respeito a ninguém... Só dei o meu ponto de vista caso se fizesse uma greve qual seria o seu impacto. Se houvesse greve, eu fazia...

Acho que o comunicado vem em boa altura e consegue transmitir o que está mal. Espero que venha a público e que seja bastante visível! E acima de tudo, que tenha impacto!
Assistant Professor - DEG/IST/UTL
Sócia da ABIC

Alfredo Baptista
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 149
Registado: sábado nov 27, 2004 10:31 am
Localização: Universidade do Porto

Falha de comunicação?

Mensagem por Alfredo Baptista »

Cara Susana

Deve haver qualquer tipo de falha de comunicação, porque eu não me estou a referir a ti, obviamente. Estou a referir-me à troca de galhardetes entre o António e o Aragorn. Mas parece que existe aqui um estado geral de paranóia, em que toda a gente acha que está a ser insultado. Vamos com calma, estamos todos aqui com o mesmo propósito, vamos a respeitarmo-nos para que não se instale um clima de suspeição que é de todo evitável.

scribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta out 20, 2005 10:09 pm
Localização: UTAD

a minha primeira mensagem

Mensagem por scribeiro »

Chamo-me Sandra Ribeiro e sou bolseira de doutoramento na UTAD. Ouvi uns colegas bolseiros a falarem sobre uma associação de bolseiros, a ABIC, e cá vim ver do que se trata. Estou pasmada!!!! Este forum é o máximo, só falta arrancar olhos!!

Achei interssante o tema, e confesso que já discuti várias vezes com os meus colegas esta situação, a greve dos bolseiros. O que se passa é que ninguém se mobiliza, e é pena, estamos a perer tempo e oportunidades de acertarmos estratégias interssantes, e mesmo que não se faça uma greve pensa-se noutra coisa que dê nas vistas, que chame a atenção e traga a opinião pública para o nosso lado. Tenho amigos becários espanhõies e vejam como eles se mobilizam... Não me perguntem bem o quê devemos fazer, estamos aqui para falar uns com os outros, e eu não me importo de aprender seja com quem for!!!

E assim , não deixo de concordar com a autor do forum, o António, que é pena que se tenha ido embora... Custa-me dizer isto no meu primeiro post, mas também não me chateia muito que me levem a mal, estou aqui para conversar. Desde que não me arranquem olhos... :P

Quem é que o Santo Ofício aqui? Que conversa é esta da missa, e da homilia, e do sermão? O António, tanto quanto tive oportunidade de ler aqui, levantou o assunto da passividade da ABIC (que eu desconheço..) e há logo um participante a cair-lhe em cima????? Mas isto é livre ou não? :shock: É que se há assuntos interditos, é esta a primeira e útima mensagem!!!

E a ironia, ó aragorn, quem te dá o direito de a usar para quem diz de sua justiça? Discordas, discordas, tudo bem, estás no teu direito. Agora não tens nada que reduzir e destruir o ponto de vista do António. :evil:

E o Alfredo tem razão, foram os dois malcriados, mas tu insistes!!! Já toda a gente percebeu o que queres dizer, pára lá e discute as coisas, aragorn. Ou tens sempre de ficar por cima? Parece que sim!!!

Portanto, comigo já sabem que podem contar para umas conversas sobre estas coisas. Estou triste e revoltada :cry: , mas mais triste e revoltada fico com coisas como estas. Já não basta sermos explorados pelos chefes, ainda temos de ser chateados pelos colegas. Haja paciência, vida de bolseiro é karma.

Beijocas, e vão com calma!

aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Re: a minha primeira mensagem

Mensagem por aragorn »

E a ironia, ó aragorn, quem te dá o direito de a usar para quem diz de sua justiça? Discordas, discordas, tudo bem, estás no teu direito. Agora não tens nada que reduzir e destruir o ponto de vista do António.
1.
É profundamente ofensivo, pretensioso, gratuito e mal educado chegar aqui e dizer que se vai embora porque não vale a pena estar a perder tempo com os restantes participantes do forum e membros da abic.


2.
Alguém que nada faz (além de mandar uma posta de pescada sobre uma greve), nem sequer inscrever-se como sócio da ABIC, acusar os outros de inércia parece-me inqualificavel. Chegar aqui e mandar uma posta de pescada é fácil e não justifica alguém arrogar-se de dinamismo. Alguém que quiser ter a pretensão de fazer algo pela causa dos bolseiros, terá que fazer mais do isso e não desistir à primeira que não concordarem com ele. Lamento que não se tenha levantado logo uma horda de seguidores do grande ideólogo António para a greve. "Leva-nos para a batalha Tó". Talvez seja nisso que tenhamos falhado, e justicado a sua desistência (daí o meu "Obrigado por teres tentado").

E o Alfredo tem razão, foram os dois malcriados, mas tu insistes!!! Já toda a gente percebeu o que queres dizer, pára lá e discute as coisas, aragorn. Ou tens sempre de ficar por cima? Parece que sim!!!
Não sou eu que eternizo esta questão. Mas tenho pelo menos o "direito de resposta" a cada participante que levanta o assunto e faz considerações, nomedamente, sobre o meu comportamento. Ou não?

scribeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta out 20, 2005 10:09 pm
Localização: UTAD

aragorn, deixa lá isso

Mensagem por scribeiro »

Ó aragorn,desculpa lá, mas tu pegaste o António de ponta,foi o que foi, porque estás com um discurso altamente reaccionário que nada motiva isso. Tu estás a escrever muita coisa, mas já viste que tu mesmo,ao contrário do António, não propuseste nada, a não ser destruir? Não deites poeira para os olhos do pessoal!!! :wink:

Se ficaste chateado,deixa lá,para a próxima tens tu a ideia magnifíca de fazeres greve. E tu a dares-lhe com a história dele não ser sócio. Eu tb não sou, e depois? Isto é só para sócios? Eu inscrevi-me aqui pq isto é livre,não é? Ele tb, pelos vistos, assim como se calhar a maioria das pessoas que escreve pra aqui.

Eu ainda gostava de saber onde foste buscar essa impressão de que ele se foi embora "porque os bolseiros" não o merecem.Tu é que não o merces,pelos vistos,porque à segunda ou terceirto post dele já estavas tu a perguntar se ele é sócio. Pq não reconheces que atua atitude foi agressiva e despropiositada? Se começasses com essa atitude para toda a gente dos foruns, metade desistia e logo!!!! é um péssimo cartão de visita e se fosse contigo tb não gostavas :P pleo menos falo por mim, era só o que faltava mandarem vir comigo como tu fizeste com ele!!!!

E tu pões -te a gozar com o rapaz... a história da chain letter,deixa que te diga,é um bom exemplo:aquele manifesto do emprego científico, sabes como eu soube dele? por uma chain letter, eu e os meus colgas bolseiros daqui doi deopartamento!!!

Eu estive a ler o que ele disse, pá, e sinceramente,estás a exagerar, e não tens razão nenyhuma pa isso. Onde é que ele pediu esses seguidores de que falas? Tu é que estás a inventar coisas e isso não te fica nada bem,, nem ati nem ao forum. Vê lá se tens calma,que isto é de todos, pá,e aprende a estares calado quando devees estar. Ok?? :evil:

Embora eu concorde com a greve, acho que é dificl, vivemos num país de pessoas apáticas, vê-se por coisas como o aborto, que se clahar a maioria das mulheres já abortou e meesmo assim vota contra.

Beijocas

aragorn
Sócios
Sócios
Mensagens: 107
Registado: segunda abr 26, 2004 3:31 pm
Localização: ITQB - UNL

Re: aragorn, deixa lá isso

Mensagem por aragorn »

Acho tocante, a defesa do António.

Gostava de ter a mesma sorte, e alguém que me defendesse de ti, já que parece que "me tomaste de ponta".

A chain letter é uma coisa muito útil. Eu já soube muitas coisas importantissimas através de chain letters. Nomeadamente:

- que havia uma série de cãzinhos recém nascidos para oferecer urgentemente caso contrário seriam metidos num duche com Zyklon B em Auswitz.

- que uns senhores muito bem intencionados na Nigéria precisam que eu lhe deposite uns trocos na conta, para eles desbloquearam fortunas inimaginaveis, que estariam dispostos a partilhar comigo. Aliás, este ano estas histíoras até ganharam o prémio Ignobel da literatura (http://www.improb.com/ig/ig-pastwinners.html).

- que se eu não enviasse imediatamente a mensagem a 50 pessoas da minha lista de contactos a minha filha se tornaria prostituta do Jardim Zoológico.

- que havia uma greve de bolseiros....??? :shock:

Devo também acrescentar que me sinto acarinhado pelo tratamento informal e próximo como te me diriges, "pá"!
scribeiro Escreveu:Ó aragorn,desculpa lá, mas tu pegaste o António de ponta,foi o que foi, porque estás com um discurso altamente reaccionário que nada motiva isso. Tu estás a escrever muita coisa, mas já viste que tu mesmo,ao contrário do António, não propuseste nada, a não ser destruir? Não deites poeira para os olhos do pessoal!!! :wink:

Se ficaste chateado,deixa lá,para a próxima tens tu a ideia magnifíca de fazeres greve. E tu a dares-lhe com a história dele não ser sócio. Eu tb não sou, e depois? Isto é só para sócios? Eu inscrevi-me aqui pq isto é livre,não é? Ele tb, pelos vistos, assim como se calhar a maioria das pessoas que escreve pra aqui.

Eu ainda gostava de saber onde foste buscar essa impressão de que ele se foi embora "porque os bolseiros" não o merecem.Tu é que não o merces,pelos vistos,porque à segunda ou terceirto post dele já estavas tu a perguntar se ele é sócio. Pq não reconheces que atua atitude foi agressiva e despropiositada? Se começasses com essa atitude para toda a gente dos foruns, metade desistia e logo!!!! é um péssimo cartão de visita e se fosse contigo tb não gostavas :P pleo menos falo por mim, era só o que faltava mandarem vir comigo como tu fizeste com ele!!!!

E tu pões -te a gozar com o rapaz... a história da chain letter,deixa que te diga,é um bom exemplo:aquele manifesto do emprego científico, sabes como eu soube dele? por uma chain letter, eu e os meus colgas bolseiros daqui doi deopartamento!!!

Eu estive a ler o que ele disse, pá, e sinceramente,estás a exagerar, e não tens razão nenyhuma pa isso. Onde é que ele pediu esses seguidores de que falas? Tu é que estás a inventar coisas e isso não te fica nada bem,, nem ati nem ao forum. Vê lá se tens calma,que isto é de todos, pá,e aprende a estares calado quando devees estar. Ok?? :evil:

Embora eu concorde com a greve, acho que é dificl, vivemos num país de pessoas apáticas, vê-se por coisas como o aborto, que se clahar a maioria das mulheres já abortou e meesmo assim vota contra.

Beijocas
Mas sinceramente pá, também acho que devíamos, assim tipo, passar à frente.

forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Mensagem por forum.abic »

Vou bloquear este topico por se estar a desviar do assunto inicial e para deixar espaco para uma discussao futura.

Em breve teremos votacoes e se os forunistas assim o quiserem voltara' a ser discutido. Talvez se possa propor um ambito mais alargado que apenas a greve.

Forum.Abic

[EDITADO]
esta discussão foi relançada e continua aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=792
Última edição por forum.abic em terça dez 20, 2005 11:19 pm, editado 1 vez no total.
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

forum.abic
Site Admin
Mensagens: 418
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC
Localização: http://www.bolseiros.org

Re: O que eu temia

Mensagem por forum.abic »

António Fernandes Escreveu:[snip] E inércia, pois claro! Vê quantas iniciativas teve a ABIC este ano, está na página web! [snip] Em virtude desta inércia, para quê ser sócio da ABIC?
[snip]
Realmente por falta de tempo e falta de organização na passagem do testemunho nas últimas eleições descurou-se a página das actividades por demasiado tempo...

mesmo atrasada fica aqui a correcção e actualização da dita página !
http://www.bolseiros.org/actividades.htm
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

Bloqueado