Página 1 de 1
E porque não fazer-se sócio? ou participar mais activamente?
Enviado: quinta mai 31, 2007 10:56 am
por Aragao
Cumpriram-se mais de 3 anos da minha colaboração com o grupo web e um mandato de 2 anos como presidente da mesa da Assembleia Geral da ABIC (terminou em Março). O meu esforço principal durante este tempo foi essencialmente em fazer crescer a visibilidade da ABIC.
Sinto que, apesar de achar que existe hoje uma massa crítica muito maior, a presença de colegas nas Assembleias Gerais é manifestamente baixa. Nas duas últimas estiveram menos de 10% dos sócios (a ABIC tinha cerca de 420 sócios no início do ano 2007 incluindo muitos não pagantes). Muitos colegas vem aqui ao fórum dar as suas opiniões quando efectivamente há algo que os afecta. Muito poucos participam minimamente nas iniciativas da associação mesmo quando as iniciativas são sempre sobre algo que os vai afectar mais cedo ou mais tarde. Essa descoordenação cria desmotivação nos que trabalham diariamente para que a ABIC seja um polo importante e de referencia na ciencia portuguesa e nos direitos dos que nela trabalham. Por outro lado retiram base de apoio à associação pois a nossa desresponsabilização não participando significa deixarmos a batata quente para outros decidirem por nós. Bem sei que muitas vezes não se deve apenas criticar a massa anónima pois a actuação da massa anónima é geralmente resultado da actuação das proprias organizações. Nesse contexto, compreendo que muitos dos colegas que passarm pelos órgãos da associação podiam ter feito mais para mostrar uma associação democrática que defende os direitos de todos e que não lá estão para defender apenas as suas ideias próprias. Mas por outro lado também sei que é fácil estar de fora e dissecar toda e qualquer actuação para se criticar. Apenas quem já lá esteve sabe das dificuldades e da falta permanente de pessoas com iniciativa e alegria para ir levando o barco para a frente.
Escrevo isto para lançar o repto a todos os que fazem ciência em Portugal e estrangeiro, em particular os que tal como eu o fazem em início de carreira, para se
inscreveram como sócios da ABIC. Para fazerem um esforço para com um mínimo de regularidade lerem os documentos que a ABIC vai produzindo e escreverem nem que seja um paragrafo da vossa opinião sobre o assunto. Para sempre que tem uma opinião sobre algo escreverem aqui no fórum ou enviarem para e-mail da direcção da ABIC (
geral@abic-online.org) mesmo que vos pareça uma opinião absurda. Só assim a associação pode ter uma noção melhor da realidade e maior contacto com os que representa. Mesmo sem pertencer à direcção da associação todos nós podemos participar. Desde ajudar criar um núcleo local da universidade ou instituto, ajudando na divulgação do que vai acontecendo no panorama bolseiro em Portugal, ou mesmo mantendo um contacto regular e dando as suas opiniões. Todos crescemos com uma acção deste tipo.
A ABIC não é algo abstracto e estático. É o que os seus sócios e quem dela necessita quiser que seja.
Bem hajam,
David
Enviado: quarta jun 06, 2007 6:15 am
por ruisoarescosta
Boas noites!
Deixem-me prestar, brevemente, uma homenagem aqui ao nosso grande David.
Ele foi, durante os mais de 3 anos que colaborou e integrou a direcção da ABIC, sem qualquer dúvida, não apenas um colaborador do Grupo Web, mas o motor Grupo Web ou mesmo... o próprio Grupo Web. Foi ele, durante anos a fio, o grande polvo responsável por tudo o que são recursos online da ABIC, da página a este fórum. Se o fórum ou a página existem, é porque o David acha que perder muitas, mas muitas horas por semana a desenvolver esta e outras ferramentas é algo que está acima de quase tudo o resto. Se esta comunidade existe, será tanto porque a ABIC existe quanto porque o David existe! Acho que não há, genericamente, a noção do trabalho que implica não apenas criação das infra-estruturas (como o fórum, ou a página web da ABIC), como, sobretudo, a sua manutenção.
O meu contacto com a ABIC é recente (pouco mais de meio ano) e, desde o início em que integrei o Grupo Web, coordenado pelo David, a experiência tem sido sempre enriquecedora e estupidamente divertida. O David optou, nas últimas eleições, por não integrar a direcção que iniciou funções em Março, mantendo-se, ainda assim, como um dos mais dinâmicos e criativos elementos do Grupo Web.
Enfim... É por tipos como este (e felizmente existem vários na ABIC) que a associação cresceu tanto e tem ganho tanta representatividade e peso institucional.
É, por isso mesmo, especialmente agradável ver alguém como o David a convidar à participação e colaboração activa com a ABIC. Venham daí mais colaboradores! A ABIC precisa de todos quantos queiram colaborar e será tanto mais sólida quanto mais plural, diversificada e multifacetada for, nomeadamente quanto mais diversos forem não apenas os elementos que a constituem, mas também os elementos que activamente colaboram com a direcção.
Abraços e beijinhos,
rui
PS: Bem... Em jeito de homenagem, igualmente, até porque julgo que nada foi dito aqui no fórum sobre o assunto, considero que é absolutamente necessário referir, da mesma forma, algo sobre o João Ferreira. O João foi, até à últimas eleições (Março) o presidente da ABIC. Para além de ser um tipo cheio de visão e extraordinariamente inteligente, foi essencialmente ele, a par com algumas outras pessoas, que teve a magnífica ideia de criar a ABIC. O João presidiu a ABIC desde a sua constituição até Março deste ano. Fê-lo sempre com uma visão abrangente, integrada e orientada para o futuro.
PS2: E pronto... Se há razões pela qual a vida vale a pena é porque existem pessoas destas na nossa vida!
Enviado: quarta jun 06, 2007 10:06 am
por Aragao
Obrigado pelas palavras tão simpáticas da tua parte Rui. Julgo que pecam no sentido que nada fazemos sozinhos.
Mesmo sem me querer alongar porque o tópico aqui foi criado no sentido de trazer mais pessoas e não falar das pessoas importantes do passado, que foram muitas, gostava de deixar uma palavra de apreço e orgulho por ter trabalhado com duas pessoas que já não pertencem aos órgãos ou colaboram com a ABIC.
Ao
João Ferreira, que realmente é uma pessoa visionária e responsável por termos hoje uma associação de bolseiros. Pela forma como sempre procurou integrar mais pessoas tanto a nível geográfico como político. Sei que deu muito do seu tempo em detrimento do seu doutoramento, desejo-lhe as maiores felicidades e sucessos profissionais.
À
Alexandra Rosa, que criou o grupo Web e esteve envolvida nas primeiras páginas web,no bolseiros.no.sapo.pt, ainda como plataforma de bolseiros de investigação científica PBIC (1), depois nas primeiras páginas da ABIC (2) e finalmente já na página actual. Estou certo que a génese dos recursos web da ABIC a ela muito devem. Grande parte do apoio ao bolseiro, via e-mail, durante vários anos dependeu dela e foi uma das duas pessoas principalmente responsáveis pela organização da primeira conferencia do emprego científico (3). O meu obrigado sincero por toda a dedicação e muitas horas despendidas em prol de todos.
Sem dúvida que estas duas pessoas deixaram legado e muito positivo. Claro está que não fizeram nada sozinhos e bastantes colegas (alguns ainda colaboradores ou membros dos actuais órgãos) que trabalharam com eles foram determinantes também.
Todos eles começaram por fazer pequenas coisas e por colaborar em algo que se sentiam confortáveis. Todos eles fizeram amigos e conhecimentos que lhes ficaram para a vida.
. Vem dai !!
Para quem conhece o
http://www.archive.org:
http://web.archive.org/web/*/http://bol ... o.sapo.pt/
(1) Em 2003 a página da PBIC:
http://web.archive.org/web/200302060200 ... o.sapo.pt/
(2) Em 2004 a página da, agora, ABIC:
http://web.archive.org/web/200401312335 ... o.sapo.pt/
(3)I conferência do emprego científico:
http://conferencia2004.abic-online.org/
Enviado: quarta jun 06, 2007 9:10 pm
por Luisa Semedo
Ola a todos, acabei de ler este topico e gostaria de reagir, dizendo que estou perfeitamente de acordo sobre o facto de se dever apoiar a ABIC, consoante as nossas possibilidades. Até porque como disse o Rui, num certo sentido, quanto mais pessoas se implicarem mais "representatividade e peso institucional" ganha a ABIC e ganhamos todos nos.
No meu caso pessoal, estava à espera de ter a bolsa para me tornar socia, via mesmo esse gesto como algo de simbolico. Infelizmente não tive bolsa, mas identifico-me claramente com os objectivos da ABIC. Gostaria então de ser socia! Não sei se é possivel, visto não ser bolseira? Se por acaso pensam que poderei ser, digam-me qual é a melhor maneira para pagar as quotas, visto estar no estrangeiro, e não ter conta em Portugal, e nem cheques portugueses! Muito obrigada.
Gostaria também de realçar (não é a primeira vez que o faço!) o quanto o empenho da direcçao, dos socios, dos colegas que escrevem no forum e particularmente o empenho do David foram e são importantes tanto nos momentos de luta, de duvida e infelizmente por vezes de desespero na vida de um pretendente a bolseiro! Bem hajam, e espero brevemente fazer parte "oficialmente" da associaçao.
Enviado: quarta jun 06, 2007 10:12 pm
por Aragao
ESTATUTOS ASSOCIAÇÃO DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Artigo 3º
Objectivos
A ABIC tem por objectivos:
1) Representar os bolseiros de investigação científica e defender os seus interesses;
2) Participar em todas as questões do interesse dos seus membros e designadamente na elaboração da política científica nacional;
3) Defender e estimular, na medida das suas possibilidades, a actividade científica em Portugal.
Artigo 4º
Dos sócios
Podem ser sócios da ABIC:
1) Todos os bolseiros de investigação científica, beneficiários ou não do respectivo estatuto legal, portugueses, ou estrangeiros fixados em Portugal, entendendo-se como tal os beneficiários de financiamentos, concedidos mediante a atribuição de uma bolsa, para a prossecução de actividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico ou actividades conexas;
2) Todos os que, não se incluindo no ponto anterior, se identifiquem com os objectivos da ABIC.
Dos estatutos da ABIC:
http://www.abic-online.org/index.php?op ... &Itemid=28
e
De qualquer forma lembro que apesar das cotizações dos sócios serem a principal fonte de financiamento da associação não é a única forma que podemos colaborar. A presença regular no fórum, o ajudar os outros com os conhecimentos que vamos adquirindo e o ajudar no passar da informação é quase tão importante como o associa-se
David
Enviado: sábado jun 09, 2007 7:27 pm
por Luisa Semedo
Obrigada pela informaçao, David. Mal possa associo-me. Em relação ao pagamento das cotas, acho que o melhor é mandar o dinheiro para um familiar em Lisboa dentro de uma carta e depois ele manda um vale postal para a associaçao. Estive a informar-me e na verdade como as cotas são baixas, pago tao ou mais do que isso para mandar daqui de França. Se alguém tem uma melhor sugestao, agradeço.
Um abraço.
Luisa
Enviado: sábado jun 09, 2007 8:07 pm
por atp
Luisa Semedo Escreveu:Obrigada pela informaçao, David. Mal possa associo-me. Em relação ao pagamento das cotas, acho que o melhor é mandar o dinheiro para um familiar em Lisboa dentro de uma carta e depois ele manda um vale postal para a associaçao. Estive a informar-me e na verdade como as cotas são baixas, pago tao ou mais do que isso para mandar daqui de França. Se alguém tem uma melhor sugestao, agradeço.
Um abraço.
Luisa
Olá. Eu pertenço ao secretariado, e queria só sugerir que talvez seja mais fácil por transferência bancária:
Conta CGD: 0464005014030,
NIB - 003504640000501403044, ou
IBAN - PT500003504640000501403044 / SWIFT - CGDIPTPL
Abraços,
Ana Teresa
Enviado: sábado jun 09, 2007 8:56 pm
por Sportinguista
Luisa Semedo Escreveu:Se alguém tem uma melhor sugestao, agradeço.
Um abraço.
Luisa
Eu aderi ao serviço Caixa Directa. Posso fazer pagamentos e transferências pela Internet a custo zero. Acho que a melhor opção seria aderires ao serviço online do teu banco português ou francês e depois fazeres uma transferência. Recentemente efectuei um pagamento de uma conferência por transferência bancária para um país europeu e não paguei nadinha
Enviado: domingo jun 10, 2007 11:50 am
por Luisa Semedo
Obrigada pelas sugestoes. Vou-me informar ao meu banco.
Um abraço.
Enviado: quarta set 12, 2007 9:46 am
por Luisa Semedo
Ola a todos,ja nao vinha ao forum à imenso tempo, e isso porque fui de ferias
para Portugal quase dois meses. E aproveitei para me tornar socia, paguei as cotas por vale postal, mas nao sei se deva fazer mais alguma coisa?!
Um grande abraço a todos.
Enviado: sábado mar 29, 2008 10:09 pm
por Aragao
Estive esta tarde a ouvir a Assembleia Geral via Skype visto que estou no estrangeiro ... não fiz qualquer intervenção mas foi bom manter-me a par do que se vai passando. Infelizmente o que escrevi à quase um ano mantem-se tremendamente ou talvez ainda mais actual do que no passado...
Aragao Escreveu:
Sinto que, apesar de achar que existe hoje uma massa crítica muito maior, a presença de colegas nas Assembleias Gerais é manifestamente baixa. Nas duas últimas estiveram menos de 10% dos sócios (a ABIC tinha cerca de 420 sócios no início do ano 2007 incluindo muitos não pagantes). Muitos colegas vem aqui ao fórum dar as suas opiniões quando efectivamente há algo que os afecta. Muito poucos participam minimamente nas iniciativas da associação mesmo quando as iniciativas são sempre sobre algo que os vai afectar mais cedo ou mais tarde. Essa descoordenação cria desmotivação nos que trabalham diariamente para que a ABIC seja um polo importante e de referencia na ciência portuguesa e nos direitos dos que nela trabalham. Por outro lado retiram base de apoio à associação pois a nossa desresponsabilização não participando significa deixarmos a batata quente para outros decidirem por nós.
[snip]
A participação dos colegas foi bastante baixa numa altura em que várias mudanças no panorama das bolsas estão no horizonte. Parece-me que a ABIC precisa nesta altura de associados e colegas dispostos a participar num projecto conjunto pela ciência. Participar é algo muito recompensador em termos das pessoas que se conhece mas também do sentimento de fazer algo pelo todo, pelos outros. Quem estiver interessado deve dar uma olhada na página dos
grupos de trabalho e claro não é obrigatoriamente necessário mas pode pensar em
tornar-se sócio.
Mesmo que nos pareça que outra pessoa vai responder e portanto não necessitamos de o fazer uma intervenção aqui neste fórum ajudando um colega com uma dúvida que já tivemos e/ou sabemos responder já um contributo muito importante. Se têm um bocadinho de tempo livre porque não aprender a escrever em
formato wikie ajudar a completar tantas das secções ainda incompletas do
Guia do Bolseiro?
David