Extensão da bolsa de Doutoramento para 48 meses

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Manuela_Rodri
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta out 22, 2020 2:36 pm
University/ Institute: Uminho

Extensão da bolsa de Doutoramento para 48 meses

Mensagem por Manuela_Rodri »

Boa tarde,

Gostaria de saber se o processo de extensão do contrato da bolsa de doutoramento de 36 para 48 meses continua a ser possível.
Tenho uma bolsa de 36 meses, para precisava de prorrogar. Todavia não sei se valerá a pena, pois dizem que é complicado.
Alguém tem alguma informação, ou está na mesma situação?

JAGuerreiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 10
Registado: segunda ago 31, 2020 3:37 pm
University/ Institute: CES UC / UAlg

Re: Extensão da bolsa de Doutoramento para 48 meses

Mensagem por JAGuerreiro »

No início do ano a extensão era aceite sem grande problema, desde que devidamente fundamentada. Mas no início do verão vários bolseiros pediram extensões devido à pandemia e a resposta foi invariavelmente negativa.

A FCT aceita ou recusa pedidos de extensão conforme o estado de espírito. Há alturas em que aceite quase todos, outras em que recusa indiscriminadamente. Provavelmente por razões orçamentais.

O ideal é ir sempre para os 48 meses, por a bolsa pode ser terminada quando o bolseiro quiser. Já prolongá-la depende só da FCT, pelo que não há nenhuma vantagem em escolher 36 meses em vez dos 48.

Manuela_Rodri
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta out 22, 2020 2:36 pm
University/ Institute: Uminho

Re: Extensão da bolsa de Doutoramento para 48 meses

Mensagem por Manuela_Rodri »

Muito obrigada!

Pois, na altura da candidatura não pensei devidamente na questão do tempo. Não havendo certezas sobre nada, é tentar, então.

nandorodri90
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sábado fev 27, 2021 7:04 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Extensão da bolsa de Doutoramento para 48 meses

Mensagem por nandorodri90 »

Boa tarde,

Estou numa situação semelhante.
@Manuela_Rodri avançou com o pedido o pedido de extensão? A FCT respondeu entretanto?
Pela resposta de @JAGuerreiro parece que desde o inicio da pandemia que a FCT tem recusado estes pedidos, sabem se esta tendência se mantém?

Responder