Alteraçao plano trabalhos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Pneves1
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça dez 12, 2017 9:45 am
University/ Institute: University of Groningen/GELIFES

Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por Pneves1 »

Bom dia,

Alguém tem alguma informação sobre a facilidade de alteração do plano de trabalhos e da orientação? No meu caso específico estou prestes a começar o quarto ano e gostaria estou a ponderar fazer algumas alterações ao plano de trabalhos.
Alguém já passou pelo mesmo e sabe se é um processo complicado? E até que ponto é necessário alterar o plano de trabalhos havendo um desvio em relação ao projecto inicial? É algo que é muito rígido aquando a entrega da tese, ou não há grande problema em haver alterações?

Obrigado desde já pela ajuda!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por spca »

Olá.

Creio que à partida a FCT aceita sem grandes problemas qualquer pedido que faças, desde que com parecer favorável do(s) teu(s) orientador(es) (e eventualmente instituição quando necessário) a acompanhar o pedido. E que não implique aumento de custos para a FCT.
Assim, a meu ver, a FCT não levantará problemas alterações no programa de trabalho desde que acompanhadas de parecer favorável (normalmente com justificação) do orientador.
Muito francamente, se a mudança que pretendes não implicar mudança do título da tese, não vale muito a pena pedir à FCT pois esta nem se irá aperceber... E no caso improvável de perguntar alguma coisa podes justificar com o andamento do plano de trabalhos e resultados experimentais.

Quanto a mudança de orientação creio que depende do que estivermos a falar. Penso que a FCT aceitará facilmente acrescentares um co-orientador. Já se a tua intenção é mudar de orientador principal aí talvez seja mais difícil, e possivelmente a FCT não aceitará de todo se o teu orientador não juntar o tal parecer favorável...

Eu já terminei a tese há bastante tempo, mas de qualquer modo pelo que tenho acompanhado por aqui, ou no meu dia-a-dia de trabalho no laboratório, penso que a situação se mantém como antigamente.

Boa sorte.

Pneves1
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: terça dez 12, 2017 9:45 am
University/ Institute: University of Groningen/GELIFES

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por Pneves1 »

Olá.
Muito obrigado pela resposta!

Sim, imagino que provavelmente não impliquem com alguma alteração, exceptuando coisas tão drásticas como mudar o título. E como dizes, de facto poucos devem ser os doutoramentos que cumprem estritamente o que foi estipulado no plano de trabalhos, tendo em conta que é muito difícil prever de facto como vão correr as coisas e acaba por ser sempre preciso explorar outras alternativas.

Em relação à alteração da orientação, no meu caso em particular pretendo só acrescentar oficialmente um co-orientador (e todas as pessoas envolvidas concordam com a alteração), por isso não antecipo problemas de maior. De facto contactei diretamente a FCT e já me deram alguma informação que aproveito para deixar aqui caso seja útil a mais alguém que tenha a mesma questão.

Para a FCT considerar que se acrescente um co-orientador é necessário:
  • Declaraçao do orientador principal a aceitar a alteração e a explicar porque é necessária
  • Declaração do novo orientador a aceitar e a indicar a data em que iniciará funções
  • Declaração da instituição de acolhimento na qual tomam conhecimento da alteração e a aceitam
  • Uma declaração de cada um de eventuais outros co-orientadores que já estejam associados ao projeto, nas quais tomam conhecimento e aceitam a alteração
Mais uma vez, obrigado pela resposta e pela ajuda!

ACM84
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 21, 2020 2:15 pm
University/ Institute: zzz

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por ACM84 »

Boa tarde.

Meio relacionado e aproveitando o tópico...

No caso em que o COVID leve ao adiamento (pelo menos 2 anos) e porventura a alteração do projecto, e caso o orientador e orientando discordem de qual a melhor opção a tomar neste contexto, neste caso qual a opinião que prevalecerá?

O do orientando ou orientador? Neste caso, a bolsa pertencerá sempre ao orientando (mesmo que siga com outros orientadores, por ex.) ou pode ficar sem a mesma?

Isto realçando e assumindo que as propostas do orientando tenham pertinência científica, maior exigibilidade e até menos gastos monetários.

Por fim, saliento que falo de bolsas atribuídas no concurso de BD.

Obrigada.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por spca »

Olá.
ACM84 Escreveu:No caso em que o COVID leve ao adiamento (pelo menos 2 anos) e porventura a alteração do projecto, e caso o orientador e orientando discordem de qual a melhor opção a tomar neste contexto, neste caso qual a opinião que prevalecerá?
O do orientando ou orientador? Neste caso, a bolsa pertencerá sempre ao orientando (mesmo que siga com outros orientadores, por ex.) ou pode ficar sem a mesma?
A minha impressão é que a FCT tenderá a ir pela opinião do orientador, a menos que o orientando consiga provar que há um caso de tremenda má-fé e incumprimento da parte do orientador, o que não será certamente fácil até porque possivelmente implicará que pessoas testemunhem contra o orientador.
A bolsa "pertence" ao orientando no sentido que este recebe os subsídios, mas quem "orienta", ou seja, dirige, é o orientador. E em particular sendo uma bolsa de alguém não doutorado e sendo as bolsas de doutoramento especialmente propensas a que ambos entrem em choque.
Também podes ver que normalmente para que a FCT aceite alterações ao que foi o plano inicial é necessário parecer favorável por parte do orientador.

Nada disto é linear, em caso de contencioso a FCT com certeza analisará, e há o provedor do bolseiro, etc. mas penso que é desejável que tentes o mais possível entrar em acordo com o orientador e não entrar em choque directo, no qual dificilmente te darão razão contra o parecer do orientador.

Não sendo impossível que a FCT aceite a mudança de orientador, em particular em caso de clara má fé, possivelmente terás de começar tudo de novo, poderás ter dificuldade em encontrar quem te aceite "indo contra"/entrando em conflito com o teu orientador, e o tempo máximo da bolsa continuará a ser aquele do projecto inicial que se for inferior a 4 anos talvez a FCT aceite que seja estendido a este máximo, tendo já sido consumido o tempo do projecto anterior. Ou seja, por exemplo, se já tiveste 2 anos de bolsa e imaginando que consegues mudar de orientador, a FCT só financiará na melhor das hipóteses mais 2 anos de bolsa.

Boa sorte para a boa resolução do que quer que se passe.
ACM84 Escreveu:
sexta ago 21, 2020 2:20 pm
Boa tarde.

Meio relacionado e aproveitando o tópico...

No caso em que o COVID leve ao adiamento (pelo menos 2 anos) e porventura a alteração do projecto, e caso o orientador e orientando discordem de qual a melhor opção a tomar neste contexto, neste caso qual a opinião que prevalecerá?

O do orientando ou orientador? Neste caso, a bolsa pertencerá sempre ao orientando (mesmo que siga com outros orientadores, por ex.) ou pode ficar sem a mesma?

Isto realçando e assumindo que as propostas do orientando tenham pertinência científica, maior exigibilidade e até menos gastos monetários.

Por fim, saliento que falo de bolsas atribuídas no concurso de BD.

Obrigada.

joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por joana1234 »

spca Escreveu:
segunda jul 27, 2020 4:55 pm
Olá.

Creio que à partida a FCT aceita sem grandes problemas qualquer pedido que faças, desde que com parecer favorável do(s) teu(s) orientador(es) (e eventualmente instituição quando necessário) a acompanhar o pedido. E que não implique aumento de custos para a FCT.
Assim, a meu ver, a FCT não levantará problemas alterações no programa de trabalho desde que acompanhadas de parecer favorável (normalmente com justificação) do orientador.
Muito francamente, se a mudança que pretendes não implicar mudança do título da tese, não vale muito a pena pedir à FCT pois esta nem se irá aperceber... E no caso improvável de perguntar alguma coisa podes justificar com o andamento do plano de trabalhos e resultados experimentais.

Quanto a mudança de orientação creio que depende do que estivermos a falar. Penso que a FCT aceitará facilmente acrescentares um co-orientador. Já se a tua intenção é mudar de orientador principal aí talvez seja mais difícil, e possivelmente a FCT não aceitará de todo se o teu orientador não juntar o tal parecer favorável...

Eu já terminei a tese há bastante tempo, mas de qualquer modo pelo que tenho acompanhado por aqui, ou no meu dia-a-dia de trabalho no laboratório, penso que a situação se mantém como antigamente.

Boa sorte.

Em relação à mudança de titulo eu gostava de alterar ligeiramente o meu. Sabem como devo proceder e com quanto tempo de antecedência devo fazer antes de entregar a tese? Também é possível fazer alterações aos objetivos sem grandes implicações por parte da FCT?

joana1234
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 32
Registado: domingo jan 15, 2017 3:35 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por joana1234 »

Já agora alguém da FCT vai mesmo ler a nossa tese de doutoramento e comparar com os objetivos e plano de trabalhos submetidos na candidatura?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteraçao plano trabalhos

Mensagem por spca »

Olá.
Como disse no post anterior, penso que a FCT aceitará qualquer pedido desde que acompanhado de um parecer ou declaração do orientador a apoiar.
joana1234 Escreveu:
sábado set 19, 2020 11:39 pm
Em relação à mudança de titulo eu gostava de alterar ligeiramente o meu. Sabem como devo proceder e com quanto tempo de antecedência devo fazer antes de entregar a tese? Também é possível fazer alterações aos objetivos sem grandes implicações por parte da FCT?
Não sei a antecedência, parece-me que assim que saibas / chegues a um consenso com o orientador quanto ao que mudar, é melhor que o faças.
Há 15 anos enviei um email para o núcleo das bolsas da FCT a pedir a alteração do título da tese. Não o consigo encontrar mas provavelmente devo ter enviado um documento anexo com o pedido, e sugiro que acrescentes a declaração do orientador. Creio que também tive de tratar de alterações junto dos serviços académicos da universidade.
Francamente parece-me uma complicação desnecessária mudanças nos objectivos mas penso que o principal é o que o teu orientador achar e disser / justificar na declaração.
joana1234 Escreveu:
sábado set 19, 2020 11:39 pm
Já agora alguém da FCT vai mesmo ler a nossa tese de doutoramento e comparar com os objetivos e plano de trabalhos submetidos na candidatura?
Sinceramente penso que não, ou quanto muito olharão para o Abstract, mas para a FCT o importante é que concluas com êxito e preferencialmente com artigos e que menciones a FCT nos agradecimentos quer da tese quer dos artigos, comunicações, etc.

Boa sorte e bom trabalho.

Responder