Quanto a atraso severo e (in) execuibilidade de projecto.

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
orrlah
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo mar 25, 2018 4:48 pm
University/ Institute: FCT

Quanto a atraso severo e (in) execuibilidade de projecto.

Mensagem por orrlah »

Boa noite,

Sou bolseira doutoral FCT. Depois de prolongado período de baixa médica (aprox. 9 meses), retomei a minha bolsa e reactivei a minha inscrição nos serviços próprios à minha faculdade no início do presente ano, no sentido de concluir o meu projecto doutoral, pressionada pelo entendimento que tal seria, no final de contas, obrigatório no estrito sentido legal.

Restando-me 10 meses para o término oficial da bolsa (coincidente com a sua terceira e última renovação), encontro-me no entanto numa situação em que a própria definição do projecto permanece ténue, e não tendo completado um único capítulo de forma inequívoca, nem sabendo como projectar soluções ou agenciar mecanismos de suporte adicionais de planramento e prática (a questão em si ultrapassando as capacidades, e inclusive deveres, de quem orienta o meu projecto) creio que se trata já de uma situação insustentável.

Posto isto, creio que a resposta justa, adequada, e eticamente atentiva e cuidadosa a tomar é desistir da bolsa e da tese em si. No entanto, pelo que tenho lido, noto que 1) as probabilidades de mútuo acordo de cessação de contrato e de projecto nestas instâncias são muito reduzidas, e 2) que tendo passado os dois primeiros anos (sendo 2018/2019 o último ano de financiamento, tal como de tempo lectivo/investigativo), é quase certo que me seja exigida a devolução plena das propinas recebidas.

Queria perguntar se se verificam estas minhas observações, se há outras abordagens técnicas/formais/legais a este tipo de situação, e também se saberão dar nota de formas de apoio num contexto em que o apoio da/na orientação é parco, episódico e insuficiente.

Muito obrigada pela vossa atenção!

(PS sendo membro da ABIC, remeto esta questão para aqui pela encruzilhada de tensões e factores que comporta.)

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Quanto a atraso severo e (in) execuibilidade de projecto

Mensagem por spca »

Olá.

Penso que deves submeter a tua questão directamente à ABIC ( apoio@abic-online.org ), ainda mais sendo sócia (pelo que entendo), uma vez que este fórum apenas se destina a entreajuda entre bolseiros e não terás necessariamente nenhuma resposta de alguém da ABIC.

Posto isto, parece-me que a melhor forma de desistires da bolsa sem penalizações, se quiseres ir por essa via, seria procurares justificação médica que na sequência da tua baixa médica prolongada não te encontras neste momento em condições físicas e/ou psicológicas de prosseguir os trabalhos de doutoramento, tendo inclusivamente tentado mas não conseguido retomar os trabalhos com as capacidades de trabalho iniciais e necessárias à conclusão dos trabalhos com sucesso.

Boa sorte.

spca

Re: Quanto a atraso severo e (in) execuibilidade de projecto

Mensagem por spca »

Muito francamente, ao ler a tua mensagem, dá-me a sensação que possivelmente não tens tido grande apoio do(s) teu orientador. Nota que não é "normal" teres de te orientar e planear tudo completamente sozinha, ainda mais depois de um período prolongado de baixa médica. Se a tua verdadeira vontade for levar o trabalho até ao fim talvez seja bom falares com o(s?) teu orientador sobre isso e sobre possibilidades de ele te ajudar a planear e orientar e prosseguir o que falta. No próprio interesse dele.

Boa sorte.

spca

Re: Quanto a atraso severo e (in) execuibilidade de projecto.

Mensagem por spca »

Olá de novo.
Nota também que não tens de finalizar o projecto tal qual foi apresentado. Só tens de fazer o mínimo para finalizar o doutoramento... Na FCT ou possivelmente na tua universidade ninguém vai querer saber qual o projecto inicial.
Boa sorte e bom trabalho para que tudo se resolva da melhor maneira possível.

Responder